Família Gomes Certidão de Óbito ou Nascimento de Pedro Alves Gomes

Já encontrei a certidão de óbito do meu avô Mario Alves Gomes (foi vereador em barra do piraí rj), encontrei o nome dos seus pais e não consegui ir pra frente. Queria encontrar algo do meu bisavô pois diziam que ele ou seu pai eram portugueses; o nome dele é Pedro Alves Gomes. Também viveu na região de Barra da Piraí e foi casado com Saturnina Euzebia De Oliveira.

Se alguém tem alguma dica que posso seguir.

Comentários

• @giullianogomes tente localizar a certidão de nascimento dele, lá terá o nome dos avós e isso irá lhe ajudar a avançar 🙏🏻

• andrelasandrelas Beta
    editado September 2

@giullianogomes , para que seja possivel procurar precisamos que você poste o máximo de informações que souber, como por exemplo:

• Data ou ano aproximado de nascimento do seu avô Mario, bem como local de nascimento
    • Nome dos pais e dos avós, com idade e local de nascimento (o que você souber)
    • FONTES destas informações (por exemplo, postar o nascimento que encontrou)
    • Nomes de irmãos do seu avô

No nascimento do seu avô, por exemplo, deve haver data, local, nomes dos pais (esses voce colocou acima) e nomes dos avós. Pode ser que haja ainda idade e local de nascimento dos pais.

Procurando no Familysearch achei diversos óbitos de irmãos do seu avô (Terezinha, Celestino, Maria Saturnina, Demerval, Waldemar) e o batismo de um deles (Waldemar), mas no batismo não constam os avós da criança. O documento que você possui pode dar pistas importantes.

• Nossa. Muito obrigado. Confirmei com meu pai, de fato você resgatou o nome dos tios dele que ele nem lembrava. Vou ver se consigo a certidão de nascimento do meu avô. A de óbito eu tenho o resumo.

Obrigado @AlanNogueira e @andrelas

Dados do registro

Tipo Registro

Obito

Estado do cartório

RJ

Município

Barra do Pirai

Nome do cartório

Barra do Piraí - Ofício do Rcpn 1º Distrito

Número do CNJ

092783

Matrícula

09278301552011400046080002183685

Nome registrado

Mario Alves Gomes

CPF

---

Data ocorrido

03/09/2011

Data registro

04/09/2011

Acervo

01

Número livro

00046

Número folha

080

Número registro

0021836

Filiação

Nome

Pedro Alves Gomes

Saturnina Euzebia DE Oliveira

• andrelasandrelas Beta
    editado September 2

@giullianogomes , a data de nascimento do seu avô é provavelmente 04/07/1927, segundo esta lista de candidatos:

http://imagem.sian.an.gov.br/acervo/derivadas/br_dfanbsb_v8/mic/gnc/ccc/90019611/br_dfanbsb_v8_mic_gnc_ccc_90019611_d0001de0001.pdf

Se ele NASCEU em Barra do Piraí, muito provavelmente o nascimento dele estará registrado num dos livro abaixo:

• Nascimentos 1927, Abr-Out (é quase certo que esteja neste)
    • Nascimentos 1927, Out-1928, Maio

Que ficam nesta página que contém os livros de Barra do Piraí:

https://www.familysearch.org/pt/search/image/index?owc=9GRQ-BZS%3A113332801%2C113332802%3Fcc%3D1582573&cc=9GRQ-BZ9:113332801?cc=1582573

Ocorre que ambos os livros têm restrição de visualização pela Internet:

É bastante provável que ele seja acessível de um Centro de História da Família. Você pode verificar se há algum próximo a você neste link:

No nascimento do seu avô Mário é quase certo que estejam os nomes dos avós dele (que permitirão fazer uma busca pelo nascimento do pai dele, Pedro) e muito provavelmente a naturalidade/nacionalidade do pai dele também.

• NairolasaiNairolasai Member
    editado September 2

@giullianogomes @andrelas Existe a chance também dele ter nascido em Conceição de Macabu - Rj, onde foi batizado o irmão Waldemar em 1921https://www.familysearch.org/pt/tree/person/sources/PQRJ-LCL

• @Nairolasai @giullianogomes , olhei aqui na Wikipedia e Conceição de Macabú só se emancipou como município em 1952 (possivelmente por isso nem aparece na lista de municípios para o RJ com documentos no FamilySearch) sendo que, antes disso, era parte de Macaé. Olhei no FamilySearch e Macaé possui quatro diferentes regiões cartoriais, mas nenhuma delas tem documentos posteriores a 1910 online. Olhei também neste catálogo (que é onde está o batismo do Waldemar, que parece estar incorretamente catalogado num grupo de documentos de Vassouras) mas os registros de batismo acabam em 1923. De qualquer maneira, se o batismo for similar ao do Waldemar (sem avós) não vai ajudar muito, infelizmente.

• @giullianogomes , os dados de que precisamos para prosseguir na busca são, prioritariamente, os nomes dos avós do Mário. Como não conseguimos encontrar documentos online que nos deem essa informação, como próximos passos posso sugerir:

• Ir a um CHF e ver se num daqueles livros de batismo de Barra de Piraí você encontra o Mário. Provavelmente será preciso olhar folha a folha mas, como se tem uma data de nascimento, sugiro começar no início do mês do nascimento (caso haja um erro de dias na data) e prosseguir por pelo menos três meses após essa data. Naquela época já não era comum haver atrasos grandes de registro, mas a depender da região isso podia acontecer (a pessoa pode ser registrada anos depois de nascer). No entanto, três meses deve dar um espaço razoável para os atrasos mais comuns.
    • Tentar descobrir por outros meios (conversando com os parentes mais idosos, por exemplo) os nomes dos avós do Mário. Mesmo que você não descubra os nomes dos quatro, isso já pode ajudar.

Tendo mais informações, poste aqui e marque a gente.

• Nossa. Muito obrigado. Confirmei com meu pai, de fato você resgatou o nome dos tios dele que ele nem lembrava. Vou ver se consigo a certidão de nascimento do meu avô. A de óbito eu tenho o resumo.

Dados do registro

Tipo Registro

Obito

Estado do cartório

RJ

Município

Barra do Pirai

Nome do cartório

Barra do Piraí - Ofício do Rcpn 1º Distrito

Número do CNJ

092783

Matrícula

09278301552011400046080002183685

Nome registrado

Mario Alves Gomes

CPF

---

Data ocorrido

03/09/2011

Data registro

04/09/2011

Acervo

01

Número livro

00046

Número folha

080

Número registro

0021836

Filiação

Nome

Pedro Alves Gomes

Saturnina Euzebia DE Oliveira

• @andrelas Meu pai tinha um número, mas tinha uma dúvida se era o CPF dele, agora com a data de nascimento foi possível consultar.

Infelizmente não tenho mais nenhuma informações dos meus bizavós, Pedro Alves Gomes e Saturnina Euzébia de Oliveira. Também fiz uma busca no registro https://www.registrocivil.org.br/ considerando o municipio de barra do piraí e a única coisa que encontrei foi o óbito resumido mesmo do Mario. Talvez se solicitar o completo apareça onde ele nasceu e com isso posso tentar achar onde meus bisavós nasceram.

editado September 3

@giullianogomes com a data de nascimento vc pode pedir ao cartório de Barra do Piraí para fazer uma busca na certidão de nascimento dele para verificar se nasceu lá. Na certidão deve constar o nome dos avós.

Você pode entrar em contato por telefone: (24)2442-0783 ou por email: rcpnbarra@gmail.com

editado September 3

@giullianogomes a título de curiosidade existe uma escola e uma rua em Barra do Piraí com o nome do Pedro Alves Gomes:

• Escola municipal localizada em Barra do Piraí, RJ, com o nome "E M Pedro Alves Gomes" - Rua Silas Pereira da Mota, 799, Parque Santana, Barra do Piraí – RJ, CEP 27143‑17 tel: (24) 2445‑4809
    • Rua Pedro Alves Gomes situada no bairro Boca do Mato, em Barra do Piraí – RJ.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.