Petição pública cidadania de netos

Mais de 4 anos à espera da nacionalidade portuguesa!

Sei que muita gente já perdeu a esperança e acha que nada vai mudar, mas não custa nada tentar. Se ficarmos calados, vamos continuar na mesma situação por mais anos e anos…

Criamos uma petição pública para pedir celeridade, transparência e respeito nos prazos dos processos de atribuição da nacionalidade para netos de portugueses.

Não pedimos privilégios, nem queremos passar à frente de ninguém — apenas pedimos que os processos que esperam há mais de 3 anos, muitos com todas as exigências já cumpridas, recebam a devida atenção.

Quanto mais assinaturas tivermos, mais força teremos para cobrar respostas do IRN, da Assembleia da República e do Ministério da Justiça.

🖊️ Assine e partilhe: leva menos de 1 minuto e pode fazer a diferença!

🔗 Link da petição: https://peticaopublica.com/pview.aspx?pi=PT126935

Eu também já duvidei, mas juntos podemos ser ouvidos. ❤️

Comentários

• Gente, para , estão chamando atenção desnecessária. Se não tiverem calma e esperar vai é ser tirado o direito, ninguém tá nem aí para neto em Portugal, português para eles é filho de português nascido em Portugal. Isso é um tiro no pé de gente ansiosa que não entende o momento político.

• Não vou me prolongar, mas concordo com o @marcelloamr . É preciso lembrar que até pouco tempo atrás (5 anos) a legislação era bastante restritiva para netos. Chamar atenção a isso, no momento político atual, é correr o risco desnecessário de decidirem "resolver o problema" voltando a legislação para como era antes de 2020 ou mesmo 2017.

Melhor esperar. É frustrante, demora, mas uma hora sai.

• Regularmente tem aparecido uma petição desse tipo por aqui, e a minha opinião é a mesma dos colegas acima: não acho o momento político apropriado para esse tipo de petição.

• @marcelloamr @ecoutinho Vocês têm toda razão, é melhor um direito demorado do que a perda dele.

Num momento em que a extrema-direita está juntando forças para ceifar qualquer benefício aos imigrantes, tem gente pensando em dar munição a eles. É difícil!

• @acard08

Eu entendo a frustração e a motivação e, sendo justo, o texto dessa petição está bastante mais razoável que as anteriores que passaram aqui. O problema, na minha opinião, é que o momento é inapropriado.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.