Certidão de nascimento Br
Boa tarde! Venho pedir uma luz, quem sabe alguém me salva.
Eu estou procurando a certidão de nascimento do meu avô.
Antônio Luis Maltes - Tabatinga
No rg , certidão de casamento e reservista, consta a data de nascimento 11.11.1927
No antigo cic, consta o nascimento em 17.11.1927
Pois bem. O cartório de Tabatinga não achou nada com o nome dele. Nenhum cartório da região achou. Até que procuraram pelo nome dos pais. Encontraram no livro um "José" com a data de nascimento próxima do meu avô 21.11.1927, mesmos pais e avós.
Meu avô teve um irmão José, nascido em 1930.
Não encontro nada no Family Search, eu que atualizei os dados lá, assim como no MyHeritage.
Não encontraram certidão de batismo dele, pedi 3 buscas na Arquidiocese de São Carlos.
O exército não me retorna, pedi informações baseada na reservista dele, pensei que poderiam ter a certidão de nascimento.
Vou colocar as duas certidões que encontraram. A do "meu avô" seria a segunda. A primeira é do irmão dele que nasceu em 1930
Muito obrigado
Alguém sabe pra onde posso seguir? Ou se cheguei no fim da linha? Estou perdida e não sei mais onde buscar informações.
Comentários
Desculpem, eu vi agora que estou no Fórum de certidões Portuguesas, não consigo deletar o post.
@Admin pode mover o topico por favor para busca de certidoes BR? @Jumaltesa isso parece ser um grande problema... esse "José" aí de 1927, pela data de nascimento, pode muito bem ser o "Antonio"... mas provar isso é outra historia...Antonio se casou?
@Alan
@AlanNogueira
obrigada por marcar o adm.
Sim, ele se casou como Antônio, RG, CIC, óbito com mesmo nome, certidões dos filhos com mesmo nome.
No casamento fala de dois irmãos que foram testemunhas, um deles foi esse José. E fala do pai português e da mãe brasileira.
@Jumaltesa
Sugiro que tente pedir no cartorio do casamento o desarquivamento do processo de habilitação de casamento de Antonio (não é a certidão, é o processo - documentos apresetados pelos noivos para casar). Com sorte ele pode ter apresentado sua certidão de nascimento naquela ocasião... Alguns desses processos não sobreviveram (como no RJ por exemplo há muitos casos) mas se for SP a chance é grande de conseguir. Boa sorte depois nos conte se deu certo!
@Jumaltesa @AlanNogueira
Alguma chance de a data de nascimento de Antônio ser diferente da que vc imagina?
@Jumaltesa além disso, tente dar uma olhada neste outro registro (seja indo em um CHF do Family search para desbloquear a imagem ou no cartorio para pedir a certidão). Parece que é um outro filho do casal nascido em 1907, na indexação feita por computador ficou esquisito o nome, mas pelos outros nomes indexados parece que é "Aquilino" ou algo parecido. Mas pode ser que Antonio também seja registrado neste outro cartorio, talvez valha a pena dar uma investigada melhor nisso https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6VNG-SMYB?lang=pt
@AlanNogueira obrigada pelas sugestões.
No desarquivamento ele apresentou uma reservista.
Não localizaram um registro de nascimento lá, nem nos cartórios dos arredores.
O registro do fs que vc achou é de um dos irmãos dele sim, o Aquilino. Ele nasceu em Viradouro, é mais velho.
@ecoutinho várias chances.
Em cada documento tem uma data. Nos cartórios eu sempre peço a pesquisa de 20 anos. Tenho certidão negativa de quase todos. Mas com a busca por "Antônio".
Esse novo "José" ainda não tive retorno, mas pedi pesquisas de 20 anos também, com os pais.
@Jumaltesa @ecoutinho nao se pode afirmar, mas dado a coincidencia exata da data de nascimento e tudo leva a crer que este "José" pode ser o "Antonio"... como mudou de nome é o mistério... teria que aprofundar melhor essa historia e se comprovado requerer a retificacao deste registro que obrigatoriamente seria por meio de processo judicial (ação de retificacao de registro) e certamente o juiz irá exigir alguma prova dessa alegação...
Se houver algum registro religioso (batismo, crisma, casamento religioso) seria interessante verificar para ver se conseguem dar alguma luz ou ajudar a comprovar...
Arquivos militares sao complicados de obter mas acho que aqui no forum alguem já falou sobre isso, como voce tem o numero do certificado de reservista talvez exista alguma documentação dele no exercito... No google encontrei essa pagina https://www.gov.br/conarq/pt-br/servicos-1/consulta-as-entidades-custodiadoras-de-acervos-arquivisticos-cadastradas/entidades-custodiadoras-no-estado-do-rio-de-janeiro/arquivo-historico-do-exercito
Escolas onde estudou talvez possam conservar documentos que eventualmente tenha apresentado ou algum registro escolar dele com o nome/local/data de nascimento que talvez ajudem (mas como ele é de 1927 talvez essa documentação tenha se perdido...).
Tente ver também sobre registros eleitorais dele, eu nunca procurei, mas quem sabe tenha algo que corrobore essa historia.
Realmente é um caso bem dificil, todas essas vias são bastante tortuosas e talvez nao resultem em algo concreto mas quiçá possam servir de elemento de prova em eventual ação.
@AlanNogueira
nao se pode afirmar, mas dado a coincidencia exata da data de nascimento e tudo leva a crer que este "José" pode ser o "Antonio"Era uma hipótese que estava considerando até ler a seguinte informação passada pela @Jumaltesa
No casamento fala de dois irmãos que foram testemunhas, um deles foi esse José. E fala do pai português e da mãe brasileira.Não vou marcar ninguém porque são muitas pessoas. 😁 Na minha opinião (chute baseado nos fatos), estes documentos são todos de fato da mesma família, mas como disse o ecoutinho o José é uma pessoa, e o Antônio é outra. Além da improbabilidade de uma mudança de nome assim do nada (se ao menos fosse "José Antonio" ou "Antonio José" e um nome sumisse, vá lá, mas mudar de um pra outro seria bem difícil), a presença do José como testemunha torna tudo ainda mais improvável.
No Family Search tem diversos batismos e óbitos com este pai/mãe. Cheguei a pesquisar alguns mas, como não acrescentariam muito no problema, não guardei os links. Nada de Antônio, no entanto.
@Jumaltesa @AlanNogueira @ecoutinho
Como detalhe, note que nessa certidão de "José" de 1927 não consta a data de nascimento, apenas a do dia que foi declarado. Aí encaixaria mais ainda com as outras datas próximas que você tem para Antonio em outros documentos.
Alternativamente, esse José de 1927 pode ter falecido antes do José de 1930 nascer (a outra certidão que colocou). Não era raro as famílias PT "reciclarem" nomes de crianças falecidas bem pequenas.
Existe uma série de registros de nascimento no FS que provavelmente são de filhos do casal Jose Luiz e Maria dos Anjos. Como o colega já comentou, as indexações por computador ficam truncadas, então não dá para ter certeza das datas etc. A maneira de ver o conteúdo original gratuitamente é contatando um Centro de História da Família. Bem mais simples e sem custo que ficar levantando em cartórios todas elas. Em uma leva, vê várias certidões sem custo.
Pessoalmente, dado que você está em um impasse na pesquisa, acho que vale o esforço. Com isso, verá onde e quando cada filho foi registrado, se foi registro tardio etc, dando um panorama geral da família. Isso te ajudará a determinar onde o "Antonio" se encaixaria na história toda. Pois, se o José de 1927 for mesmo o Antonio, é como o Alan disse, uma complicação grande.
Aqui onde achar o CHF mais próximo:
https://locations.familysearch.org/pt/br
Além disso, poderá ver se houve variações nos nomes citados dos pais e avós em todos esses registros. Com isso na mão, pode se partir para mais uma rodada de buscas. Minha experiência com FS é que nem tudo aparece "de cara". Conforme se vai entrando mais dados, mais pessoas, nomes alternativos etc, maior a chance de aparecer um registro "escondido" por esses problemas de indexação. Um exemplo: no registro de 1927 de José que colocou, o avô materno aparece como "Joao da Cruz Balceiro", ao invés de "Joao Miranda Balceiro" (certo ou errado, se esse nome foi usado em alguns registros da família, deve se buscar por ele também).
Aqui os vários registros de possíveis filhos do casal a serem destravados em um CHF (além do Aquilino que Alan já colocou):
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6VNL-NPQ2?lang=pt
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6V4Y-LJDN?lang=pt
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6VNG-MVHV?lang=pt
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6V46-8WXB?lang=pt
Se fizer isso, depois dá um retorno com os achados para ver se alguém consegue cavar algo mais em cima de possíveis novas informações.
@Jumaltesa @ecoutinho @CarlosASP @andrelas concordo com a analise do Carlos, apenas um ponto a considerar é que o fato de José (de 1930) ser testemunha no casamento de Antonio não afasta a teoria de que Antônio possa ser o José (de 1927). Independentemente disto, além da sugestão do Carlos, reitero a sugestão do último post: tentar registros alternativos como militares, eleitorais, escola etc para ver se alguma coisa ajuda a desvendar esse mistério.
@CarlosASP Bom dia
Obrigada pela análise
Esses perfis que vc achou são irmãos
A Faustina é mais velha que eles dois.
Esse Desconhecido, tem mais alguns além dele, mas não sei bola porque são Desconhecidos e com os nomes errados. Vou acender uma luz aí.
O Manoel era um dos mais velhos, e dizem minhas tias, que ele foi testemunha do casamento religioso do meu avô. A igreja está procurando nos livros. Ainda não tive retorno.
No casamento civil, o testemunho foi assinado pelo José e pelo Aquilino.
Esse último José Usmanhas nunca tinha visto, vou ver se acho algo.
@AlanNogueira obrigada
Sigo tentando contato enviando emails ao exército
Registro eleitoral não tem, pois fui no cartório eleitoral que ele votava e me informaram que eles excluem tudo 10 anos após a morte do eleitor.
Escola ninguém lembra onde ele estudou. Minha mãe acha que foi em Tabatinga, mas os meus primos vivos não se lembram se a geração anterior estudou ou não.
@andrelas obrigada. São 5 irmãos. E tenho registro de todos, menos do que eu quero rs
@Jumaltesa
Os nomes e datas que aparecem nos registros estão muito truncados e com muitos erros, pois foram indexados por leitura ótica por computador. Essa tecnologia é ainda muito falha para documentos manuscritos e produzem resultados sem muito sentido como "José Usmanhas".
Só lendo os originais para saber o que realmente está nesses registros todos, como datas e que nomes aparecem para pais e avós (e possíveis variações). A maneira de fazer isso, contatando um CHF, já foi explicada.
Boa sorte!
Uma dica de quem despendeu muito tempo para buscar ancestrais via Family Search: não desconsidere nenhum documento, simplesmente nenhum. Só consegui localizar informações da minha bisavó através de uma informação truncada em uma das certidões de batismo de um filho. Concordo 100% com as dicas acima que vale cada minuto gasto nos centros de família. Considere também que vários documentos não são indexados. Há também uma busca por catálogos: mesmo que os registros de nascimento de Tabatinga não estejam indexados há a possibilidade de as imagens estarem disponíveis e vocẽ buscar manualmente.