Documentos só da avó, servem?
Boa tarde! Primeiro, agradeço pelas informações disponibilizadas no fórum pois me ajudou a iniciar as buscas para solicitar a nacionalidade para minha sogra. Porém ainda estou com dúvidas e preciso da ajuda de vcs.
Minha sogra é neta de português:
Avô: Armando Augusto da Paula (Carção/Bragança)
Avó: Liboria da Assunção Jerônimo (Carção/Bragança - n° 19/1885)
Pai: Pio Rodrigues (brasileiro)
Já consegui os comprovantes do batismo da avó e do casamento deles, pelo tombo.pt, mas não achei o batismo do avô q nasceu em 1885, mas no site tombo não tem todas as páginas desse ano (se souberem como consigo visualizar o livro inteiro, me digam por favor).
Minha dúvida é: vcs acham q já consigo dar entrada na nacionalidade com os documentos da avó e do casamento ou é melhor procurar o batismo do avô, pois foi ele quem registrou o filho Pio, pai da minha sogra (já tenho a certidão de nascimento dele -
familysearch - n° 494/1910)?
Outro ponto é que ambos os avós mudaram de nome, ela trocou Liboria por Maria e ele trocou o sobrenome de Paula por Rodrigues, conforme consta na certidão de nascimento do filho Pio. Quanto a essa mudança, preciso averbar alguma coisa?
Desde já, agradeço!
Comentários
@ArianeLives , o assento do Armando:
https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/49be6f75a964481e844e49ebf2b3b756?isRepresentation=false&selectedFile=38357294&fileType=IMAGE
(imagem 21, lado esquerdo, embaixo).
Observe que, se ele tinha dezenove anos em 16 de abril de 1904, ele poderia ter nascido do dia 17 de abril de 1884 até o dia 16 de abril de 1885. Você não havia encontrado porque procurou apenas em 1885. Além disso, nem sempre a idade está 100% correta, sempre é bom olhar alguns anos antes e depois. Sobre o livro de 1885, ele parece estar completo no site, sim.
Quanto às outras questões, deixo para os colegas que conhecem mais do processo para responderem.
@ArianeLives
Minha dúvida é: vcs acham q já consigo dar entrada na nacionalidade com os documentos da avó e do casamento ou é melhor procurar o batismo do avô, pois foi ele quem registrou o filho Pio, pai da minha sogra (já tenho a certidão de nascimento dele
Sim, consegue. Basta apresentar o batismo de um dos portugueses (no caso a avó) e o assento de casamento português do casal. Como os avós eram casados em Portugal, não há problema algum em o marido ter declarado o nascimento da filha e declarado a esposa como mãe.
Outro ponto é que ambos os avós mudaram de nome, ela trocou Liboria por Maria e ele trocou o sobrenome de Paula por Rodrigues, conforme consta na certidão de nascimento do filho Pio. Quanto a essa mudança, preciso averbar alguma coisa?
A princípio me parece uma mudança grande. A pergunta que vai vir à cabeça do conservador é a mesma que vem à minha neste momento: o que te faz crer que os pais do Pio no Brasil são os portugueses que aparecem nesse assento? De onde vieram esses nomes que aparecem no Brasil?
@ArianeLives
Concordo com o @ecoutinho que as mudanças de nome são muito grandes.
Olhando todos os documentos, do ponto de vista genealógico, dá para ver que devem ser as mesmas pessoas. Mas é preciso convencer o conservador que analisar o processo que são as mesmas pessoas (e não homônimos, irmãos etc).
Olhe só:
O batismo que @andrelas achou:
Armando Augusto, filho de Francisco Luis da Paula e de Albertina Pires Frade neto paterno de etc etc e materno de Victorino Pires Frade e Adelaide Rodrigues Praça. [note o Rodrigues na avó materna]
Ao casar, ele fixou o nome completo como "Armando Augusto da Paula", com os nomes dos pais batendo com o batismo.
Ao emitir o passaporte PT para vir para o BR, junto com a esposa e o filho Elviro, manteve o mesmo nome "Armando Augusto da Paula":
https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/324590dab6434a6da3bd1c7694b8fbcd?isRepresentation=false&selectedFile=38438279&fileType=IMAGE
Mas ao registrar o filho Pio, ele se apresenta e assina o registro como "Armando Rodrigues". Não só mudando o sobrenome, como também omitindo o segundo prenome "Augusto"
Já a esposa:
Aparece no batismo como "Liboria da Assumpção", filha de Antonio Baptista Jeronimo e Luiza de Oliveira.
Ao casar, ela fixou seu nome completo como "Liboria da Assumpção Jeronimo". Os nomes dos pais batem com o batismo.
No passaporte PT acima (como acompanhante do marido), ela manteve "Liboria da Assumpção Jeronimo".
No registro do filho Pio, o marido a descreve como "Maria da Assumpção Jeronimo".
Um outro documento, o batismo no BR de "Pio Raul" mostra os pais como "Armando Rodrigues" e "Maria Liborio Ascensão Rodrigues" (esse não seria incorporado ao processo, mas serve para reforçar genealogicamente que devem ser as mesmas pessoas) :
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-KVTZ-X
Via de regra, são os nomes nos documentos PT que guiam quais retificações devem ser feitas nos documentos BR para que que tudo se alinhe. Talvez aqui não haja como escapar de ter que corrigir tanto o nome do Armando como o de Maria (Liboria).
Vamos ver as opiniões dos colegas.
@andrelas , mt obrigada por ter encontrado o registro do Amrando, procurei por semanas e não achei. Com certeza fiz as contas erradas...
@ecoutinho obrigada pela resposta e eu tenho certeza que são eles por causa dos nomes dos pais deles, que são os mesmos em todos os documentos (batismo, casamento e certidão dos filhos. Eu também tenho outros documentos, como registros de imóveis no nome deles e comprovante de sócio da associação portuguesa que demonstram a filiação (mas esses não servem pra comprovar a nacionalidade né?))
@CarlosASP obrigada pela resposta... Agora entendi de onde veio o Rodrigues do avô Armando, só continuo sem saber de onde surgiu o Maria da avó Liboria, rs.
Então, pelo que vc explicou, eu teria que retificar a certidão de nascimento do filho brasileiro Pio, para constar o nome dos pais portugueses de forma correta, é isso?
@ArianeLives
Essa questão de o que e para que retificar é sempre meio complexa, pois não dá para saber de antemão com 100% de certeza como o conservador analisará o conjunto de documentos de um processo específico.
Em um mundo ideal, todos os documentos BR estariam com os nomes e outros dados perfeitamente alinhados com o que consta no batismo do antepassado PT de quem vai se puxar a nacionalidade.
Depois de decidir de se e o que retificar, terá que contatar o cartório do nascimento de Pio (peça para expor o caso ao tabelião) para ver o que eles vão pedir para fazer a retificação. Existe a retificação "administrativa", feita pelo próprio cartório. Se o tabelião achar que não é viável, aí tem que ser pela mais complexa via judicial.
No seu caso específico, você deu azar que o registro de nascimento BR do filho Pio é o que justamente contém mais divergências com o batismo PT.
Por exemplo, no registro de nascimento BR de um irmão chamado Orlandino (faleceu com poucos dias de vida), o pai aparece como Armando Augusto Rodrigues (aqui manteve o segundo prenome, igual o batismo) e a mãe como Livoria da Ascensão Jeronimo (sem a confusão de "Maria"):
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-DZZQ-SVV
No óbito, ele aparece também como "Armando Augusto Rodrigues" e viúvo de Liboria:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6S33-JT8
Vamos ver se outros foristas tem opiniões sobre o tema @ecoutinho@texaslady@AlanNogueira@eduardo_augusto e sugestões de qual o melhor caminho a seguir.
Obrigada @CarlosASP, já vou começar vendo no cartório sobre a possibilidade de retificação da certidão, enquanto aguardo os demais foristas.