Duvidas inicio do processo formulario 1C

Boa noite pesquisei minha duvida e nao encontrei no forum poderiam me ajudar por favor. Estou iniciando o processo de preenchimento do formulario 1C (sou filho de portugues).

1 - QUADRO 2 - DECLARAÇOES - minha duvida é em relaçao ao qual numero de assento a preencher visto que na certidao de nascimento do meu pai consta:

Assento de Nascimento 559/2015, Conservatória do Registo Civil de Vila do Conde

Cota : Informatização do assento nº 223/1945, lavrado em 06/03/1945, na Conservatória da Póvoa deVarzim - 2015-03-03

Qual numero de assento devo colocar, o 223/1945 (nascimento dele) ou de 559/2015 data da digitalização?!


2- QUADRO - 5 - RESTITUIÇÃO: eles devolvem o valor pago em caso de algo errado? devo inserir meus dadods bancarios ou posso deixar de preencher?!


e ultima duvida, serã que posso enviar direto para o balcão de nacionalidade de Vila do Conde onde consta o registro de meu pai? Este Conservatorio consta como balcao de nacionalidade ou tem que ser no Porto mesmo?

Grato pela ajuda.

Comentários

  • editado August 5

    @Angsrossi

    1 - QUADRO 2 - DECLARAÇOES - minha duvida é em relaçao ao qual numero de assento a preencher visto que na certidao de nascimento do meu pai consta:

    Marque X em "pai português", deixe o restante desse quadro em branco e mande uma cópia simples do assento de nascimento do português.

    2- QUADRO - 5 - RESTITUIÇÃO: eles devolvem o valor pago em caso de algo errado? devo inserir meus dadods bancarios ou posso deixar de preencher?!

    Só restituem parte do valor em caso de desistência do processo e só se for em um banco português. Se não tiver conta em banco em Portugal deixe em branco.

    serã que posso enviar direto para o balcão de nacionalidade de Vila do Conde onde consta o registro de meu pai? Este Conservatorio consta como balcao de nacionalidade ou tem que ser no Porto mesmo?

    Poder pode, mas para que fazer isso? Não vejo vantagem alguma ou motivo prático. O ACP é uma conservatória grande com vários conservadores e justamente por isso é bastante confiável. Faz um processo de filho consistentemente em 1 ano (aproximadamente). Outras conservatórias menores (como Vila do Conde) têm uma equipe reduzida e qualquer mudança (um conservador que se aposentou, saiu de férias ou pediu transferência para outro lugar) pode fazer seu processo ficar parado por tempo indefinido ou ser redistribuído para outro lugar (como Lisboa). Costumo dizer que conservatórias pequenas do interior são como o "Jogo do Tigrinho" sempre vai ter uma história de um felizardo que conseguiu um processo aprovado em 6 meses, o problema é que quando for a sua vez provavelmente vai surgir algum imprevisto e aí seu processo pode levar um tempo imprevisível.

    Se fosse meu processo, mandaria para o ACP (por sinal foi o que fiz e em 11 meses estava com meu assento de nascimento em mãos).

  • @ecoutinho muito bom dia, agradeço os comentarios e opiniao, seguirei desta forma, mais uma vez muito obrigado.

  • @ecoutinho muito bom dia, agradeço os comentarios

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.