Processo neto recente

Prezados,

Dei entrada no processo de cidadania portuguesa por ser neto de cidadão português, através de um advogado. No entanto, não tenho recebido suporte ou esclarecimentos detalhados sobre as etapas do processo — apenas a informação de que seria necessário aguardar cerca de 4 anos.

Enviei a documentação ao advogado em março de 2024, e o processo foi atribuído apenas em setembro de 2024. Desde então, permanece nessa etapa há quase um ano sem alterações aparentes. Gostaria de confirmar se essa situação é considerada normal e se o meu processo está a decorrer dentro do andamento esperado.

Além disso, gostaria de saber se há pessoas que deram entrada em datas próximas e se também se encontram na mesma etapa.

Agradeço desde já pela atenção e ajuda.

Comentários

• @Cauacoutinho08 não tem jeito, tem que aguardar mesmo. O prazo que seu advogado passou está correto. Atualmente estão sendo decididos processos que entraram em 2021.

• @Cauacoutinho08

Sim, normal. Nao acredito que vc nao esteja recebendo suporte ou esclarecimentos. Na verdade, não há nada que dar suporte ou esclarecer. Processos de filhos na CRC Lisboa levam de três a quatro anos. E nesse meio tempo, não tem nada que fazer além de esperar mesmo.

• @Cauacoutinho08

O prazo que seu advogado passou infelizmente reflete a realidade. Não sei exatamente que suporte e esclarecimento detalhado a mais vc espera, mas adianto que não tem muito o que esclarecer.

Seu processo vai ficar numa fila por mais uns 3 anos, então vai ser analisado. Pode ser aprovado direto ou, se houver alguma exigência, seu advogado vai ser informado e poderá atuar para atender ao pedido do conservador que então decide se defere ou não o pedido.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.