Transcricao de casamento

Boa tarde pessoal,

alguem pode me ajudar com essa duvida.

ja tenho meu assento, e agora estou enviando a transcrição do meu primeiro casamento para poder seguir com os processos para minha filha. Porém eu ja me divorciei do meu primeiro casamento e tenho um segundo casamento. Necessito fazer a transcrição do casamento com divórcio? como funciona?

Ademas o meu sobre nome veio com um erro de digitacao em meu assento, isso implica em algo?

Muito brigada.

Comentários

• @valeriaadaniya

ja tenho meu assento, e agora estou enviando a transcrição do meu primeiro casamento para poder seguir com os processos para minha filha.

Sua filha é do primeiro ou segundo casamento? Quem é o declarante do nascimento dela e quanto tempo após o nascimento ela foi registrada? Declarante é quem vai ao cartório registrar a criança.

Porém eu ja me divorciei do meu primeiro casamento e tenho um segundo casamento. Necessito fazer a transcrição do casamento com divórcio? como funciona?

Você atualiza (averba) cada ato de uma vez, na sequência em que eles ocorreram:

• Transcreve o primeiro casamento - pode fazer você mesma num consulado ou conservatória
    • Contrata um advogado para fazer a homologação do divórcio em Portugal (é uma ação judicial e só pode ser feita com advogado)
    • Por último transcreve o segundo casamento

Ademas o meu sobre nome veio com um erro de digitacao em meu assento, isso implica em algo?

Provavelmente sim. Qual o erro? Se for a falta ou inclusão de um acento, tudo bem mas se for algo mais que isso recomendo que peça retificação do assento antes mesmo de transcrever o primeiro casamento.

• Ola @ecoutinho muito obrigada pelos comentarios.

Minha filha eh fruto do primeiro casamento, o pai dela quem fez o registro no cartorio.

entao o passo seria transcrever esse primeiro casamento, para depois fazer os papeis da minha filha, certo?

sobre o erro do meu nome, eh um erro de DIgitacao meu sobre nome eh Adanya e veio como Andaya. Eu pedi correcao por e-mail atravez do Arquivo Central Porto <arquivocentral.porto@irn.mj.pt>, mas ninguem me responde ha meses...

sobre o processo de divorcio com advogado em portugal eu posso fazer com um advogado brasileiro mas processo em portugal, ou tem que ser advogado de portual mesmo?

• boa tarde pessoal. Estou querendo transcrever meu casamento no consulado do RJ. Eles exigem apostilamento do requerimento , mas o cartório que eu fui se negou a apostilar, por se tratar de documento particular. Isso procede ? Como posso tentar argumentar ou orientar melhor o pessoal do cartório ? Grato.

• @breno_dantas88

Mais fácil procurar outro cartório

• @valeriaadaniya

entao o passo seria transcrever esse primeiro casamento, para depois fazer os papeis da minha filha, certo?

Sim. Se ela tiver nascido após 1978 pode tentar mandar antes de transcrever, mas sempre há o risco de pedirem a transcrição. Entendo que precisará retificar seu nome no seu assento de nascimento. Peça para rcentrais.retificacoes@irn.mj.pt

sobre o processo de divorcio com advogado em portugal eu posso fazer com um advogado brasileiro mas processo em portugal, ou tem que ser advogado de portual mesmo?

O advogado precisa poder atuar em Portugal, ou seja, estar inscrito na ordem dos advogados de lá. Ser português ou brasileiro não faz diferença.

• muito obrigada @ecoutinho

• @ecoutinho eu posso dar entrada no meu cartao cidadao, e passporte portugues, e depois fazer a transcricao do meu primeiro casamento, para entrar com o pedido de cidadania da minha filha? um processo interefe no outro?

• @valeriaadaniya

eu posso dar entrada no meu cartao cidadao, e passporte portugues, e depois fazer a transcricao do meu primeiro casamento, para entrar com o pedido de cidadania da minha filha?

Pode. Entretanto é importante tomar cuidado com a sequência das coisas: O nome que estiver no seu assento de nascimento (no sistema do IRN) é o que vai valer no seu cartão de cidadão e passaporte, então se vc mudou de nome durante algum casamento, é bom levar isso em conta para não correr o risco de ter o assento de nascimento português com o nome de casada e o RG brasileiro com o nome diferente por conta do divórcio ou do segundo casamento. O consulado pode se recusar a emitir seu CC ou PEP se o nome não estiver batendo entre os documentos brasileiros e portugueses.

Sem saber o caso específico fica difícil cobrir todas possibilidades. Se quiser, passe a situação atual e tudo bem se vc usar nomes fictícios desde que a sequencia das coisas bata. Por exemplo:

• Nasci Fulana de Souza
    • Casei e mudei de nome para Fulana de Souza e Silva
    • Tive a filha Beltraninha em 1990
    • Divorciei e voltei a assinar Fulana de Souza (nome "de batismo")
    • Casei de novo e passei a assinar Fulana de Souza Oliveira
    • Divorciei novamente e mantive o nome Fulana de Souza Oliveira

Assim fica mais fácil discutir qual seria a sequência melhor entre emitir documentos, transcrever casamento e pedir cidadania da filha.

um processo interefe no outro?

O cartão e passaporte não interferem, mas eles sofrem interferência da mudança de nome. A nacionalidade da sua filha pode depender ou não da transcrição do primeiro casamento a depender do ano de nascimento dela.

• Aproveitando o assunto...

Eu nasci em 1987. A nacionalidade como neta da minha mãe saiu agora.

No assento está o nome de solteira dela, que é diferente do que consta na minha certidão de nascimento.

Preciso fazer a transcrição do casamento dela pra iniciar o meu processo?

E para ela fazer toda atualização e pedir o CC no consulado, ela precisa levar a transcrição de casamento já feita?

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.