Busca por certidão de nascimento em Santos-Sp
Boa tarde,
Estou em busca da certidão de nascimento da minha avó, fiz uma busca em dois dos cartórios mais antigos da cidade, entretanto encontraram apenas a certidão de casamento.
Existe alguma outra forma de encontrar o assento de nascimento ?
deixo aqui também os dados caso alguém possa me ajudar
Nome: Hilda Cavaco Esteves
Pai: Tiberio Salvador Cavaco ( Nome conforme registo de nascimento do meu pai)
Mãe: Leonor Xavier Cavaco (Nome conforme registo de nascimento do meu pai)
No assento de nascimento dos avós em Portugal constam como: Thiberio Salvador Cavaco e Maria Liunor . Não sei se essa divergência pode estar dificultando a busca.
Outra divergência é que na certidão de casamento o nome consta como Ilda, sem o H.
Desde já agradeço,
Hodylon
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Hodylon
Duas sugestões:
O registro de nascimento abaixo possivelmente é de (H)Ilda, ao invés de "Alda" como aparece (ela tem alguma irmã chamada Alda?).
O registro foi indexado por computador (leitura ótica), uma tecnologia que ainda gera muitos erros ao tentar ler documentos manuscritos. Para ter certeza do conteúdo, só lendo o original.
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6VWV-FSZ3
Pelo que entendi, Esteves deve ter vindo de seu marido, então o registro de nascimento seria algo como (H)Ilda Cavaco.
Por questão de copyright, a imagem acima fica travada online. Mas você pode gratuitamente ter acesso ao conteúdo entrando em contato com o Centro de História da Família mais próximo. Aí vai ver exatamente se é mesmo de Hilda, onde e quando foi registrada essa pessoa:
https://locations.familysearch.org/pt/br
Paralelamente, pode contatar o cartório onde Hilda casou e pedir para desarquivarem a habilitação do casamento. Isso é o processo onde os noivos apresentam documentos (ou fazem uma declaração) para provar quem são e poderem casar.
@Hodylon , em muitas das referências que encontrei a ela na Hemeroteca da Biblioteca Nacional o nome dela está grafado como Ilda, enquanto em outras está Hilda. Isso não faz muita diferença prática, mas o nome dela no nascimento pode ser um ou outro.
Encontrei na Hemeroteca os proclamas para o casamento dela:
https://memoria.bn.gov.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=153931_02&pesq=%22ilda%20cavaco%22&hf=memoria.bn.gov.br&pagfis=33965
Você também disse que possui a certidão de casamento dela, que deve apontar o mesmo cartório acima. A sugestão seria contactar o cartório e ver se ainda possuem o processo de habilitação dela para o casamento. Lá pode haver uma cópia da certidão de nascimento ou, ao menos, as informações de onde ela foi registrada.
@Hodylon Procure no cartorio mais antigo de de Santos (provavelmente o 1o distrito) apenas por "Hilda" (ou "Ilda" como o @andrelas indicou que deve ser o certo) registros dessa epoca era bastante comum serem feitos sem colocar sobrenomes na criança, apenas os pais aparecem com sobrenomes. Provavelmente nao encontraram pois você apresentou o nome completo de casada e com H, tente dessa forma que deve dar certo.
@andrelas @CarlosASP @ALage Obrigado pelos esclarecimentos e dicas.
Estive hoje no cartório do 1distrito e pedi para fazer a busca apenas por Ilda, e logo localizaram o registro pelo nome dos pais.
Este era o último documento que me faltava para prosseguir com o processo para neto, então obrigado.