Nacionalidade para conjuge
Bom dia!
Entrei com meu pedido de nacionalidade 1C, gostaria de saber se é possivel entrar com o do meu esposo antes de sair a minha ? E no caso se conta Uniao Estavel, pois temos mais de 10 anos de uniao estavel mas de casado somente 3 anos mas sem filhos. Ou se somente depois que sair a minha que posso entrar com o pedido dela? Obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Alexafla
Entrei com meu pedido de nacionalidade 1C, gostaria de saber se é possivel entrar com o do meu esposo antes de sair a minha ?
Não. Enquanto vc não for portuguesa e o casamento não estiver transcrito, ele não tem direito à nacionalidade e o pedido seria indeferido liminarmente logo no início. Precisa aguardar sair a sua cidadania, aí vc transcreve o casamento. Como vocês não têm filhos, precisa aguardar completarem 5 anos de casados para que ele tenha direito.
E no caso se conta Uniao Estavel, pois temos mais de 10 anos de uniao estavel mas de casado somente 3 anos mas sem filhos.
Não, vai contar apenas o tempo de casamento.
@Alexafla
Não, pois ainda não existe um cidadão PT de quem se possa "puxar" o direito como cônjuge.
Pelo que entendi, sua união estável já foi substituída por um casamento "tradicional", certo?
Sendo assim, seu cônjuge terá que esperar os 5 anos a partir da data do casamento.
Aonde e quando deu entrada no seu pedido como filha?
Supondo que foi agora e na ACP, daqui a mais ou menos um ano deverá estar obtendo a sua nacionalidade. Mais um tempinho para fazer a transcrição em PT do seu casamento (essencial fazer antes para seu cônjuge poder pedir) e só deverão faltar uns meses para vocês já terem 5 anos de casado.
Obrigada pela respostas @ecoutinho e @CarlosASP . Entao a transcriçao do casamento somente depois que sai a cidadania?
@Alexafla
Exatamente. Se nenhum dos cônjuges é português, não há o que transcrever em Portugal.