Neta de português mas seu pai (vivo) nao tem a nacionalidade
Minha sobrinha é neta de português porém o pai dela nao obteve a nacionalidade(nem tentou). Nesse caso, ela pode iniciar o processo para obter a nacionalidade sendo neta? Ou obrigatoriamente o pai (vivo) dela precisa obter a nacionalidade como filho antes e só depois ela poderia obter como filha? Ou poderiam opcionalmente fazer os dois processos juntos? Obrigado desde já pela atenção.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@reisrf pode pedir como neta diretamente ou o pai pede como filho e após terminar o processo do pai ela pede como filha de português. Como neto os processos tendem a demorar 4-5 anos (ou mais) enquanto os processos de filho levam por volta de 1 ano, ou seja, vale mais a pena fazer 2 processos de filho (aumenta o custo mas diminui bastante o prazo). Siga os guias do fórum em “guias e informações úteis” (barra verde no topo da página) lá tem tudo explicado para você mesmo fazer seu processo.
@reisrf
Oriente o pai dela a pedir nacionalidade primeiro, mesmo que ele não tenha interesse e assim vai facilitar e agilizar tremendamente a vida da filha. Dois processos de filho na sequência (primeiro o dele, depois o dela) levam menos da metade do tempo de um processo de neto, além de a documentação exigida ser mais simples.
Ele não precisa se preocupar com obrigações com o governo português, se nunca for morar lá não terá obrigação alguma (tipo declarar imposto, votar, emitir documentos, etc). Estará apenas ajudando a filha.
@AlanNogueira e @ecoutinho muito obrigado. Faremos isso então. Eu já tenho minha nacionalidade há alguns anos. Vou ajudar meu irmão a obter a dele e em seguida minha sobrinha.