Busca de informações
Olá, eu estou buscando informações do Pai de meu avô, Minha Tia me contou que meu avô falava que o Pai dele era Portugues e a mãe dele era Indigena, só qué ninguém sabe nenhuma informação nem sobre a mãe e nem sobre o Pai, eu estou buscando nos arquivos das igrejas mas até agora não achei nada, o nome do Pai dele era Hervino (Elviro) Ferreira Lustosa e a mãe se chamava Maria Madalena de Jesus, meu avô nasceu no dia 10/04/1925 em Jordão,Camaçari, ele se chamava Maurino Ferreira Lustosa. Ele tinha 1 Irmão e Duas Irmãs, o Irmão dele se chamava Leandro Ferreira Lustosa e nasceu no dia 27/02/1935, ele Morava em Berimbau, Próximo a Coração de Maria. Ele tinha uma Irmã que o apelido era Lily e que morava em Monte Gordo, e tinha outra que chamava Amália que morava em Biribeira também em Camaçari.
Tem Uma moça que foi casada com o filho de Amália, ele se chamava Manuel, ele faleceu e essa moça se casou com meu avô, eu perguntei para ela informações e ela me informou que Hervino tinha um Irmão chamado Eustáquio. Perguntei também a Uma Irmã de meu Pai, a mais velha, ela me informou que conheceu a avó dela, e ela nasceu em 1951, porque a avó dela trazia ela para Salvador para visitar o meu avô que já Morava aqui. Eu tenho uma carteira de trabalho de meu avô de 1945, e na carteira de trabalho dele diz que a mãe dele era dependente dele, então eu acredito que o Pai dele tenha falecido antes de 1945.
Quem puder me ajudar eu agradeço imensamente.
Comentários
@danilolustosa
Eu começaria pelo básico:
A neta do português (sua mãe) é viva? Estou entendendo pelo seu relato que o filho do português já é falecido. Se ela for falecida, infelizmente o direito à cidadania para vc se perdeu.
Vc tem uma cópia da certidão de nascimento do seu avô (filho do português)? Lá constam os nomes dos pais e avós (portanto o nome do suposto português, sua naturalizade e o nome dos pais).
Caso não tenha uma certidão dele, peça no cartório onde ele foi registrado uma cópia reprográfica (foto do livro de registro). Assim depois de analisar para verificar se há direito à cidadania, poderá apostilar essa via e usa-la no processo de neta de sua mãe.
@danilolustosa
Caso a neta do PT esteja viva (para haver direito à nacionalidade PT como explicado pelo colega) e, além de buscar as certidões que ele mencionou, sugiro o seguinte:
Você já construiu a árvore da família no Family Search? É grátis.
Mas é importante "rechear" a árvore com o maior número possível de dados. Nomes e todas datas de nascimento (ano já ajuda), casamento e óbito que souber do bisavô, avô, seus tios, cônjuges, irmãos dessas pessoas etc. Quanto mais, melhor. O sistema do FS usa esses dados para tentar achar documentos de algum deles já indexados e também outras árvores que algum parente distante já possa ter feito. O sistema vai aprendendo a tentar achar essas conexões conforme mais dados são inseridos.
Depois, se quiser, deixe o link para a árvore "recheada" aqui que ajuda o pessoal a procurar algo. Pode haver detalhes nos documentos lá que você não percebeu e alguém note e isso leva a pistas para aprofundar a pesquisa.
Tem vários "Ferreira Lustosa" em Monte Gordo, Camaçari - mas já estão lá há bastante tempo, com batismos do século 19. Alguns exemplos:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:66VT-X3CS?lang=pt
https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:66VT-NXNN?lang=pt
@ecoutinho eu não achei a certidão de nascimento de meu avô não, pedi para fazerem uma busca no cartório de Camaçari, mas me informaram que os registros so começaram em 1931, o filho do Português é o Pai de meu Pai, eu já tentei procurar o registro dele, todos os Irmãos dele são falecidos, só tenho a carteira de trabalho de meu avô, de 1945.
@CarlosASP não consegui a ligação com meu avô, eu só sei que o nome do Pai dele é Elviro porque da carteira de trabalho do meu avô.
@CarlosASP Será que eu não consigo encontrar a de meu avô??? Seria mais fácil, entre Abril de 1925 e 1926
@danilolustosa
Pode perguntar ao cartório de Camaçari aonde eram feitos os registros antes de 1931. Pode ser um município vizinho.
Repito a sugestão de organizar todas as informações em um árvore no Family Search. Pode não dar em nada, mas quando se tem poucos documentos da família, há que se tentar todos os caminhos.
Não descarte a possibilidade de seu bisavô ser nascido no BR. Há muitos "Ferreira Lustosa" na região há muito tempo. Isso por si só não prova nada, mas é uma informação a ser guardada.
Muitas histórias familiares estão cheias de imprecisões. Alguém que era "filho de PT", ou "com aparência de PT", com o passar do tempo e as distorções normais nesse telefone-sem-fio familiar, pode muito bem ter passado ser considerado como se ele fosse"PT".
Numa olhada rápida, as referências em PT que encontrei sobre "Ferreira Lustosa" são todas muito antigas, coisas de 1801.
@CarlosASP , alguém (não sei se foi o @danilolustosa ) colocou ao menos uma parte das informações no Familysearch:
https://www.familysearch.org/pt/tree/pedigree/landscape/GY68-D7F
Adianto que não achei nada diferente disso no MyHeritage também.
@andrelas simm, foi eu que coloquei.
@CarlosASP Sim, talvez ele pudesse ser brasileiro, mas eu não encontro nada, minah Tia que me contou que meu avô disse que o Pai dele era Portugues e a mãe indigena. Eu sei que as vezes poderia ser um parente dele, minha avó me disse que a Minha bisá contou a ela que o meu bisô era Português, só qué conseguir achar a árvore dele até o avô da mãe dele, e ele que era Português.
Estou tentando encontrar a do pai do meu avô de parte de Pai, só que parecesse que não tem nada, até agora só vi o nome do Pai dele na carteira de trabalho dele de 1945, eu vou amanhã mandar uma mensagem para o filho do Irmão do meu avô. Ele era mais novo, nasceu em 1935 e morreu em 2016, talvez seja mais recente.
@CarlosASP Sim, talvez ele pudesse ser brasileiro, mas eu não encontro nada, minah Tia que me contou que meu avô disse que o Pai dele era Portugues e a mãe indigena. Eu sei que as vezes poderia ser um parente dele, minha avó me disse que a Minha bisá contou a ela que o meu bisô era Português, só qué conseguir achar a árvore dele até o avô da mãe dele, e ele que era Português.
Estou tentando encontrar a do pai do meu avô de parte de Pai, só que parecesse que não tem nada, até agora só vi o nome do Pai dele na carteira de
@danilolustosa
Desejo sorte na busca, tomara que essa pista pelo outro parente seja mais frutífera. Como dito antes, tudo que conseguir acrescentar à árvore genealógica é uma peça a mais para ajudar a montar o quebra cabeça.
"Minha tia contou que meu avô disse" e "minha avó disse que minha bisa contou" dão margem para muito erro de comunicação e alteração de informação com o passar do tempo - isso acontece em muitas famílias. Você infelizmente está muito longe das fontes originais da informação.
Não é uma prova definitiva, mas a aparente inexistência de outros "Ferreira Lustosa" em tempos mais recentes em PT não é um bom indício,
Se procurar na web, vai achar muitas referências a "Ferreira Lustosa" em várias partes do NE do BR, inclusive Bahia, mas todos na região desde o período antes da independência do BR.
Ou seja, por um lado sabemos que há "Ferreira Lustosa" no BR há séculos; por outro, não vemos (até agora) nenhum em PT mais recentemente.
@CarlosASP o de Minha bisá é de parte de mãe, no caso era o avô de Minha mãe, já ate descobrir que ele era mesmo descendente de Português.