Dúvida sobre divergência de nomes (José Bernardo Xavier / José dos Anjos Xavier)

Olá, pessoal!

Minha mãe está com um processo de nacionalidade portuguesa em andamento, mas recentemente recebeu uma notificação da conservatória solicitando mais informações para comprovar a filiação, por conta de uma divergência no nome do meu avô.

O caso é o seguinte:

Meu avô nasceu José Bernardo Xavier, mas ao chegar ao Brasil, passou a ser conhecido como José dos Anjos Xavier. A gente não sabe exatamente como ou quando ocorreu essa mudança de nome.

Pesquisando na APESP, encontrei a lista de desembarque do navio em que ele veio com os pais e irmãos (em 1938), e nela consta o nome José dos Anjos Xavier, mas há uma rasura à mão em cima do nome dele, corrigindo para José Bernardo Xavier.

Já no Arquivo Nacional, achei o mesmo documento, mas sem a rasura — ou seja, com o nome "errado", José dos Anjos Xavier.

Na nossa cabeça, isso seria o suficiente para comprovar que se trata da mesma pessoa. Porém, ficamos na dúvida sobre como proceder com isso. Enviamos um e-mail para a conservatória explicando o caso e anexando os documentos, mas até agora não tivemos resposta — e o prazo está correndo.

Alguém aqui já passou por uma situação parecida?

Será que basta enviar esses dois documentos com uma carta explicativa?

Ou é necessário algum documento legal adicional?

Observações importantes:

  • Alguns irmãos da minha mãe conseguiram a nacionalidade com uma carta escrita à próprio punho explicando a mudança de nome, e foi aceita.
  • Essa mesma carta foi enviada pela minha mãe no início do processo, mas não foi aceita dessa vez.
  • Tenho primos que já conseguiram a nacionalidade, e outros que estão com notificações praticamente idênticas à da minha mãe, mesmo sendo filhos de pessoas que já obtiveram a cidadania.

Agradeço muito se alguém puder compartilhar alguma experiência ou dica de como agir nesse tipo de situação. 🙏

Comentários

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.