Dúvida sobre andamento no processo de netos
Prezados,
Há cerca de dois anos tenho acompanhado a evolução dos processos de netos.
Devido ao tempo de espera, me coloquei a tentar extrair informações da planilha e, recentemente, não pude deixar de notar que vários processos enviados em 2024 se encontram já na etapa para decisão. Alguém saberia explicar a razão? Pergunto porque inúmeros processos de 2021, 2022 e 2023 não saem de submetido, enquanto esses já parecem estar na última etapa antes da conclusão. Seriam apenas bugs, erro das pessoas responsáveis, trolagem, ou existe algo que eu não saiba?
Deixo o print da tela da planilha de netos onde filtrei por entrega mais recente, processos físicos, e etapa "para decisão". Por favor, notem que não é o caso em que os processos sejam somente de menores de idade ou urgências.
Se eu removo o filtro de processos físicos e passo a incluir também os processos online, a situação é ainda mais evidente (vide abaixo).
Alguém tem alguma hipótese? Na planilha também é possível perceber uma descontinuidade, ou "gap" entre 2022 e 2024. Rolando para baixo, se vai rapidamente de 2022 para 2024 na etapa para decisão.
Embora, esses processos não estejam concluídos, todos eles já foram, teoricamente, revisados. Não entendo o por quê. Enquanto isso, muitos de nós que temos processos de 2021 a 2023, seguimos esperando em "submetido", como se os processos estivessem parados em um pilha empoeirada.
Alguém, por favor pode me ajudar a entender o que acontece?
Agradeço antecipadamente.
Comentários
@Rafael_Escudeiro é difícil dizer com certeza o motivo, pois são questões internas do IRN, só quem tem acesso ao IRN para dizer.
A minha teoria, é que como estes processos começaram a ser enviados pela nova plataforma online, alguns trâmites são feitos automaticamente pelo sistema, que categoriza documentos, faz verificações simples e deixa os processos na etapa "para decisão", onde terão uma análise mais detalhada do conservador quando chegar a sua vez na fila.
@Rafael_Escudeiro ,
Quanto aos processos online, é normal, pois vão mais rapidamente "para decisão", mas lá ficam esperando a vez na fila pela ordem de entrada. Quanto aos que estão marcados como físico que deram entrada depois de 2021, penso que deve haver algum erro na inclusão de dados na planilha, tanto no campo do status como no do orgão. Se não for isso, realmente há algo errado na CRC.
Se você filtrar pelo status "concluído", raramente verá processos posteriores a 2021, exceto os de menores de idade.
@Rafael_Escudeiro
Antes de tudo, lembre-se que a qualidade das informações na planilha é "meia boca", pois depende da disposição das pessoas a manterem atualizada. Tem gente que lança o processo e nunca mais atualiza; outros cometem erros com datas e fases etc. O universo da planilha também é bem pequeno comparado com o número total de processos que entram no IRN.
Dito isso, ela serve como uma indicação - também "meia boca" - do andamento. Mas muita gente acaba achando que é uma "verdade absoluta" e tendo um estresse desnecessário por não entender as limitações dela.
Também não deixe as etapas intermediárias te confundirem. O que interessa é o tempo total do processo.
Como o colega mencionou, um processo "online" inicialmente parece andar mais rápido (e, certas pessoas, por falta de informação ou má fé mesmo, volta e meia aparecem no fórum tentando criar a impressão que isso é uma grande vantagem).
Aí os processos online ficam parados até os processos "físicos" que entraram mais ou menos nas mesmas datas alcançarem o mesmo estágio. Só nesse momento todos eles vão efetivamente ser decididos - basicamente ao mesmo tempo. No fim, a conclusão do processo (que é o que interessa) acaba sendo basicamente ao mesmo tempo.
Não será exatamente ao mesmo tempo pois os processos são distribuídos para oficiais (que cuidam das etapas iniciais) e conservadores (quem tem poder de aprovação final) diferentes. Qualquer uma dessas pessoas nessa cadeia pode ter ritmo mais ou menos rápido de trabalho, ficar doente, se aposentar etc e tudo isso acaba afetando o andamento de um processo específico.
Mesmo o universo dos "online", que teoricamente andariam mais rápido nas etapas iniciais, também está sujeito a intempéries. Teve um momento em que essa etapa inicial "automatizada" emperrou por um bom tempo. Não sabemos exatamente o motivo; possivelmente algum problema no "novo sistema" - algo de se esperar quando se implanta um.
Um exemplo sobre o parágrafo acima. Hoje o pessoal recebeu informações que os processos de casamento ficaram parados por um tempo (alguns meses), voltaram a andar, e agora pararam de novo - por problemas no "novo sistema" que só afeta esse tipo de processo. É o que me referi ao falar em intempéries.
Também gostaria de saber, meu processo já tem 3 anos
@LeoSantos , eu também pensei a mesma coisa até começar a aparecer processos físicos que também já avançaram. Será que os processos físicos mais recentes passam por uma etapa de informatização mais rápida? De qualquer forma a conclusão dos processos tem seguido lentamente de acordo com a ordem cronológica. Não vi nenhum desses casos que avançaram rápido terminarem na frente dos outros.
O ponto é que angustiante imaginar que esperamos há 2 ou 3 anos e nada sair da primeira bolinha.
@CarlosASP Obrigado pelas informações. Eu também considerei a hipótese de ser uma informação meia boca e incompleta. Só perguntei para saber se alguém tem mais informações. Eu também percebi como disse @texaslady que quando se trata de processos concluídos tudo parece seguir a ordem de chegada.
De qualquer forma, agradeço a ajuda de vocês.
Sorte a todos nós,
Rafael Escudeiro.
@eduardo_augusto poderia me ajudar com uma informação??
O telefone da CCR mudou? Ligo e dá a mensagem que o telefone não pode receber chamadas + 351 211 905500.
Sabem de outro contato? Meu processo é de Jan/22 e aqui no forum me aconselharam a ligar para ver piis não sai do status submetido.
Obrigada pelo retorno
@Aled
O telefone da CCR mudou? Ligo e dá a mensagem que o telefone não pode receber chamadas + 351 211 905500.
O número correto é +351 211 950 500
@ecoutinho desculpe digutei errado ... este numero mesmo.
Diz que está bloqueado ou não pode receber chamadas
@Aled
Eu testei hj e atendeu normalmente. Tem certeza que está discando corretamente?
Se estiver ligando do Brasil de um telefone fixo (o que não recomendo) deve discar 00(operadora)351211950500
Se estiver usando um app, tipo viber precisa discar +351211950500 (o sinal de mais na frente é importante para indicar que é o código do país).
Boa noite. Tudo bem? Tenho uma dúvida. Meu processo por neto está desde janeiro de 2023 no status SUBMETIDO. Eu preciso ligar para saber se aconteceu algum impedimento de documentos ou eu devo esperar que entrem em contato comigo caso tenha acontecido algo de errado??? Obrigado.
@FRANCISLOBO_1980 não precisa ligar, processo de neto está demorando uns 4 anos para ser decidido.
Apenas acompanhe pelo site, pois lá vai mostrar se houve alguma exigência.
@ecoutinho obrigada pelo retorno, estava tentando ligar do celular usando cod da operadora.
Este app que mencionou, qual seria? Baixo no celular ou computador? Desculpe as perguntas mas não entendo mto de tecnologias
@Aled
O app que citei é o Viber. Está disponível para celular, mas se procurar no google ou na loja de aplicativos do seu celular vai encontrar outros semelhantes.
Nossa, quatro anos? Meu Deus.... obrigado. E se a neta falecer nesse período, pois está muito idosa, perde-se o processo?
@FRANCISLOBO_1980
Se a conservatória tomar conhecimento, sim. O processo é extinto e arquivado. Tem um ditado antigo que diz: “Em boca fechada não entra mosquito.”
@FRANCISLOBO_1980, em tese, a conservatória sendo notificada do falecimento, o processo é encerrado, mas se ninguém avisar a tendência é concluir normalmente. Claro que tem o risco de pedirem prova de vida, mas aí não tem o que fazer. Importante aí é nunca transcrever esse óbito depois para evitar qualquer problema.
obrigado
Boa noite a todos. Estou com dificuldades no preenchimento do novo formularário 1D.
Quadro 1:
Documento de identificação: Outro:___ Posso escrever: RG?
Emitido por: _______ Posso abreviar para SESP-DF?
Quadro 3:
Outros documentos: Tenho mais de 3 documentos em anexo que não cabem na campo destinado. O que devo fazer? Posso imprimir outra folha?
Quadro 5:
Como conseguir os dados de SWIFT e IBAN?
Acredito que deva ter essa informação na agência bancária.