Pedido de visto antes do casamento

Eu sou uma cidadã brasileira nata, a residir no Brasil. Meu noivo é um cidadão português nato, a residir em Portugal. Pretendo ir morar em Portugal no ano início de 2026. Nosso plano é: assim que eu chegar, nos casarmos no civil. (Não somente para garantir a minha estabilidade, mas também por desejarmos constituir nossa família.) 

E as dúvidas seriam: 

Vocês acham que entrar como turista, casar lá e solicitar a documento estando em solo lusitano seja apropriado? 

Ou dariam entrada no visto aqui do Brasil? Se sim, qual visto mais indicado para entrar no país nesta situação? Existe algum regime jurídico que o assegure o direito de que eu possa, como futura esposa, ter a entrada, bem como a residência, garantidas? 

Quero fazer tudo da forma mais legal possível, para não vir a ter quaisquer tipo de empecilho no futuro.

Comentários

• @Siqra não há visto para futura esposa-noiva.No atual momento a melhor opção seria casar no Brasil e transcrever o casamento em Portugal e já chegar lá com o casamento transcrito.Dessa forma vc já chega no País como esposa de cidadão Portugues,ainda assim a burocracia é grande.

• editado August 5

@Siqra

Não há um visto para isso, você teria que entrar como turista, se casar e depois pedir um cartão de residência como cônjuge de português. Os problemas/dificuldades em fazer dessa forma são:

• Como vai entrar como turista, precisará apresentar na imigração passagem de retorno, reserva de hotel, seguro saúde etc
    • Quando for pedir seu cartão de residência com um casamento celebrado há poucas semanas provavelmente a AIMA vai querer checar se não se trata de um casamento de conveniência. Se o casamento for real, isso não será um impeditivo apenas um desconforto pois terão que responder a perguntas inconvenientes e eventualmente comprovar que o casal realmente tem um relacionamento.

Concordo com @guedesmarcia . A melhor opção é casar ainda estando no Brasil, transcrever o casamento (pode ser no consulado do RJ que é rápido para transcrição) e entrar em Portugal com o casamento transcrito. Com isso você entra em Portugal já como cônjuge e não precisará apresentar passagem de volta etc. Como o casamento será muito recente (menos de 1 ano) pode ser que ainda haja algum questionamento na AIMA quando for pedir o seu cartão de residência, mas é só questão de demonstrar que realmente há um relacionamento e que vivem juntos como uma família (coisas como conta conjunta, contas de luz, aluguel no nome de ambos ou de cada um mostrando que tem o mesmo endereço etc).

Não esqueçam de ao se casarem no Brasil transcreverem o casamento em Portugal ou se decidirem casar em Portugal transcrever o casamento no Brasil. É importante para garantir os direitos de cada cônjuge no país do outro.

• Obrigada pelo retorno, @guedesmarcia e @ecoutinho!

Foi muito esclarecedor, @ecoutinho, nos deu uma certa segurança de algumas informações que já havíamos visto.

Eu tentei contato com o VSFGLOBAL, mas eles não respondem de forma alguma. Meu plano era entrar com visto de procura de trabalho, só para ter certeza que não haveria problemas na entrada, entretanto as coisas mudaram do dia para a noite.

Ir como turista, para mim, não seria um problema, tendo em vista que meu noivo me faria uma carta convite e a perda do dinheiro passagem e/ou seguro é só um pormenor. E comprovar nosso relacionamento menos ainda, visto que estamos juntos há quase 2 anos. Eu já fui em PT, ele já veio ao BR. Namoramos, noivamos e, em breve, casaremos. 🙏🏻

Cogitamos até casar por procuração, porém não decidimos o que fazer ainda. 🥲

• @Siqra

Eu tentei contato com o VSFGLOBAL, mas eles não respondem de forma alguma. Meu plano era entrar com visto de procura de trabalho, só para ter certeza que não haveria problemas na entrada, entretanto as coisas mudaram do dia para a noite.

Sinceramente, na minha opinião esse visto de procura de trabalho não tem muita serventia. Mesmo que vc consiga um, quando for procurar emprego vai ter dificuldade em encontrar um empregador disposto a te contratar legalmente pelos custos e burocracia de regularizar seu visto. Melhor fazer o caminho garantido: espera alguns meses para obter o cartão de residência e aí procura emprego já como residente legal.

Cogitamos até casar por procuração, porém não decidimos o que fazer ainda. 

Não recomendo... Casamento por procuração é a primeira coisa que faz acender a "luzinha amarela" da fiscalização. Como disse antes, como é um relacionamento real, no final vocês vão conseguir demonstrar que não há problema, mas vai ser inconveniente, pode causar atrasos na liberação do seu cartão de residência, dar dor de cabeça etc...

Se eu estivesse na mesma situação, provavelmente o que eu faria seria casar no Brasil (com a presença do português, nada de casamento por procuração), transcrever o casamento no consulado do RJ e ir para Portugal com o casamento transcrito.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.