Dúvidas preenchimento formulário D (2025)
Olá, estou quase enviando os documentos para pedido de cidadania do meu pai e fiquei com dúvida no quesito 5 - Prova do conhecimento suficiente da língua portuguesa, nos termos do disposto no artigo 25.º do Regulamento da Nacionalidade.
É necessário enviar algum documento comprovativo desse conhecimento?
Outras dúvidas:
1 - O formulário pode ser preenchido digitalmente e depois autenticado em cartório, impresso frente e verso colorido?
2 - A recomendação do fórum ainda é de enviar para o ACP Porto?
Obrigada!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
Sendo ele nacional de um país de língua oficial portuguesa, o conhecimento do idioma é presumido, não precisa mandar nada para comprovar.
1- pode preencher no computador sim, tudo em maiusculas, e assinar. Tem que imprimir colorido em 2 folhas frente e verso e levar pra reconhecer firma por autenticidade no cartório.
2- Sim.
Obrigada pelo retorno!
No preenchimento dos dados pessoais há uma diferenciação entre nome próprio e apelidos. Esse apelido seria o sobrenome e o nome próprio apenas o primeiro nome?
@WanessaMonteiro05
Sim. Se a pessoa se chama “Antônio Carlos Teixeira”
Nome próprio: Antônio Carlos
Apelido: Teixeira
Bom dia .. No formulário tem um campo em branco com a descrição “espaço em branco reservado aos serviços para registro de pagamento “ o cartório pode usar esse espaço para colocar o selo de autenticação?
onde o cartório coloca o selo de autenticação? Aqui o selo é grande, 5cmx 7cm aproximadamente.
o formulário 1D pode ser preenchido à mão ? Precisa apostilar ?
muito obrigada!
@Camylla
No formulário tem um campo em branco com a descrição “espaço em branco reservado aos serviços para registro de pagamento “ o cartório pode usar esse espaço para colocar o selo de autenticação?
O cartório saberá onde colocar o selo. Alguns fazem um "puxadinho" colocando uma extensão na folha de papel, outros arrumam um espaço em branco e colocam lá.
o formulário 1D pode ser preenchido à mão ? Precisa apostilar ?
Pode ser a mão (use letras de forma e maiúsculas) ou no computador, tanto faz. Não apostile o formulário.