Assento de nascimento

Olá Pessoal !!

Com ajuda de vocês conseguimos o certidão de nascimento do meu avô. E entramos com a solicitação do assento de nascimento da minha mãe. Só que veio só o nome da meu avô e veio em branco o espaço que era pra vir o nome da minha avó. Então não tem como continuar o processo. Alguma ajuda ???

processo 112582/ 2024.

Comentários

• Olá Pessoal.

preciso de ajuda.

• editado September 5

@Monica_pessanha1968

Vc precisa descrever melhor, seu texto ficou meio confuso. Tem que ajudar o pessoal a te ajudar.

• Então, estou pedindo a nacionalidade da minha mãe que é filha de Português para depois pedir a minha. Com a ajuda de vocês achei o assento de nascimento do meu avô, para fazer o assento da minha mãe. Veio sem o nome da minha avó. Não entendi.

• andrelasandrelas Beta
    editado September 6

@Monica_pessanha1968,

EDIT: relendo, entendi que você se refere ao nascimento da SUA MÃE, que teria vindo só com o nome do pai (seu avô) e não o da mãe dela (sua avó). É isso? Se sim, é bastante estranho. Como ela ainda é viva, pelo que entendi, retiro o que disse: não poste o assento aqui. Mas tente explicar melhor. Por exemplo:

• É um documento brasileiro, correto?
    • É um documento de que tipo?
      • "breve relato" (aquele em que vem apenas os campos com as informações - nome do pai, da mãe, etc);
      • "inteiro teor digitado" (toda a "historinha" contada no documento original, mas digitado pelo cartório, como "no dia tal, compareceu ao cartorio XYZ fulano de tal, etc, etc, disse que nasceu, no dia tal, uma criança do sexo feminino...", e por aí vai); ou
      • "reprográfico" (xerox do livro de registro)?

Com estas informações podemos fazer mais perguntas.

• @Monica_pessanha1968

Está difícil entender o que está acontecendo. Vc precisa ser mais clara na comunicação para nos ajudar a te ajudar.

Lendo seu histórico de mensagens no fórum, estou entendendo o seguinte:

• Sua mãe é filha de pai e mãe portugueses que se casaram no Brasil.
    • Com ajuda do fórum vc localizou o assento de batismo de seu avô
    • Não foi feita a transcrição de casamento dos portugueses
    • Foi feito o processo de nacionalidade portuguesa da sua mãe como filha (112xxx/2024) que vc cita acima.
    • O processo foi concluído com sucesso e foi emitido um assento de nascimento português de sua mãe (que agora além de brasileira também é portuguesa)
    • No assento de sua mãe consta apenas o nome do pai dela mas não o da mãe.
    • Você quer entender por que isso acontece e se será um impedimento para o seu pedido de cidadania como filha de portuguesa.

Pode confirmar se é isso que está acontecendo? Se não for, por favor informe de forma clara o que está errado. Sem entender corretamente a situação não dá para te ajudar.

• Bom dia !!

isto mesmo.

Não colocaram o nome da minha avó.

desculpa a minha confusão em explicar.

• Esqueci de mencionar.

por não ter o nome da minha avó , não podemos transferir o casamento dos meus pais

assim eu não conseguirei pedir minha cidadania.

• editado September 6

@Monica_pessanha1968

Não colocaram o nome da minha avó.

A razão disso é que como sua avó era portuguesa e se casou fora de Portugal, a transcrição de casamento dos seus avós era necessária para que a maternidade estivesse estabelecida entre sua avó e sua mãe. Como a transcrição não foi feita, consideraram apenas a paternidade, que imagino que estivesse estabelecida por que o português deve ter sido o declarante do nascimento da filha. É procedimento normal e geralmente eles avisam o requerente quando ao longo do processo identificam a situação.

Eu imagino que você (ou sua mãe) tenham recebido uma exigência no meio do processo dela em que o conservador apontou a falta dessa transcrição e deve ter dado duas opções: transcrever para que tanto a paternidade quanto a maternidade estivesse estabelecida ou não transcrever e ter apenas o nome do pai na certidão. Geralmente eles avisam, através de uma exigência, e dão opção de corrigir antes de concluir o processo.

Esses pequenos detalhes são importantes serem considerados antes de iniciar o processo.

Não sei dizer se é possível agora transcrever o casamento dos seus avós e pedir que seja incluído o nome da sua avó no assento de sua mãe.

por não ter o nome da minha avó , não podemos transferir o casamento dos meus pais.

Transcrever, não transferir, desculpe estar pegando no pé mas a comunicação clara é importante para que possamos orientar corretamente e evitar piorar a situação ao invés de ajudar.

Pergunta 1: Quem te disse que a falta do nome da mãe no assento impede a transcrição do casamento dos seus pais? Eu até acredito que no consulado possam criar alguma dificuldade, mas provavelmente em uma conservatória (como a CRC Porto) seja possível transcrever mesmo assim. Você já tentou transcrever e foi negado?

assim eu não conseguirei pedir minha cidadania.

Pergunta 2: Quem te disse isso? Já verificou se a transcrição de casamento dos seus pais é indispensável no seu caso?

Para saber é preciso das seguintes informações:

• Quem foi o declarante do seu nascimento? Declarante é a pessoa que vai ao cartório registrar a criança. Geralmente é o pai, mas eventualmente a mãe pode ter ido junto e constar como declarante junto com o pai.
    • Quanto tempo após seu nascimento você foi registrada?

• Olá !!

A cidadania da minha mãe está ok.

Agora preciso casar meus pais , então na certidão da minha mãe, não tem o nome da minha avó e assim não consigo casar meus pais.

Sem o casamento deles eu consigo naturalizar???

grata !!

• editado September 20

@Monica_pessanha1968

Agora preciso casar meus pais , então na certidão da minha mãe, não tem o nome da minha avó e assim não consigo casar meus pais.

Você não respondeu à pergunta que te fiz, fica difícil ajudar sem saber: vc já tentou fazer essa transcrição de casamento e foi negado?

Sem o casamento deles eu consigo naturalizar???

Na verdade não é naturalizar, vc vai pedir a atribuição da nacionalidade portuguesa (vai pedir que Portugal reconheça que vc já nasceu é portuguesa, pois é filha de mãe portuguesa). Naturalização é outra coisa, pode parecer tudo igual mas são coisas bem diferentes.

Novamente não consigo responder à sua pergunta sem as respostas às seguintes perguntas que já te fiz, e que vc também não respondeu:

• Quem foi o declarante do seu nascimento? Declarante é a pessoa que vai ao cartório registrar a criança. Geralmente é o pai, mas eventualmente a mãe pode ter ido junto e constar como declarante junto com o pai.
    • Quanto tempo após seu nascimento você foi registrada?
    • Por último: em que ano vc nasceu? Estou assumindo que 1968, mas gostaria de ter certeza. Esse detalhe faz diferença para poder te responder.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.