Assento de nascimento
Olá Pessoal !!
Com ajuda de vocês conseguimos o certidão de nascimento do meu avô. E entramos com a solicitação do assento de nascimento da minha mãe. Só que veio só o nome da meu avô e veio em branco o espaço que era pra vir o nome da minha avó. Então não tem como continuar o processo. Alguma ajuda ???
processo 112582/ 2024.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Olá Pessoal.
preciso de ajuda.
@Monica_pessanha1968
Vc precisa descrever melhor, seu texto ficou meio confuso. Tem que ajudar o pessoal a te ajudar.
Então, estou pedindo a nacionalidade da minha mãe que é filha de Português para depois pedir a minha. Com a ajuda de vocês achei o assento de nascimento do meu avô, para fazer o assento da minha mãe. Veio sem o nome da minha avó. Não entendi.
@Monica_pessanha1968,
EDIT: relendo, entendi que você se refere ao nascimento da SUA MÃE, que teria vindo só com o nome do pai (seu avô) e não o da mãe dela (sua avó). É isso? Se sim, é bastante estranho. Como ela ainda é viva, pelo que entendi, retiro o que disse: não poste o assento aqui. Mas tente explicar melhor. Por exemplo:
Com estas informações podemos fazer mais perguntas.
@Monica_pessanha1968
Está difícil entender o que está acontecendo. Vc precisa ser mais clara na comunicação para nos ajudar a te ajudar.
Lendo seu histórico de mensagens no fórum, estou entendendo o seguinte:
Pode confirmar se é isso que está acontecendo? Se não for, por favor informe de forma clara o que está errado. Sem entender corretamente a situação não dá para te ajudar.
Bom dia !!
isto mesmo.
Não colocaram o nome da minha avó.
desculpa a minha confusão em explicar.
Esqueci de mencionar.
por não ter o nome da minha avó , não podemos transferir o casamento dos meus pais
assim eu não conseguirei pedir minha cidadania.
@Monica_pessanha1968
Não colocaram o nome da minha avó.
A razão disso é que como sua avó era portuguesa e se casou fora de Portugal, a transcrição de casamento dos seus avós era necessária para que a maternidade estivesse estabelecida entre sua avó e sua mãe. Como a transcrição não foi feita, consideraram apenas a paternidade, que imagino que estivesse estabelecida por que o português deve ter sido o declarante do nascimento da filha. É procedimento normal e geralmente eles avisam o requerente quando ao longo do processo identificam a situação.
Eu imagino que você (ou sua mãe) tenham recebido uma exigência no meio do processo dela em que o conservador apontou a falta dessa transcrição e deve ter dado duas opções: transcrever para que tanto a paternidade quanto a maternidade estivesse estabelecida ou não transcrever e ter apenas o nome do pai na certidão. Geralmente eles avisam, através de uma exigência, e dão opção de corrigir antes de concluir o processo.
Esses pequenos detalhes são importantes serem considerados antes de iniciar o processo.
Não sei dizer se é possível agora transcrever o casamento dos seus avós e pedir que seja incluído o nome da sua avó no assento de sua mãe.
por não ter o nome da minha avó , não podemos transferir o casamento dos meus pais.
Transcrever, não transferir, desculpe estar pegando no pé mas a comunicação clara é importante para que possamos orientar corretamente e evitar piorar a situação ao invés de ajudar.
Pergunta 1: Quem te disse que a falta do nome da mãe no assento impede a transcrição do casamento dos seus pais? Eu até acredito que no consulado possam criar alguma dificuldade, mas provavelmente em uma conservatória (como a CRC Porto) seja possível transcrever mesmo assim. Você já tentou transcrever e foi negado?
assim eu não conseguirei pedir minha cidadania.
Pergunta 2: Quem te disse isso? Já verificou se a transcrição de casamento dos seus pais é indispensável no seu caso?
Para saber é preciso das seguintes informações:
Olá !!
A cidadania da minha mãe está ok.
Agora preciso casar meus pais , então na certidão da minha mãe, não tem o nome da minha avó e assim não consigo casar meus pais.
Sem o casamento deles eu consigo naturalizar???
grata !!
@Monica_pessanha1968
Agora preciso casar meus pais , então na certidão da minha mãe, não tem o nome da minha avó e assim não consigo casar meus pais.
Você não respondeu à pergunta que te fiz, fica difícil ajudar sem saber: vc já tentou fazer essa transcrição de casamento e foi negado?
Sem o casamento deles eu consigo naturalizar???
Na verdade não é naturalizar, vc vai pedir a atribuição da nacionalidade portuguesa (vai pedir que Portugal reconheça que vc já nasceu é portuguesa, pois é filha de mãe portuguesa). Naturalização é outra coisa, pode parecer tudo igual mas são coisas bem diferentes.
Novamente não consigo responder à sua pergunta sem as respostas às seguintes perguntas que já te fiz, e que vc também não respondeu: