Retificação certidão nascimento - falta. Dado
Boa tarde,
Estou fazendo o processo de atribuição da minha avó, filho maior 1C (para depois realizar a do meu pai e a minha). Na certidão de nascimento da minha vó faltam dados na mãe dela. Incluiram apenas o nome e nacionalidade portuguesa. Como o pai da minha vó era casado com outra mulher em Portugal, ele acabou não se declarando pai, apesar de ter sido o declarante do nascimento. Por isso podemos fazer apenas pela mãe. Queria uma segunda opinião se é necessário adicionar apenas a data de nascimento da mãe portuguesa, ou se devemos incluir mais detalhes, como ser de Lisboa (ao invés de apenas Portugal) - a grafia li no fórum que é ok deixar.
A questão da pergunta aqui é que se precisar incluir apenas a data de nascimento, consigo fazer a correção através da certidão de óbito da portuguesa, que foi no Brasil. Se não, vou precisar apostilar e transcrever a certidão de nascimento portuguesa. Vocês podem me ajudar a verificar se não estou deixando passar algo que possa ser um problema?
Requerente
Nome: Maria Regina de Almeida França
Filha natural de: Rosalina de Almeida
Data de nascimento da mãe: não consta
Nacionalidade da mãe: portuguesa (consta apenas na certidão reprográfica)
Avô materno: José de Almeida
Avó materna: Maria Rosa Salomé
Mãe Portuguesa (dados certidão portuguesa)
Nome: Rozalina Almeida
Data Nascimento: 23/06/1912
Local de nascimento: Lisboa, Portugal
Pai: José de Almeida
Mãe: Rosa Salomé
Obs.: nunca se casou, óbito no Brasil. Tenho uma cópia do passaporte português e o registro de estrangeiro no Brasil, por isso sei a data e que a certidão portuguesa está correta (os originais um familiar está procurando, não sabe se perdeu).
Muito obrigada pela ajuda!
Comentários
Aqui os documentos mencionados. A primeira mensagem foi enviada sem querer, faltando os anexos. Por isso o título também está errado. Desculpe.
Não acho que tenha nada a ser retificado aí. A questão da localidade é super comum, nos documentos da minha família, nenhum dizia nada além de Portugal. Quanto à data de nascimento da mãe, também não é comum ter, o que geralmente vejo é a idade.
O problema que vejo no seu caso é a comprovação da filiação da sua avó pelas leis de Portugal. Ela foi registrada com pai ignorado e o nome da mãe que é portuguesa, mas não tem a assinatura da portuguesa. Nesses casos, creio que vá precisar de algum documento que comprove a maternidade, com a assinatura da mãe portuguesa ainda na menoridade da sua avó.
@SergioM Muito obrigada pela observação!
Eu tinha lido sobre a questão de pais não casados, mas não tinha entendido bem. Como a mãe portuguesa é falecida, vou tentar a certidão de batismo e de casamento da minha avó, pois ela se casou menor de idade! Talvez a mãe tenha sido testemunha. Você lembra se neste caso o documento precisa ser até completar um ano de idade ou só sendo menor de 18 mesmo?
Tem que ser na menoridade, antes de 1978 eram 21 anos.