Dúvida sobre divergência de nomes (José Bernardo Xavier / José dos Anjos Xavier)
Olá, pessoal!
Minha mãe está com um processo de nacionalidade portuguesa em andamento, mas recentemente recebeu uma notificação da conservatória solicitando mais informações para comprovar a filiação, por conta de uma divergência no nome do meu avô.
O caso é o seguinte:
Meu avô nasceu José Bernardo Xavier, mas ao chegar ao Brasil, passou a ser conhecido como José dos Anjos Xavier. A gente não sabe exatamente como ou quando ocorreu essa mudança de nome.
Pesquisando na APESP, encontrei a lista de desembarque do navio em que ele veio com os pais e irmãos (em 1938), e nela consta o nome José dos Anjos Xavier, mas há uma rasura à mão em cima do nome dele, corrigindo para José Bernardo Xavier.
Já no Arquivo Nacional, achei o mesmo documento, mas sem a rasura — ou seja, com o nome "errado", José dos Anjos Xavier.
Na nossa cabeça, isso seria o suficiente para comprovar que se trata da mesma pessoa. Porém, ficamos na dúvida sobre como proceder com isso. Enviamos um e-mail para a conservatória explicando o caso e anexando os documentos, mas até agora não tivemos resposta — e o prazo está correndo.
Alguém aqui já passou por uma situação parecida?
Será que basta enviar esses dois documentos com uma carta explicativa?
Ou é necessário algum documento legal adicional?
Observações importantes:
- Alguns irmãos da minha mãe conseguiram a nacionalidade com uma carta escrita à próprio punho explicando a mudança de nome, e foi aceita.
- Essa mesma carta foi enviada pela minha mãe no início do processo, mas não foi aceita dessa vez.
- Tenho primos que já conseguiram a nacionalidade, e outros que estão com notificações praticamente idênticas à da minha mãe, mesmo sendo filhos de pessoas que já obtiveram a cidadania.
Agradeço muito se alguém puder compartilhar alguma experiência ou dica de como agir nesse tipo de situação. 🙏
Comentários
@xavierguilherme
Fica mais fácil ajudar se vc puder transcrever exatamente o que veio na primeira notificação, o que foi respondido e qual foi a comunicação da conservatória não aceitando a explicação. Pode omitir (ou borrar) detalhes pessoais como números de documentos, endereços etc
@xavierguilherme No nome da mãe não consta o Jesus?
@Nairolasai Não entendi sua pergunta
@xavierguilherme Desculpe, refazendo: No nome da mãe não consta o "dos Anjos"?
@ecoutinho Segue a notificação da conservatória. (não consegui enviar antes pois esqueci de recortar o número do processo na imagem.)
@Nairolasai Não. somente o Xavier