Necessário fazer Transcrição de casamento quando os Pais são divorciados?

Pessoal, preciso tirar uma dúvida, desd ejá agradçeo a boa vontade de todos no forum em responder as questões.

Situação:

Criança menor de idade com pais divorciados

Mãe portuguesa e Pai (declarante) Brasileiro

Para solicitar a cidadania da criança é necessário que a mãe faça a transcrição do casamento e do divorcio? para depois fazer a cidadania da criança?

Comentários

• Se a criança foi registrada no primeiro ano de vida, não precisa transcrever o casamento.

• Foi registrada no primeiro ano de vida, mas sempre li que se o portugues não fosse o declarante precisava transcrever o casamento e fiquei com essa duvida

• Isso vale para nascidos antes de 1978, quando teve uma mudançana legislação em Portugal, pra quem nasceu depois não precisa mais.

• editado August 12

Bom dia!

Estou fazendo o processo de cidadania para meu filho de 24 anos - 1C.

O declarante do nascimento dele foi o pai brasileiro com 1 semana de nascido.

Eu, a mãe portuguesa, tinha nome de casada a época. Meu nome hoje no CC e PEP é o de solteira.

Preciso fazer a transcrição de casamento com o pai dele para enviar junto com os documento do 1C?

• @Valeria_Peixoto

Em que ano seu filho nasceu?

• @ecoutinho

Meu filho nasceu em 2001

• @Valeria_Peixoto

Como ele nasceu depois de 1978, a princípio a transcrição não é necessária para o pedido dele pelo art 1c.

• @ecoutinho

Mesmo o meu nome sendo o de casada na época do nascimento e agora, em Portugal, meu nome é de solteira?

• @Valeria_Peixoto

A princípio a transcrição não é obrigatória, mas pode pegar um conservador mais rigoroso que exija. Pode mandar sem transcrever e fazer apenas se for exigido, ou pode mandar o processo dele e já transcrever em paralelo.

• Obrigada @ecoutinho !

Estou achando melhor fazer logo e enviar o 1C com tudo.

Não queria ficar com essa pendência de fazer um divórcio em Portugal. Caro e demorado!!

Mas, se é passivo de solicitarem, melhor fazer logo.

Obrigada.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.