Cidadania para filho

Minha mãe acabou de conseguir a cidadania dela, ainda está no processo de tirar o cartão cidadão mas ja tem a certidão. eu já posso iniciar meu processo?

no meu caso , mesmo sendo casada eu me enquadraria na categoria “Nasceu no estrangeiro e é filho de um português”?

na página de solicitação de documentos, não vejo nada sobre transcrição de casamento, então o que devo fazer, estou realmente perdida sobre por onde começar, ainda que eu tenha acompanhado os tópicos por aqui.

alguem por favor consegue me dar uma luz?

«1

Comentários

• @ChristianeBelem

Minha mãe acabou de conseguir a cidadania dela, ainda está no processo de tirar o cartão cidadão mas ja tem a certidão. eu já posso iniciar meu processo?

Sim, pode só precisa da certidão/assento de nascimento português dela.

no meu caso , mesmo sendo casada eu me enquadraria na categoria “Nasceu no estrangeiro e é filho de um português”?

Sim, você deve fazer o seu processo pelo artigo 1-C, veja as instruções aqui:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/

na página de solicitação de documentos, não vejo nada sobre transcrição de casamento, então o que devo fazer, estou realmente perdida sobre por onde começar, ainda que eu tenha acompanhado os tópicos por aqui.

Siga as instruções do guia que eu postei acima. Quem foi o declarante do seu nascimento?

• @ChristianeBelem

A questão de se precisa ou não transcrever o casamento de seus pais para a sua nacionalidade PT depende de algumas coisas:

Nasceu antes ou depois de 1978?

Quem foi o declarante de seu nascimento (a pessoa que foi no cartório registrar a criança e assina o livro) e quanto tempo depois de você nascer isso aconteceu (antes ou depois de um ano)?

Tangencialmente, como aparece o nome de sua mãe no assento de nascimento PT dela e na sua certidão de nascimento BR? São idênticos, ou mudou (por exemplo, de solteira para casada)?

• Oi pessoal, vocês são nota mil ein!! Obrigada pela ajuda tão rápida !

O declarante do meu nascimento foi meu pai

depois disso minha mãe se casou com outra pessoa (atual casamento dela) , onde ela mudou o nome.

na minha certidão de casamento aparece o nome dela de solteira, então se eu pedir minha certidão de nascimento no cartório que fui registrado, será que vai dar problema por conta da divergência de informações no nome da minha mãe , dado que a certidão de portuguesa dela consta o sobrenome do atual casamento, diferente da minha certidão de nascimento.

no meu casamento eu não mudei meu nome, então acredito que eu não preciso transcrever o meu casamento né ?

• @ChristianeBelem

No assento de nascimento PT de sua mãe, ela aparece com nome de casada? Ou ela aparece primeiro com nome de solteira e com uma averbação depois onde consta o nome de casada?

Como sua mãe obteve a nacionalidade PT? Por ser filha ou neta de um PT, ou por outro meio (casamento, tempo de residência, sefardita etc)?

Faltou responder também se nasceu antes ou depois de 1978. Nesse ano, a lei mudou em PT e isso faz diferença em muitos casos.

• editado July 24

@CarlosASP ela é de 1964, conseguiu a cidadania com o processo de neta de português

ela aparece na certidão portuguesa com primeiro o nome de solteira e depois com a averbação com o nome de casada

• @ChristianeBelem

se sua mãe nasceu em 1964, imagino que você nasceu depois de 1978. A pergunta da data de nascimento se refere à pessoa que vai solicitar cidadania agora.

nesse caso, e se sua mãe obteve a cidadania como neta depois de 2020 ( quando mudou a lei para netos), então não deve ser necessário a transcrição do casamento dela para seu pedido de cidadania @ecoutinho pode confirmar o entendimento

as mudanças no nome de sua mãe pelo visto já estão expostas no assento de nascimento PT dela. Pelo que entendi, no seu nascimento ela aparece com o nome de solteira, igual ao que aparece originalmente no assento de nascimento PT dela.

sobre o seu casamento : você ainda não é cidadã PT. Só se pode transcrever quando ao menos um dos noivos é PT.

• editado July 24

@ChristianeBelem

Tem algumas informações importantes que ainda não estão claras, poderia por gentileza esclarecer?

1 - Qual a sua data de nascimento? Acredito que seja após 1978, mas gostaria de ter certeza.

2 - Poderia reproduzir os averbamentos que constam ao final do assento de nascimento de sua mãe? Retire informações como número de processo e nome completo. Estou interessado em saber quantos averbamentos tem, a que se referem (acredito que haja dois, um para atribuição de nacionalidade e um segundo informando que ela casou-se, mas gostaria de confirmar e saber o texto que lá está).

3 - Esclareça por favor o estado civil de sua mãe. Estou entendendo o seguinte: Ela casou com seu pai mas não mudou o nome, vc nasceu, ela divorciou, se casou com o segundo marido e nesse casamento mudou de nome. É isso mesmo?

• Olá,Pessoal!

Preciso da vossa ajuda. Estou tentando ajudar uma família no Brasil. Seria possível contar com a sua ajuda? Preciso de encontrar certidão de nascimento ou assento de batismo em Portugal.

O senhor é um filho de 88 anos e vivo. Gostaria de obter os dados da mãe.

Tenho os seguintes dados:

Portuguesa:

Olivia Isabel da Silva, ela era solteira.

Ela veio falecer no Brasil, 3 meses depois da morte do filho. Isso foi o que ouviram.

Óbito dela aproximadamente foi em 1938 a 1939 no Brasil, talvez em Pernambuco.

O pai se chama Aberlado Francisco da Silva. Pelo sobrenome nota-se que ela poderia ter se casado.

O que se lembram era que poderia ser em Cascais ou em Braga.

Filho da portuguesa se chama :

Heraldo Francisco da Silva - ele é vivo e é natural de Pernambuco.

Data de nascimento do filho 23.11.1938.

Eu ja tentei procurar no family search, mas sem sucesso.

Sera que alguem tem como me enviar algum link para que eu possa ajuda-los.

Desde ja agradeco e aguardo mais informações.

• @GlauciaRuesi

Para ajudar melhor vc precisa pegar a certidão de nascimento do senhor Heraldo e ver principalmente os nomes dos avós. Eu acredito que o nome da mãe esteja errado e talvez ela não seja portuguesa… mas é preciso investigar.

Este é o óbito do pai (Abelardo) menciona que era casado com Maria José da Silva: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L9K4-ZH3Q?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQ2HW-69SZ&cc=2016195&lang=pt&groupId=

E pela história contada (não tenho certeza) essa “Maria Isabel da Silva” falecida em 1939 talvez seja a mãe depois confirme a filiação com os nomes dos avós de Heraldo https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-68T3-7SP?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A655H-HVYW&cc=2016195&lang=pt&groupId=M98Y-GN2

• Bom dia sr. @AlanNogueira

Eu tenho a identidade do sr. Heraldo.

O nome da mãe é corretamente : Olivia Isabel da Silva.

Portuguesa que pode ter nascido em Cascais ou Braga.

Eu não estou conseguindo achar. Portanto acredito que essa Senhora nao seja ela. Ou por ter o nome da Silva pode ter se casado. Será para cidadania e eu tenho qye ter certeza.

• @GlauciaRuesi O fato de haver um nome na carteira de identidade não é prova da realidade no registro de nascimento. Meu pai tinha um nome em todos os documento dele e quando precisei buscar a certidão de nascimento dele me deparei com um nome diferente do que ele usou a vida toda, Precisei retificar judicialmente o registro de nascimento dele para ficar igual aos seus documentos, inclusive na minha certidão de nascimento.

No registro do óbito do Abelardo, que o @AlanNogueira indicou acima, constam os nomes de vários filhos, sendo 3 deles chamados Arnaldo, Severino e Antônio (este declarante do óbito) e o nome da esposa como Maria José da Silva.

No entanto, no registro de óbito desses 3 filhos o nome da mãe já aparece como Maria Izabel da Silva, se aproximando mais do nome que vc busca (Olívia Izabel da Silva). Ainda não podemos tirar uma conclusão definitiva, mas é mais um indicativo na busca.

Severino: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CSLH-TSWY-K?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A65LP-S671&action=view&cc=2016195&lang=pt&groupId=

Arnaldo: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-DTQ7-BSN?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQ294-TDNN&action=view&cc=2016195&lang=pt&groupId=M98P-DDY

Antônio: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-9973-T9DN?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQ29H-9XPL&action=view&cc=2016195&lang=pt&groupId=

• editado September 7

@GlauciaRuesi não há de que, boa sorte em sua busca 🙏🏻

• Olá sr. @AlanNogueira

Eu tenho a identidade do sr. Heraldo.

O nome da mãe é corretamente : Olivia Isabel da Silva, a mae era solteira.

Eles vao tentar pegar a certidão de nascimento dele. Ela era portuguesa com certeza. E essa nao era portuguesa. O senhor heraldo era filho único e ele casou-se outra vez. Esse deve ser o nome da outra esposa. No obito de Abelardo está o nome do filho. E nao é esse nome como está no documento. Ela era portuguesa que pode ter nascido em Cascais ou Braga. Eu não estou conseguindo achar. E ela morreu, o sr heraldo tinha 3 meses de idade.

• Olá sr. @AlanNogueira

Ola, fiz uma arvore lá no family search. Consegui algumas coisas.

Essa semana terei o documento oficial de Heraldo e dai colocarei o nome certinho de cada um.

Avelino foi casado após a morte de Olivia Isabel da Silva.

Heraldo é filho único dessa Olivia Isabel. E ela nasceu em Castelo Branco Portugal e veio a falecer qdo heral do estava com 3 meses de idade.

O Óbito de Abelardo é correto, pois ele se lembram do nome que consta lá na certidão de obito dele.

Preciso de fato achar a documentação de Olivia Isabel da Silva e esta proxima semana terei o nome dos pais dela, pq esta sendo retirada uma documentação de inteiro teor de Heraldo e nessa documentação constará o nome dos avós maternos e paternos dele. Dai teremos informações.

Continuo precisando de ajuda, Pessoal...

Aguardo informações e ja agradeco muito por toda ajuda.

• Olá sr. @AlanNogueira

Ola, fiz uma arvore lá no family search. Consegui algumas coisas.

Essa documentação é a qye lhe falei que a família fez por esses dias. É autêntica.

Portanto, a mae do sr. Heraldo, a sra. Olivia foi mae solteira.

Ela morreu 3 dias ou 3 meses após o nascimento desse filho.

A Olivia Isabel veio para o Brasil, de Portugal.

Cidades que os familiares ouviram: castelo Branco e Braga.

Preciso de ajuda.

O sr. Abelardo casou com outra mulher, e essa foi a mesma que criou o sr. Heraldo que era um bebê na epoca.

Estou tentando ver onde olivia morreu. Por certo deve ser em Varzea, Pernambuco.

Será que se conseguir o óbito, consigo algo dela português?

Por favor, nao desista de mim. Preciso mesmo do documento.

• @GlauciaRuesi reitero as mensagens anteriores e refaço o alerta do colega @Nairolasai . Possivelmente o nome correto não é Olívia Isabel mas Maria Isabel. É bastante provável que o óbito dela seja o que já lhe enviei. Note que esse registro de nascimento de Heraldo é tardio, talvez feito por ele mesmo, sem indicar sequer nomes dos avós maternos; se ele não conheceu a mãe pode ser que tenha informação errada, os documentos dos irmão são mais fidedignos.

• Bom dia...

Maria Isabel é o nome da segunda mulher. Portanto, ela teve outros filhos e os mesmo só sao.irmaos de parte de pai.

Heraldo foi criado por outra mulher.

• @GlauciaRuesi Continuamos sem saber se a Olivia existiu, pois, como comentado pelo @AlanNogueira,@AlanNogueira o registro de nascimento do Heraldo foi feito, provavelmente por ele mesmo, em 1956, quando tinha dezoito anos, talvez para tirar algum outro documento necessário por ter atingido a maioridade. Como vc disse que a mãe dele morreu quando ele tinha 3 meses/dias, ele deve ter ouvido o nome dela por outras pessoas, o que pode ter levado a incorreções. Para se ter certeza de tudo isso somente com o nome dos pais da Olivia. Sem essa informação fica difícil encontrar o possível registro de nascimento dela.

• E sobre essa mae ter sido apenas um filho e ter nascido em Castelo Branco?

O que poderia ser isso?

Dos filhos o sr Heraldo é o único diferente de olhos azuis e branco igual leite. Os demais sao mulatos.

Compreendam porfavor, são só apenas dúvidas.

Amo o trabalho de vocês.

O proximo passo é pegar a certidão de obito detalhada de abelardo.

E outra a dessa Maria Isabel não há documento.

Agora olivia Isabel dasilva eu achei um monte... mas, estou com receio.

O Heraldo é vivo e diz que os irmãos dele sao apenas de parte de pai. Disse que foi filho único dessa mae.

• Qual seria o documento necessário que eu poderia ver esses nomes. Eu irei falar com o Eliseu para retirar essa documentação.

• Acabei de falar com uma das pessoas dos 3 óbitos que me enviaram.

O nome da mae é Maria Izabel da Silva. Seria possível tentar achar o nascimento dela em portugal?

• @GlauciaRuesi

Acho que por serem nomes muito parecidos você possa estar confundindo um pouco. No documento de Heraldo consta “Olívia Isabel da Silva” que como dito não sabemos se de fato existiu; nos documentos dos irmãos, a mãe é “Maria Izabel da Silva” (que pode ser a mesma pessoa ou não); e no óbito de Abelardo aparece casado com “Maria José da Silva” (que pode ser ou não a mãe dos irmãos). Essa última, Maria José da Silva, provavelmente é a deste óbito https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS4H-C9QR-Q?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AQ2HW-YR76&cc=2016195&lang=pt&groupId=

Voce precisa tentar reconstruir essa historia, tente localizar o casamento de Abelardo e Maria José, veja se existe o processo de habilitação e quais documentos apresentaram. Se Aberlardo tiver casado “viúvo” de “Olívia Isabel / Maria Izabel” deve haver alguma indicação do casamento anterior e isso pode ser a melhor chance para descobrir dados sobre ela. Encontrá-la sem saber o seu nome real e os nomes dos pais é um trabalho praticamente impossível…

• Olá Alan, Eu estou procurando os dcocumentos para o Eliseu.

Então eu achei um documento de imigração , mas eu nâo sei o que fazer com isso.

Eu anexei na arvore para eu não perder. Esse documento 'e de uma criança de nove anos, com o nome de Olivia da Silva

• Nos Documentos que achei e até achei que o sr, Alan consultou, eu anexei na arvora, mas qdo fui colocar o nome da mãe dos filhos que constam no registro de óbito, o que eu achei? O nome da mãe não é Marioa José e sim Maria Izabel da Silva. Será que eu fiz o certo?

• Olá, ó obito que foi achado, não consta a origem da pessoa, será que ainda tem esperança de ser Portuguesa, a sra. Maria Izabel, Ou a Olivia Izabel da Silva? Ainda tenho esperança de achar tudo da Sra, Olívia da Silva. Preciso achar a certidão dela de Batismo ou assento de batismo.

Ainda não consegui, achar, achei um documento que é de imigração, mas nâo sei como consegui, alguém pediu para agradecer ao Familysearch, e eu agradeci. Agora, preciso saber qual é o proximo passo, seria possível alguém me ajudar?

• @GlauciaRuesi nao dá pra saber… reitero a sugestão do último post que acredito seja o caminho mais direto para tentar desvendar esses fatos.

• Olá, sr. Alan

Boa NOite!

Olhe a família da sra. Olivia pegou a documentação de uma sobrinha da sra. Olivia. Então a sobrinha dela se Chama Antõnia Anita Ferreira, A mãe dela era Odete Maria Ferreira. OS avós maternos de Antônia Anita Ferreira é a sra. Maria Francisca de Carvalho, e na procura achei com o nome de Maria Fca. de carvalho o nome de olivia. do ano de 1905, essa documentação é de braga e d'a para ver o documento. Será que ele é legítimo.

Estamos com o Obito e a certidão de nascimento da sobrinha da Olivia. E com esses nomes, entramos na arvore. O avõ dele e a avó dele lemrbou dos nomes e semblante. Eu achei isso pq me deram um telefone e como eu tenho um aplicativo, peguei tudo dessa pessoa, inclusive endereço dela. Portanto, essa parenta morreu em 2024, disse que essa parenta era pernambucana. Deixo aqui o link, e quando o dr. puder poderia analisar se esse documento é fidedigno? https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:33S7-8BVQ-HML?view=index&cc=1913410&lang=pt&groupId=

• @GlauciaRuesi esse link que enviou deve ser de uma homônima, nenhum nome dos pais coincide…

• Olá pessoal,

tenho umas dúvidas e gostaria de tirar aqui com vcs,

sou filho de pai português e mãe brasileira, meu ano de nascimento foi em 1966 e meu pai português foi o declarante na minha certidão de nascimento, eu já verifiquei junto a conservatória em Portugal que o casamento deles não foi transcrito, tanto meu pai português como minha mae brasileira são falecidos, tenho o número do assento do meu pai português em Portugal, já solicitei minha certidão de nascimento com cópia reprográfica e apostilada junto ao cartório onde fui registrado no Rio de Janeiro e estou aguardando chegar, já tirei meu passaporte brasileiro, além desses documentos quais documentos ou procedimentos que tenho que fazer agora para dar início ao processo e com esse novo sistema da cidadania em quanto tempo que esse meu processo deve finalizar pois disseram que agora com esse novo sistema seria mais rápido,

obrigado a todos,

estarei no aguardo de alguém me dar uma orientação.

• @Marcosazevedo

Siga o guia abaixo, o caminho das pedras está todo lá, onclusive para onde mandar os documentos. Um processo de filho de português (artigo 1c) está levando aproximadamente 1 ano se for analisado pelo Arquivo Central do Porto (ACP). Há o risco de mesmo entregando os documentos lá o sistema distribuir para outra conservatória analisar, mas entendo que mandar para o ACP ainda assim é a melhor alternativa no momento.

Documentos para Atribuição de Nacionalidade para Filhos Maiores Formulário 1C

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.