Certidão de batismo portuguesa - precisa retificar?
O meu bisavô português - João Diniz da Fonte - foi batizado em Vila Real e os sobrenomes/apelidos (Dinis da Fonte) de seu pai foram escritos pelo padre da época (1886) de forma estranha.
Solicitei ao Arquivo do Distrito de Vila Real para emitir a certidão e esta foi emitida com os sobrenomes/apelidos do pai dele como Denis da Fonte (com a letra "e" como se fosse Dênis) .
Já quando meu bisavô se casou no Brasil, ele assumiu os apelidos "Diniz da Fonte", com a letra "i" mesmo. Ao perguntar para o responsável do Arquivo de Vila Real, ele me disse que o que ele vê no registro original é "Dênis" com "e".
Desta forma, vai ser necessário eu retificar a certidão de batismo em Portugal? Se sim, como? Onde? Ou devo retificar todas as certidões do meu bisavô até mim para Dênis da Fonte?
Registro original
Na certidão emitida pelo Arquivo
Obrigado!
att,
Fabio Zimmerman
Comentários
@fabio193
Desta forma, vai ser necessário eu retificar a certidão de batismo em Portugal?Não. Para o processo de nacionalidade, Dênis e Denis são a mesma coisa e Diniz é apenas uma atualização ortográfica. Não há divergência. Além disso não se retifica documentos portugueses, principalmente documentos paroquiais anteriores a 1911. Se houvesse realmente uma divergência se corrigiram os documentos brasileiros para que refletissem os documentos mais antigos (os portugueses).
Se sim, como? Onde? Ou devo retificar todas as certidões do meu bisavô até mim para Dênis da Fonte?
Não precisa fazer nada. Junte a documentação para o pedido de nacionalidade normalmente.