Procuro certidões do meu avô e da minha mãe

Nome da minha mãe: Luzayadio Luzia Viana Figueiredo

Conservatória: Registo Civil de Luanda

Registo n.º: 2178

Folha: 26.º, Ano: 1975

País na altura do registo: República Portuguesa.

..........................

Nome: ÁLVARO FIGUEIREDO

FILHO DE: SEBASTIÃO VIEIRA E DE GRAÇA FINEZA

NATURAL DO UÍGE

MUNICÍPIO DO BEMBE

NASCIDO AOS 02/11/1930

TRABALHOU NAS FORÇAS AÉREAS PORTUGUESA EM ANGOLA

Informações adicionais: Trabalhou nas Forças Aéreas Portuguesas em Angola

Subsecretariado de estado da aeronáutica

Pessoal civil dos quadros

Cargo: servente de 3ª classe

Serviço: batalhão de caçadores paraquedistas n° 21

Ano: 22/09/1965

Comentários

• andrelasandrelas Beta
    editado August 23

@HasselerD ,

começo dizendo que nunca pesquisei documentos em Angola e eu sugiro buscar auxílio com colegas que já o fizeram (talvez abrindo um tópico onde, no assunto, esteja claro que se trata de Angola).

Isso dito, me parece que você tem muitas das informações necessárias para solicitar a emissão do nascimento da sua mãe. Já verificou no site oficial?

http://www.servicos.minjusdh.gov.ao/outros-servicos-ao-cidadao/37/registo-civil

Se for como no Brasil, você talvez tenha que consultar as conservatórias de Luanda uma a uma. Mas, como você tem número de registo, livro, ano, etc, não deve ser difícil encontrar. Já online acho bem improvável, não só porque não encontrei quase nada online no Familysearch para Angola mas também porque se trata de um nascimento muito recente.

Em relação ao seu avô, é possível que a versão em inteiro teor (não sei se o nome é exatamente este, mas é a versão "descritiva" do nascimento) do nascimento da sua mãe contenha mais informações a respeito do seu avô que facilitem esta busca. De qualquer forma, pergunta de quem é completamente leigo no assunto: se sua mãe nasceu quando Angola ainda era parte da República Portuguesa, o nascimento do seu avô seria necessário? Repito que é uma PERGUNTA, não conheço as leis que regem esse assunto.

• @andrelas @HasselerD

Também não tenho experiência mas já vi aqui mesmo no fórum alguns tópicos sobre ex-colônias, pelo que vi parece que a pessoa nascida antes da independência nas ex-colônias (Angola inclusive) podem requerer a conservação da nacionalidade portuguesa se forem descendentes até o terceiro grau (pai, avô, bisavô) de cidadão português nascido em Portugal Continental ou ilhas adjacentes (Madeira, etc). Acho que por isso a necessidade de buscar mais documentos para comprovar essa ligação. Talvez algum colega que já tenha passado por este processo ou conheça alguém que já fez possa ajudar melhor…

• Obrigado, vou tentar fazer isso

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.