Procuro certidões do meu avô e da minha mãe
Nome da minha mãe: Luzayadio Luzia Viana Figueiredo
Conservatória: Registo Civil de Luanda
Registo n.º: 2178
Folha: 26.º, Ano: 1975
País na altura do registo: República Portuguesa.
..........................
Nome: ÁLVARO FIGUEIREDO
FILHO DE: SEBASTIÃO VIEIRA E DE GRAÇA FINEZA
NATURAL DO UÍGE
MUNICÍPIO DO BEMBE
NASCIDO AOS 02/11/1930
TRABALHOU NAS FORÇAS AÉREAS PORTUGUESA EM ANGOLA
Informações adicionais: Trabalhou nas Forças Aéreas Portuguesas em Angola
Subsecretariado de estado da aeronáutica
Pessoal civil dos quadros
Cargo: servente de 3ª classe
Serviço: batalhão de caçadores paraquedistas n° 21
Ano: 22/09/1965
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@HasselerD ,
começo dizendo que nunca pesquisei documentos em Angola e eu sugiro buscar auxílio com colegas que já o fizeram (talvez abrindo um tópico onde, no assunto, esteja claro que se trata de Angola).
Isso dito, me parece que você tem muitas das informações necessárias para solicitar a emissão do nascimento da sua mãe. Já verificou no site oficial?
http://www.servicos.minjusdh.gov.ao/outros-servicos-ao-cidadao/37/registo-civil
Se for como no Brasil, você talvez tenha que consultar as conservatórias de Luanda uma a uma. Mas, como você tem número de registo, livro, ano, etc, não deve ser difícil encontrar. Já online acho bem improvável, não só porque não encontrei quase nada online no Familysearch para Angola mas também porque se trata de um nascimento muito recente.
Em relação ao seu avô, é possível que a versão em inteiro teor (não sei se o nome é exatamente este, mas é a versão "descritiva" do nascimento) do nascimento da sua mãe contenha mais informações a respeito do seu avô que facilitem esta busca. De qualquer forma, pergunta de quem é completamente leigo no assunto: se sua mãe nasceu quando Angola ainda era parte da República Portuguesa, o nascimento do seu avô seria necessário? Repito que é uma PERGUNTA, não conheço as leis que regem esse assunto.
@andrelas @HasselerD
Também não tenho experiência mas já vi aqui mesmo no fórum alguns tópicos sobre ex-colônias, pelo que vi parece que a pessoa nascida antes da independência nas ex-colônias (Angola inclusive) podem requerer a conservação da nacionalidade portuguesa se forem descendentes até o terceiro grau (pai, avô, bisavô) de cidadão português nascido em Portugal Continental ou ilhas adjacentes (Madeira, etc). Acho que por isso a necessidade de buscar mais documentos para comprovar essa ligação. Talvez algum colega que já tenha passado por este processo ou conheça alguém que já fez possa ajudar melhor…
Obrigado, vou tentar fazer isso