Nacionalidade por atribuição – filha de portuguesa (processo sem advogado)
Olá a todos,
Minha mãe adquiriu a nacionalidade portuguesa pelo processo de neta e já possui assento e cartão cidadão. O processo dela foi feito por advogados.
No meu caso, como filha, gostaria de dar entrada sem advogado, enviando a documentação por conta própria. Tenho algumas dúvidas:
- Documentos necessários: Quais documentos devo enviar no meu caso? (Meus pais não são casados, então entendo que não preciso averbar casamento, apenas enviar os documentos de ambos. Está correto?)
- Formato dos documentos: Há exigências quanto a apostila, cópias certificadas ou digitalizações específicas?
- Pagamento: Como funciona o pagamento da taxa? O valor demora a ser confirmado no sistema?
- Envio da documentação:
- Qual é o endereço correto para envio do processo para o Arquivo Central do Porto?
- Moro em Brasília, mas tenho uma colega que vai para Évora. Vocês acham que compensa mais ela postar os documentos já de Portugal, ou é melhor eu enviar diretamente pelo correio internacional daqui?
Agradeço desde já qualquer contribuição ou relato de experiência de quem já passou por isso!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@claraf você pode fazer sozinha sim, sem advogado, basta seguir este guia:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/
@claraf
Complementando a informação que o @LeoSantos já te passou.
Moro em Brasília, mas tenho uma colega que vai para Évora. Vocês acham que compensa mais ela postar os documentos já de Portugal, ou é melhor eu enviar diretamente pelo correio internacional daqui?
Não tem vantagem alguma esperar sua amiga ir para Portugal e colocar no correio de lá, só vai te fazer atrasar o início do processo. Assim que tiver todos documentos reunidos coloque num envelope e mande por correio a partir do Brasil para o ACP (ou por DHL se preferir). Quanto mais cedo começar mais cedo termina.
@ecoutinho essa colega vai agora em outubro e ainda estou reunindo alguns documentos que faltam, estava sem carteira de identidade etc. Ela levando agora em outubro não seria vantajoso? Talvez pelo valor do envio também tenho pensado em entregar a ela. Não tenho muita noção de quanto custaria Brasília-Porto ou Évora-Porto?
@ecoutinho essa colega vai agora em outubro e ainda estou reunindo alguns documentos que faltam, estava sem carteira de identidade etc. Ela levando agora em outubro não seria vantajoso? Talvez pelo valor do envio também tenho pensado em entregar a ela. não tenho muita noção de quanto custaria Brasília-Porto e Évora-Porto?