Assinatura de formulário de solicitação de nacionalidade POR PROCURAÇÃO

Sobre o reconhecimento de firma por autenticidade, está difícil para mim, pois meu avô está em início de Alzheimer e corre o risco de não compreender ou esquecer o que está fazendo diante do tabelião. Gostaria de saber se é possível realizar a assinatura por meio de procuração. Alguém já passou por essa situação e poderia me orientar? Agradeço desde já pela ajuda.

Comentários

• @Isarada que eu saiba não é possível,pois ele precisa manifestar o interesse em ser portugues assinando o formulario...leve ele num dia que ele esteja melhor.

• @Isarada

A procuração não resolve pois, para assinar uma procuração, ele também precisa estar lúcido o suficiente para assiná-la na presença do notário e se é para fazer isso, melhor assinar o formulário logo de uma vez.

Se realmente a situação for tão grave, pode ser o caso de pedir a interdição judicial e com isso é nomeado um curador que assina por ele, e terá que mandar a sentença de curatela junto ao pedido de nacionalidade.

Minha opinião pessoal: sai caro, demora e há chance de haver questionamento. Eu tentaria conseguir que ele assinasse o formulário na frente no notário. Talvez fazendo o funcionário do cartório ir reconhecer a assinatura dele em casa, num ambiente familiar, e não no cartório, a coisa funcione melhor.

• @Isarada

Muitos cartorios oferecem o servico na casa do cliente. Obviamente, cobram por isso.

É claro que o funcionario do cartorio nao poder permitir que a pessoa assine o formulario se perceber que a pessoa não está ciente do que está fazendo.

Mas isso aí termina sendo uma avaliacao que o funcionario do cartorio vai fazer na hora.

A principio, o requerente só precisa (a) assinar o formulario e (b) estar vivo ate o fim do processo. Isso, se tudo correr bem. Porém, se a Conservatoria fizer algum questionamento ao longo do processo, ele teria que responder.

Em todo caso: se há interesse que o seu avô obtenha a nacionalidade portuguesa, é preciso agir rápido. Em alguns casos, Alzeheimer progride muito rápido - torcemos para que esse nao seja o cenario. Mas pode ser que em seis meses, ele não tenha mais condições.

Entao, corra logo para resolver!

• @Isarada

Complemento: voce pode, além de pedir para o cartorio reconhecer a forma do seu avo no formulario, pedir *tambem* uma procuracao especifica para tratar de todos os assuntos relativos a nacionalidade portuguesa.

Nao precisa fazer nada com a procuracao, deixa ela guardadinha, apenas por precaução.

@ecoutinho , vê necessidade?

• @eduardo_augusto

Acho uma boa idéia para deixar "na gaveta", caso a condição do avô da @Isarada piore.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.