Dúvida sobre exigência
Olá , meu processo caiu em exigência e pediram para enviar cópia autenticada do registo do casamento ou de óbito do progenitor, para comprovar a fixação de nome do pai português, por efeito desse ato de registo civil.
No meu caso o português declarou o filho ao nascer e consta na certidão.
Essa exigência que eles estão pedindo é para fazer a transcrição de casamento ou é só para enviar uma cópia autenticada de inteiro teor da certidão de casamento?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@LuizaAraujo_
É para enviar exatamente o que está sendo pedido: cópia autenticada do registo do casamento ou de óbito do progenitor
Confira 3 vezes antes de enviar: se todos os nomes, datas, locais, estão idênticos aos dos documentos já apresentados.
boa sorte no seu processo!
@LuizaAraujo_ , acrescentando à sugestão do @eduardo_augusto- e peço que ele me corrija se eu estiver errado: como eles deram a opção de OU uma coisa OU outra, confira ambos os documentos (como disse o Eduardo) e veja se algum deles têm qualquer inconsistência que seja, por menor que for. Se tiver, mande o outro. Eles estão claramente querendo confirmar a existência da pessoa, e quanto menos divergências, melhor.
Entendo que o casamento é normalmente preferível (menor possibilidade de dados errados, documento gerado quando a própria pessoa estava presente, etc), mas se o casamento estiver com erros e o óbito não, creio que o óbito seja preferível.
Finalmente, a esposa deste progenitor não era portuguesa, correto? Se for, provavelmente vão querer a transcrição do casamento.
Bom Dia, @LuizaAraujo_ @Eduardo Augusto . Meu caso é parecido. O referido documento deve ser apresentado em cópia reprográfica ou digitada?
Obrigada!!
@Priscilanunes
Para pedido de nacionalidade use reprográfica e apostilada, sempre.