Certidão de nascimento- Busca
Oi pessoal, tudo bem?
Preciso muito de ajuda. Estou há mais de 1 ano tentando encontrar o batismo do meu bisavô e não consigo resolver essa confusão.
Nos registros de Portugal ele aparece como Joaquim Marcelino, e nos do Brasil como Joaquim Ricardo. Tenho certeza que é a mesma pessoa: no óbito da filha nascida em Portugal ele consta como Joaquim Ricardo, e nos nascimentos das demais filhas no Brasil também. Em todos os documentos os pais são sempre os mesmos: António Ricardo e Philomena do Nascimento.
A pessoa que eu contratei pra fazer a busca ja me enviou um batismo de 1902, mas esse não pode ser dele: em 1905 já casava como viúvo em Nagozelo do Douro, em 1906 nasceu a filha Isabel, e em 1926 no Brasil aparece com 50 anos (nasc. ~1876).
A grande dúvida: pode mesmo existir essa coincidência enorme — dois Joaquim Marcelino, filhos de António Ricardo e Philomena do Nascimento, na mesma freguesia? Ou há algum erro nos registros?
🙏 Preciso muito localizar o verdadeiro batismo do Joaquim Marcelino mais velho (c. 1870–1880). Se alguém tiver acesso ou puder compartilhar, agradeço demais!
📌 Informações resumidas:
- Nome em Portugal: Joaquim Marcelino
- Nome no Brasil: Joaquim Ricardo
- Pais: António Ricardo e Philomena do Nascimento
- Local: São João da Pesqueira, Freguesia de Nagozelo do Douro, Viseu
- Casamento: 1905, Nagozelo do Douro (já viúvo)
- Filha Isabel: 1906, Nagozelo do Douro
- Outras filhas no Brasil: pai sempre como Joaquim Ricardo
- Minha avó: 1926, Brasil — pai com 50 anos (~1876)
- Documento errado: batismo de 1902
Comentários
@JuliaBarbosa98 , o batismo está aqui:
https://cloud.archeevo.pt/viewer/descriptions/25761/652470
Número 14, começando no final da página e indo até a página seguinte:
"Aos trinta dias do mes de julho de mil oitocentos e setenta e seis (...) batizei solenemente um indivíduo do sexo masculino a quem dei o nome de Joaquim Marcelino, que nasceu nesta freguesia às onze horas da manhã do dia dezesseis do dito mês e ano corrente, filho legítimo, primeiro do nome, de Antônio Ricardo e de Filomena do Nascimento (...) neto paterno de João Antônio Lopes(?) e de Maria Luisa e materno de Antonia (???) e de Thereza de Jesus (...)"
Me espanta que alguém tenha cobrado a você pra achar esse documento, com todos os dados que você (competente e organizadamente) forneceu acima, e não tenha encontrado. Levei menos de dez minutos pra encontrar (e tenho certeza que outros colegas experientes aqui do forum também encontrariam sem dificuldade), porque os livros da freguesia são bem pequenos (população pequena). Simplesmente fui olhando livro a livro, começando de 1870.
Você solicitando o documento, ele virá com melhor qualidade e será possível ler os nomes dos avós sem nenhuma dificuldade.
EDIT: respondendo à sua pergunta: sim, podem existir homônimos como estes. Portugal tem uma lista de nomes aceitáveis (só se pode registrar crianças com aqueles nomes) e esta lista era BEM menor há um ou dois séculos. Além disso, há o costume de repetir nomes (colocar o nome da criança igual ao do avô/avó, pai/mãe). Assim, se tem muitos casos de Manoel filho do Joaquim que é filho do Manoel que é filho do Joaquim, por exemplo. No seu caso, são dois nomes MUITO comuns (Joaquim e Antônio), e um relativamente comum (Filomena), logo não é tão difícil assim haver coincidência.
Quanto à divergência do segundo nome, ela não é incomum (tenho casos na família), mas é preciso consultar o pessoal (sugiro abrir outro tópico) sobre a necessidade ou não de fazer algum tipo de retificação. Pelo que tenho visto no forum, se TODO O RESTO (datas, nomes, etc) estiver perfeito, PODE SER que sugiram não retificar e esperar pra ver se cai em exigência, mas não sou muito versado nessa parte e sugiro perguntar, como disse, em outro tópico, de preferência postando as informações desde este seu bisavô até a pessoa que vai pleitear a nacionalidade, com todos os dados possíveis (nomes, datas, pais, avós, etc), incluindo nascimentos e casamentos.
@andrelas parabéns pelo achado infelizmente assim como a @JuliaBarbosa98 eu também levei muito tempo para achar os meus antepassados, cheguei a procurar profissionais para buscar e ninguém aceitava o serviço porque eu não sabia a freguesia (aqui no fórum encontraram em poucas horas). Mas realmente causa espanto que um profissional não tenha conseguido com todas as informações de freguesia, casamento e filha em Portugal… creio que até se pedisse pesquisa gratuita pelo CRAV com todos esses dados seria possível localizar…
@AlanNogueira eu também levei alguns anos para achar o batismo do meu avô, mas eu não tinha a freguesia (nem o concelho ou distrito). Só consegui achar porque encontrei, no Arquivo Nacional, o passaporte dele que trazia exatamente a freguesia e a data de nascimento - daí foram minutos.
Meu espanto é exatamente porque ela já deu todos os dados de que uma pessoa com experiência precisaria para encontrar o batismo, desde que (claro) ele estivesse online - qualquer um de nós cinco ou seis que fazemos isso por aqui acharia. Mas, deixando claro, entendo perfeitamente ela não ter encontrado sozinha, pois é preciso saber onde procurar, como procurar, etc, e isso vem com o tempo. Há uns dez anos eu também não saberia nem por onde começar.
@andrelas exatamente! Vc deu muita sorte da habilitação no RJ ter sobrevivido, dos meus so sobrou do irmão de um bisavô e ainda por cima não tinha pista do lugar de nascimento… agora a @JuliaBarbosa98 pode dar início ao seu processo, boa sorte!
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/27988/certidao-de-nascimento-bisavo
@Kleber Silva Aguiar 😱 vc ja tinha encontrado tudo!
Caros, agradeço muito a ajuda de vocês! Tentei através da minha avó mas pelas inconsistencias nos sobrenomes, me disseram que seria muito burocrático dar entrada na cidadania trvés dela e optaram por fazer através do meu bisavô.
Porém, novamente, encontrei inconsistencias como essa da certidão de 1902 que ela me enviou, em que o próprio especialista não observou antes de me mandar. Confesso que estou em uma situação de completo desespero.
Agradeço demais a ajuda de vocês! Que deus ilumine muito seus caminhos!!
@JuliaBarbosa98
Confesso que estou em uma situação de completo desesperoOs colegas acima já te deram todas as dicas. Não há razao nenhuma para desespero. O que tem que fazer é ler as coisas com calma e atencao.