Nascido em 1935, em Duque de Caxias. Não acho o cartorio

Olá,

Estou em busca do Cartório que meu pai, já falecido, foi registrado.

Já consultei nos cartorios de Duque de Caxias e não foi encontrado.

O nome dele é: Nilton Nobrega da Fonte

Pai: José Nobrega da Fonte

Mae: Albertina dos Santos

Nascido em 08/07/1935

Alguém teria alguma sugestão pra procurar?

Desde já, agradeço imensamente a todos que fazem parte dessa ferramenta maravilhosa de ajuda!

Comentários

• @Jose_Nobrega

Duas sugestões:

São João de Meriti era parte de Duque de Caxias até 1947. Seria um lugar a tentar.

A outra é que o óbito do pai José em 1962 dá como endereço "Rua Itapemirim 553". Sabe onde fica? Pode tentar ver se alguém da família lembra desse endereço (ou outros em que a família viveu):

https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HT-XC98-76

Numa olhada rápida no google maps só achei uma rua assim em Mesquita. Mas como ruas mudam de nome etc, não elimina a possibilidade de haver/ter havido uma em Duque de Caxias.

• Já tentou em todos esses?

Cartórios de Duque de Caxias:

- RCPN 1Dis 1Cir- acervo a partir de 1942

www.1rcpncaxias.com.br

- RCPN 2Dis 4Cir- acervo a partir de 1954

www.cartoriojardimprimavera.com

- RCPN 3Dis 3Cir- acervo a partir de 1889

cartoriobarroslessa@hotmail.com

- RCPN 4Dis 2Cir -

administracao@cartorioxerem.com.br

• @Jose_Nobrega , mais uma opção: a não ser que se trate de homônimo, creio que seu pai Nilton foi militar do exército (encontrei referências na hemeroteca e no Google). O pessoal aqui do forum costuma relatar que não é fácil conseguir, mas pode ser que você consiga mais informações do registro de nascimento através do exército.

• Obrigado pela atenção @CarlosASP , já tentei pesquisar também essa rua e não encontrei. Infelizmente não conheci nenhum familiar da parte do meu pai, e ele também não gostava de falar do seu passado, como ele era militar, chegou aqui por Manaus e não saiu mais, casou e formou familia ate falecer em 2017

• Olá @andrelas, obrigado pela atenção

Sim, já verifiquei na junta militar que cuida dos veteranos/aposentados e infelizmente eles não acharam nenhuma informação do cartório que registrou o seu nascimento.

já verifiquei também no cartório que ele casou, no município de Itacoatira_AM, mas a atendente disse que não tem essa informação em nenhum lugar.

• @LeoSantos , agradeço sua atenção

Já busquei no 1°, agora com a sua informação, vou verificar no 3° também, pois a data da criação do cartorio pode ser que dê certo

Obrigado

• @Jose_Nobrega isso, não deixe também de procurar em São João do Meriti como o colega mencionou, eu dei uma olhada no mapa e há uma boa chance de estar lá também.

• editado September 16

@LeoSantos @Jose_Nobrega essa area da Baixada é complicado de buscar pois teve muitas emancipações ao longo dos anos. São João já foi parte de Nova Iguaçu (era o 4o distrito) e por alguns anos tbm de Caxias ( se não me engano era o 2o distrito). Caixas teve ainda mais emancipações… o ideal é tentar descobrir onde de fato a família morava na época para ajudar a delimitar melhor a busca… talvez fosse Mesquita mesmo como vc indicou, Mesquita tbm foi parte de Nova Iguaçu até poucos anos. E tem alguma coisa estranha na informação, se ele nasceu em 1935 não poderia ser Duque de Caxias, pois só foi emancipada final dos anos 1940…

• @AlanNogueira , obrigado pela atenção

Já solicitei a busca no cartório de São Joao de Meriti, vou aguardar a resposta, quem sabe... 🙏

Em relação ao fato da informação do ano de Nascimento (1935) e de Duque de Caxias ainda não ter sido emancipada, realmente me deixou agora bastante preocupado, é um caso a se pensar como isso pode ter acontecido

Mas como o documento dele mesmo informa...

Agradeço a ajuda!

• @José Nobrega

Essa última questão não me parece importante.

Documentos emitidos a partir de 1944, mesmo pelos próprios RCPNs em questão, ou outros órgãos, podem fazer referência a Duque de Caxias (e não mais a Nova Iguaçu de onde foi desmembrada), pois refletem a situação no momento da emissão.

Com exceção, é claro, aos registros por inteiro teor, que refletem o que está escrito no livro original.

Um exemplo: uma pessoa nasceu antes de 1960 no atual município do Rio de Janeiro. Na época, isso era o "Distrito Federal".

Uma foto do livro de registro de nascimento (a "reprográfica") dessa pessoa vai constar "Distrito Federal", pois não se modifica o livro original.

Mas se ela for retirar um RG hoje, não vai aparecer que ela nasceu no "Distrito Federal". Vai aparecer que ela nasceu no Rio de Janeiro, estado do Rio de Janeiro.

O mesmo para quem nasceu lá entre 1960 e 1975, quando era o "Estado da Guanabara". O RG vai dizer: "Rio de Janeiro - RJ", que é o status administrativo no momento da emissão do documento. "Guanabara" não aparece mais em um RG, título de eleitor etc.

Nota: se o resto não der em nada, eu tentaria o cartório de Mesquita também por existir lá uma rua com o mesmo nome do óbito do pai.

• @Jose_Nobrega @CarlosASP de fato constar na identidade "Duque de Caxias" não é algo assim tão grave, salientei esse dado quanto a divergencia da data de nascimento X data de emancipação somente para que nao se fixe somente na cidade de Duque de Caxias. Ou seja, para que expanda a busca para toda a região da Baixada, especialmente areas desmembradas de Nova Iguaçu, a quem Caxias pertecia. Pode ser São João (e distritos), Nilopolis talvez... ou até mesmo Mesquita (tenha se emancipado direto de Nova Iguaçu)...

• @CarlosASP , obrigado por esclarecer essa questão.

Caso não seja encontrado em Sao Joao de Meriti, pedirei a busca junto ao cartório de Mesquita também, agradeço por mais essa dica.

• @Jose_Nobrega no documento consta que ele casou em Itacoatiara, uma sugestão seria entrar em contato com o cartório para ver se eles tem o processo de habilitação para o casamento, talvez lá ele tenha apresentado a certidão de nascimento.

• @LeoSantos,

Simm, já fiz esse contato, mas infelizmente foi dito que não havia essa informação do Cartório

• Pessoal,

Infelizmente recebi a resposta negativa do Cartorio de Sao Joao do Meriti (Serviço de Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas do 1º Distrito de São João de Meriti - RJ), ai fui verificar o cartório em Mesquita pra fazer uma nova busca, mas o ano da criação do cartório de la está 2011.

Vocês teriam alguma outra sugestão pra eu buscar?

Desde ja agradeço de coração!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.