É possível fazer o cartão de cidadão sem a residente ?
Então, a minha mãe fez o pedido de nacionalidade portuguesa para mim quando eu era menor de idade depois de ter adquirido por tempo de residência, mas eu não estou mais vivendo em Portugal mas na França, então perdi o meu direito de pedir o cartão de residência portuguesa. Muita gente tá dizendo que se no caso o meu pedido cidadania portuguesa for aceita, eu não poderia fazer o cartão de cidadão sem a residência portuguesa.
ps: perdi a residência, e ele já caducou em 2023
Quem poder me dar más informações to agradecendo,
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@AndradeM bom, se o seu pedido for aceito, você passará a ser um cidadão português, e portanto tem direito ao cartão cidadão sim, e poderá residir em Portugal sem problemas
@AndradeM
Respondendo objetivamente a pergunta do título: É possível fazer o cartão de cidadão sem a residente ?
Resposta curta: Sim. Eu (e muita gente) tenho cartão de cidadão e passaporte sem nunca ter residido em Portugal.
Entretanto seu relato está bem confuso e fica difícil ajudar sem entender a situação. Vou colocar os pontos abaixo para você esclarecer.
Então, a minha mãe fez o pedido de nacionalidade portuguesa para mim quando eu era menor de idade depois de ter adquirido por tempo de residência
O pedido foi aprovado? Se sim você é português. Caso não tenha uma cópia do seu assento de nascimento solicite pelo civil online usando esse guia. Com o assento de nascimento em mãos, vá a um consulado português aí na França pedir a emissão do seu cartão de cidadão e toque sua vida sem se preocupar com cartão de residência, visto etc.
mas eu não estou mais vivendo em Portugal mas na França, então perdi o meu direito de pedir o cartão de residência portuguesa.
Aqui é preciso da resposta à pergunta anterior: seu pedido de nacionalidade foi aprovado ou não? Se foi aprovado você é português e não precisa de cartão de residência para viver em Portugal nem em nenhum país da UE. Basta emitir seu cartão de cidadão.
Muita gente tá dizendo que se no caso o meu pedido cidadania portuguesa for aceita, eu não poderia fazer o cartão de cidadão sem a residência portuguesa.
Essa "muita gente" está falando bobagem. Se seu pedido foi "aceito" você é português e como português pode pedir seu cartão de cidadão em qualquer conservatória/loja do cidadão (em Portugal) ou consulado português em qualquer país do mundo. Residir ou não em Portugal não muda isso. Observação: como foi um pedido qdo vc era menor de idade, estou entendendo "aceito" como sendo aprovado.
Ou seja, a pergunta fundamental é: Esse pedido de nacionalidade feito na sua menoridade foi aprovado, sim ou não?
@LeoSantos
@ecoutinho
Muito obrigado,
Desculpa, eu deixei de mencionar que o meu pedido ainda não foi aceito. Eu entrei com o pedido em 2022 e ainda tá na 1.
O meu é artigo 2 se isso pode ajudar a me responder
@AndradeM
Vou resumir o que estou entendendo e vc me corrige se tiver entendido algo errado:
Sua dúvida é se quando sair sua cidadania vc poderá fazer seu cartão de cidadão mesmo sem morar em Portugal.
A resposta é: quando seu processo concluir, se for deferido (aprovado), vc será português e poderá emitir seu cartão de cidadão e passaporte independente de que lugar do mundo você viva. Não faz diferença alguma se atualmente vc tem residência legal ou não onde vive.
Antes do processo aprovado, infelizmente vc precisará de visto/cartão de residência para viver legalmente fora do Brasil (ou do seu país de origem).
@ecoutinho
Resumindo é isso mesmo.
E muito obrigada pelo seu tempo, fiquei mais aliviada.
@AndradeM
Eu apenas recomendo que fique de olho no seu processo para não deixar ser indeferido pois, como vc já está na maioridade, não poderia protocolar outro pedido caso esse seja recusado.
Acompanhe de tempos em tempos no site do IRN usando a senha de acompanhamento e se surgir uma exigência, atue nela o mais breve possível para evitar um indeferimento.
@ecoutinho
Vou ficar, e obrigada mais uma vez