Certidão Brasileira - Encontrar
Prezados,
Escrevo-os para solicitar uma ajuda indispensável!
Estou em busca de cidadania para poder trabalhar, dada as dificuldades que enfrento atualmente no Brasil. Já possuo em mãos a Certidão de Casamento de minha Bisavó, e tomei conhecimento das freguesias em que meus trisavós nasceram em Portugal.
Estou em busca de tirar a cidadania de minha avó (viva), porém, estou tendo dificuldades em contrar a certidão de nascimento dela em São Paulo. (Já realizei o pedido de busca paga pelo sistema de cartórios, e ja fui presencialmente no cartório do Belenzinho e do Brás). Venho aqui na esperança, de que possam me ajudar a encontrar.
Nome: Thereza Thomaz
Filiação: Antonio Augusto Fria Thomaz e Maria Mercedes
Data de nascimento : 10/08/1908 - São Paulo, Capital
Nome de casamento: Thereza Thomaz Aureliano
Agradeço quem puder me auxiliar, pois falta somente este documento para dar início ao processo de cidadania.
Comentários
@TarickAviles
O registro deve ser esse aqui:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6VF8-2SGB
Essa informação acima foi indexada por leitura ótica, uma tecnologia que ainda gera muitos erros ao tentar ler documentos manuscritos.
Pode ser que a data de 01/11/1913 que aparece acima realmente indique que o registro de nascimento foi feito tardiamente nessa data. Ou pode ser que seja um erro de indexação e a data real seja outra. Em todo caso, dá para ver que é um registro do cartório do Brás.
Tem duas coisas que pode fazer:
Pode já dar essa data ao cartório do Brás para ver se acha o registro. O nome do pai pode estar só como "Antonio Augusto", como em outros registros da família.
Se quiser já ter certeza absoluta do que consta no registro (ou se a data de 1913 for uma leitura errada), pode contatar gratuitamente o Centro de Historia de Família mais próximo e lá terá acesso à imagem desbloqueada do registro acima. Com isso, o cartório do Brás achará o registro.
Aqui onde achar o CHF:
https://locations.familysearch.org/pt/br
@TarickAviles
Estou em busca de cidadania para poder trabalhar, dada as dificuldades que enfrento atualmente no Brasil.
Acho importante, para que vc não tenha falsa expectativa, mencionar que a jornada até a cidadania chegar a você é longa.
Depois que sua avó se tornar portuguesa há duas possibilidades:
ou
Como você pode ver, no melhor cenário a cidadania chegará a você em 7 anos, ou em 10 anos no pior caso, ou seja, não conte com ela como solução para um problema que você está enfrentando hoje e sim como uma ferramenta para você usar no longo prazo, um legado para você passar para seus filhos e netos etc.
Dito isso, quanto mais cedo você começar mais cedo termina, então foque em reunir os documentos necessários e fazer a cidadania da sua avó, que é sua primeira etapa nessa maratona, acontecer.
O guia para pedidos de netos é esse aqui:
Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D
Boa sorte.
@CarlosASP , obrigado pela menção. Irei buscar novamente lá.
@ecoutinho , obrigado pela explanação. Sim, entendo que é um processo longo, por este motivo quero iniciar o quanto antes. Do que conhece, acredita que com advogado registrado em Portugal e no Brasil, o processo reduz o tempo?
@TarickAviles nao, o tempo é o mesmo