Certidão Brasileira - Encontrar

Prezados,

Escrevo-os para solicitar uma ajuda indispensável!

Estou em busca de cidadania para poder trabalhar, dada as dificuldades que enfrento atualmente no Brasil. Já possuo em mãos a Certidão de Casamento de minha Bisavó, e tomei conhecimento das freguesias em que meus trisavós nasceram em Portugal.

Estou em busca de tirar a cidadania de minha avó (viva), porém, estou tendo dificuldades em contrar a certidão de nascimento dela em São Paulo. (Já realizei o pedido de busca paga pelo sistema de cartórios, e ja fui presencialmente no cartório do Belenzinho e do Brás). Venho aqui na esperança, de que possam me ajudar a encontrar.

Nome: Thereza Thomaz

Filiação: Antonio Augusto Fria Thomaz e Maria Mercedes

Data de nascimento : 10/08/1908 - São Paulo, Capital

Nome de casamento: Thereza Thomaz Aureliano

Agradeço quem puder me auxiliar, pois falta somente este documento para dar início ao processo de cidadania.

Comentários

• editado September 23

@TarickAviles

O registro deve ser esse aqui:

https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6VF8-2SGB

Essa informação acima foi indexada por leitura ótica, uma tecnologia que ainda gera muitos erros ao tentar ler documentos manuscritos.

Pode ser que a data de 01/11/1913 que aparece acima realmente indique que o registro de nascimento foi feito tardiamente nessa data. Ou pode ser que seja um erro de indexação e a data real seja outra. Em todo caso, dá para ver que é um registro do cartório do Brás.

Tem duas coisas que pode fazer:

Pode já dar essa data ao cartório do Brás para ver se acha o registro. O nome do pai pode estar só como "Antonio Augusto", como em outros registros da família.

Se quiser já ter certeza absoluta do que consta no registro (ou se a data de 1913 for uma leitura errada), pode contatar gratuitamente o Centro de Historia de Família mais próximo e lá terá acesso à imagem desbloqueada do registro acima. Com isso, o cartório do Brás achará o registro.

Aqui onde achar o CHF:

https://locations.familysearch.org/pt/br

• editado September 23

@TarickAviles

Estou em busca de cidadania para poder trabalhar, dada as dificuldades que enfrento atualmente no Brasil.

Acho importante, para que vc não tenha falsa expectativa, mencionar que a jornada até a cidadania chegar a você é longa.

• Cidadania da sua avó como neta de portugueses - processo de 4 a 5 anos

Depois que sua avó se tornar portuguesa há duas possibilidades:

• Processo de cidadania do seu pai ou sua mãe como filho (+1 ano)
    • Seu processo como filho (+1 ano)

ou

• Seu processo direto como neto (4 a 5 anos)

Como você pode ver, no melhor cenário a cidadania chegará a você em 7 anos, ou em 10 anos no pior caso, ou seja, não conte com ela como solução para um problema que você está enfrentando hoje e sim como uma ferramenta para você usar no longo prazo, um legado para você passar para seus filhos e netos etc.

Dito isso, quanto mais cedo você começar mais cedo termina, então foque em reunir os documentos necessários e fazer a cidadania da sua avó, que é sua primeira etapa nessa maratona, acontecer.

O guia para pedidos de netos é esse aqui:

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Netos Maiores Formulário 1D

Boa sorte.

• @CarlosASP , obrigado pela menção. Irei buscar novamente lá.

• @ecoutinho , obrigado pela explanação. Sim, entendo que é um processo longo, por este motivo quero iniciar o quanto antes. Do que conhece, acredita que com advogado registrado em Portugal e no Brasil, o processo reduz o tempo?

• @TarickAviles nao, o tempo é o mesmo

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.