Tempo médio para confirmação de recebimento da documentação pela Conservatória dos Registos Centrais

Olá a todos,

Enviei minha documentação para a Conservatória dos Registos Centrais por via postal (Correios Brasil), e ela foi recebida pela Conservatória no dia 21 de maio de 2025, conforme confirmado pelo rastreamento (código EB120773639BR).

Desde então, recebi apenas um e-mail automático, mas sem qualquer informação concreta sobre o andamento do processo ou um número de processo para acompanhamento. Esse e-mail está em anexo para referência.

Enviei posteriormente uma nova mensagem solicitando essas informações, mas ainda não obtive resposta.

Gostaria de saber, com base na experiência de outros membros do grupo:

• Qual é, em média, o tempo que a Conservatória dos Registos Centrais leva para confirmar o recebimento da documentação e atribuir o número de processo?
  • Eles costumam enviar o número do processo por e-mail de forma automática, ou é necessário insistir em novo contato?
  • Alguém que teve a documentação recebida pela Conservatória em maio já recebeu algum retorno mais específico?

Agradeço desde já pela atenção e por qualquer informação que puderem compartilhar!

Comentários

• Estão enviando as senhas de outubro do ano passado, ou seja, estão demorando na faixa de 8 meses. Envio é automático mesmo.

• Enviei o pedido de nacionalidade de meu filho e minha esposa, juntos, pela DHL, e foi recebido na conservatória do registo central em lisboa em 20 de junho de 2025.

Ainda não recebi nenhum email de confirmação muito menos os números de acesso para o acompanhamento.

Sabem dizer se é normal não receber este email automático conforme mencionado pelo autor dessa postagem?

Será que é isso mesmo, 8 MESES de espera para saber se tudo está correto ???

desde já agradeço aos moderadores e aos mais experientes que possam me auxiliar.

• @Roberto_Lima, normal, o primeiro e-mail que mandam é o que vem com a senha, mas não deve levar 8 meses não. Atualmente já passam de 9 meses e o tempo só aumenta...

Lisboa é o pior lugar para mandar processo de filho. Cônjuge não tem jeito, que só tramita lá mesmo.

• @Roberto_Lima

Será que é isso mesmo, 8 MESES de espera para saber se tudo está correto ???

Infelizmente é como o colega disse. Estão levando esse tempo todo mesmo apenas para entrar com os documentos no sistema e gerar a senha de acompanhamento. Apenas para alinhar suas expectativas: quando receber o email com o número de processo e senha não quer dizer que está tudo certo, quer dizer apenas que lançaram os documentos no sistema para análise lá na frente (uns 2 anos para filho menor e uns 4 anos para cônjuge). É péssimo, mas é a realidade na CRC Lisboa

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.