Procuro certidão de nascimento de Rosalina Ferreira – nascida por volta de 1879 na Ilha da Madeira

Olá a todos,

Estou em busca de qualquer documento oficial da minha bisavó, Rosalina Ferreira, que teria nascido por volta de 1879 na Ilha da Madeira.

Infelizmente, não sei a freguesia exata. Segundo relatos de familiares que conviveram com ela, ela nasceu em Madeira e veio para o Brasil ainda jovem, fugida de um casamento arranjado. Dizem que ela possuía filhos em Portugal, mas deixou tudo para recomeçar a vida aqui.

No Brasil, ela se casou, teve filhos e viveu até falecer — eu tenho apenas a certidão de óbito brasileira, mas ela contém pouquíssimas informações úteis para rastreio em Portugal.

Gostaria de saber se é possível localizar o registro de nascimento ou batismo dela em algum arquivo paroquial ou conservatória da Madeira. Também estou disposto a colaborar com mais dados, se puderem orientar como filtrar por nome em alguma freguesia.

Desde já, agradeço qualquer ajuda ou orientação!

Muito obrigado,

Oberdan Galdino

Abaixo certidão de nascimento de uma de suas filhas que era minha avó.

Comentários

• @oberdan_galdino ,

Há livros da Madeira disponíveis online (não necessariamente todos), e estão aqui:

https://tombo.pt/d/madeira

No entanto, somente com o nome dela e da mãe será impossível localizar o assento. São nomes muito comuns e, além de serem inúmeras freguesias espalhadas pelos conselhos da Madeira, não sabemos o nome do pai (ou se consta apenas o nome da mãe no batismo), o ano real de nascimento (talvez nem ela soubesse exatamente, isso era comum antigamente), e ainda há a possibilidade, dado o relato de uma viagem para escapar de um casamento forçado, de que ela tenha alterado informações propositalmente. Mesmo que achemos uma Rosalina filha de Thereza Ferreira, haverá grande chance de ser uma homônima.

O ideal, claro, seria freguesia, filiação e data de nascimento/batismo, mas isso é normalmente utopia. O objetivo, entretanto, é diminuir ao máximo essa área (temporal e física) de busca e, pra isso, seria preciso ter (bem) mais informações. Coisas que PODEM (ou não) ajudar:

• Chegada ao Brasil (por que porto, em que navio, em que data) para ver se há mais informações nos documentos de chegada como, por exemplo, em que freguesia ela nasceu
    • Tentar uma busca no Arquivo Nacional (mas, somente com estes dados, não sei se será possível), e o AN possui mais documentos de imigrantes para o Rio de Janeiro, o que não parece ser o caso
    • Vasculhar todas as caixas de documentos antigos possíveis para ver se encontra qualquer peça de informação que possa auxiliar

Vamos ver se algum outro colega tem alguma sugestão.

• @oberdan_galdino

Além das sugestões do colega, acrescentaria isso:

Buscar o casamento de Rosalina Ferreira (em MG?) para ter melhores dados sobre sua idade, filiação. nome ao casar, ver se há alguma menção ao casamento anterior etc. Além de pedir o casamento em si, não deixe de pedir ao cartório para desarquivar a "habilitação do casamento". Isso é o processo onde os noivos apresentam documentos (ou fazem declarações) para provar que estão habilitados a casar.

Você já construiu a árvore da família no Family Search? É grátis.

Mas é importante "rechear" a árvore com o maior número possível de dados. Nomes e todas datas de nascimento (ano já ajuda), casamento e óbito que souber do bisavô, avô, seus tios, cônjuges, irmãos dessas pessoas etc. Quanto mais, melhor. O sistema do FS usa esses dados para tentar achar documentos de algum deles já indexados e também outras árvores que algum parente distante já possa ter feito. O sistema vai aprendendo a tentar achar essas conexões conforme mais dados são inseridos.

Depois, se quiser, deixe o link para a árvore "recheada" aqui que ajuda o pessoal a procurar algo. Pode haver detalhes nos documentos lá que você não percebeu e alguém note e isso leva a pistas para aprofundar a pesquisa.

• andrelasandrelas Beta
    editado July 29

@oberdan_galdino @CarlosASP , uma coisa que percebi é que o sobrenome do marido (e do pai dele) também é "Ferreira". Salvo uma (razoavelmente interessante) coincidência, pode ser que o sobrenome de solteira dela nem seja Ferreira, e ela tenha "adotado" esse sobrenome para ela mesma e para a mãe, o que tornaria ainda mais complicado avançar sem ao menos algum outro documento de Portugal que nos dê um norte.

Uma coisa que, como último recurso e se tudo o mais falhar, pode ser tentada (com ENORME chance de não dar em nada) seria fazer um destes testes estilo Family Finder de DNA, de preferência com uma empresa que tenha um grande número de clientes de Portugal. Quanto mais próxima for a geração da pessoa testada, maior a chance de matches relevantes. Por exemplo, se sua avó (filha dela) for viva, 50% do DNA dela veio da mãe (sua bisavó) e a chance de bons matches é bem maior; se for testar sua mãe, cai para 25% do DNA e diminui bastante esta chance, etc.

Mas, com MUITA sorte, pode ser que se tenha um grande numero de matches numa pequena região da Madeira, o que ajudaria a limitar a área geográfica da busca, ou até mesmo se encontre um match altamente relevante como um primo em primeiro grau, que permitiria praticamente isolar a família de onde ela veio. Por outro lado, somente com o nome dela e da mãe continuaríamos com o mesmo problema. Isso só ajuda se conseguirmos, por outros meios, ter dados mais confiáveis sobre nome dela, dos pais, e data aproximada de nascimento, não só para facilitar a busca mas também porque será preciso provar ao conservador que se trata da mesma pessoa, e testes de DNA não servem para isso. Além disso, claro, é preciso considerar custo e todas as questões envolvidas num teste de DNA como este (privacidade, segurança do DNA nas mãos da empresa, etc). NÃO estou recomendando, estou apenas levantando a hipótese em caso de impossibilidade de progresso por outro caminho.

• @andrelas

Também notei o Ferreira no nome do marido e da mãe dela nesse registro.

Mas acho melhor esperar ver o que consta no casamento dela com Joao Luiz.

Já vi muitos registros de nascimento BR com os nomes dos avós muito "chutados" - especialmente se for dos sogros do declarante (que tendia a ser o pai e não a mãe da criança). Na minha família mesmo tive que retificar nomes de avós do registrado por isso.

Como no óbito nem consta o nome dos pais de Rosalina, fica difícil saber de antemão qual era realmente o nome de "solteira" dela. E ainda tem a "complicação" de que, aparentemente (segundo história da família). ela já teria casado em PT - podendo ou não ela ter mudado de nome com isso.

• @oberdan_galdino A informação do nascimento na Ilha da Madeira veio de onde?

Como nada foi encontrado nos registros da Madeira, lanço uma nova hipótese de que ela tenha nascido no Porto pois no FS existe uma árvore da família nesse Distrito com todos os dados que vc colocou, inclusive com o nome da filha, Maria Aparecida Ferreira, o local e data de falecimento da Rosalina:

https://www.familysearch.org/pt/tree/pedigree/landscape/G2JC-XY3

Na árvore são indicados os pais da Rosalina: João José Ferreira e Thereza Ferreira (ou Thereza de Jesus)

O João José Ferreira possui 2 fontes lançadas no FS:

1- O casamento da filha Emília, em 1884, na Freguesia de Lordelo de Ouro, Porto, indicando o nascimento dela em 1862. Pesquisando vimos que realmente existe um registro de nascimento de uma Emíla neste local em 23/02/1862 (posteriormente cancelado por uma averbação).

https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/974e7027d7ff4842a451a8ba93313db8?isRepresentation=false&selectedFile=61899598&fileType=IMAGE

2 - A segunda fonte seria o casamento de uma Rosalina Ferreira,em 8/9/1901, filha de João Ferreira (não tem o José) e Thereza de Jesus, mas com uma pessoa chamada José Antônio na Freguesia de Cedofeita. Localizei o registro de batismo desta Rosalina em Cedofeita em 18/03/1877, mas existe uma transcrição de que morreu em Portugal em 1956 . https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/1a6301e9a0054c3191f318ed8684b028?isRepresentation=false&selectedFile=61860688&fileType=IMAGE . Acredito que possa ter havido uma anexação errada e esta não seja a Rosalina que procuramos.

Minha sugestão diante das circunstâncias seria folhear os livros da Freguesia de Lordelo de Ouro começando pelo ano 1879. https://tombo.pt/f/prt06

Coloco aqui esses novos dados para que algum outro colaborador do Fórum ( @CarlosASP @andrelas .....)avalie esses pontos e tb possa encontrar novos caminhos mais claros.

• @Nairolasai consegue achar esse registro para gente ver se ela se casou e morreu em Portugal?

https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:F274-Z2L?lang=pt

• NairolasaiNairolasai Member
    editado July 30

@PH86 Segue o arquivo: https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/6020f0caaa9249d5a1f2e3cf110fa5be?isRepresentation=false&selectedFile=54981965&fileType=IMAGE

Rosalina, filha de Thereza. Avós maternos: Joaquim Ferreira e Maria das Dores

Existe uma observação ao lado do registro que só consegui identificar a palavra "morreo", forma antiga de se escrever morreu.

• andrelasandrelas Beta
    editado July 30

@Nairolasai @PH86 , à margem está escrito:

No 8

Banho (é o "lugar", vide aqui: https://turismodocentro.pt/poi/centro-termal-de-sao-pedro-do-sul/ )

Rosalina filha

natural de

Thereza solteira

Baptizada a 11 d'Abril

de 1872

Morreo

Tem também um texto escrito de lado (na vertical) que ME PARECE ser "Aqui no" e depois ou "rol" ou "vol" , a letra e, e algo que não sei se é o número 80

• @Nairolasai @andrelas Que pena foi o registro que mais perto chegou, mas eu também pensei em outro problema a mãe teria 56 anos quando a Maria Aparecida nasceu em 1928. Eu pedi para ver registro só por desencargo de consciência..

• Prezados,

Gostaria de agradecer sinceramente a todos pelo empenho e dedicação nas buscas que temos feito até agora. Sei o quanto cada um tem se esforçado e valorizo muito isso.

Se me permitem, queria pedir mais um favor: vocês são realmente muito bons em localizar documentos e registros, e talvez possam me ajudar em mais uma etapa importante.

Estou tentando encontrar algum registro de casamento entre Rosalina Ferreira e João Luiz Ferreira. No entanto, em uma das certidões de nascimento do primeiro neto deles (meu tio), o nome do João Luiz aparece como João Luiz de Oliveira — o que pode ser uma variação ou o nome correto.

O casal teve o primeiro filho em 1913, na cidade de Cássia, Minas Gerais, mas familiares antigos me disseram que o casamento deles teria ocorrido em Ribeirão Preto, São Paulo — o que ainda não conseguimos confirmar com certeza.

Se conseguirmos localizar esse registro de casamento aqui no Brasil, há uma boa chance de que ele contenha os nomes dos pais da Rosalina Ferreira, o que seria um grande avanço na nossa árvore genealógica.

Desde já, muito obrigado a todos pela atenção e apoio contínuo!

Filhos deles nascidos no Brasil:

• Estou muito agradecido a todos:

@andrelas , @CarlosASP, @Nairolasai

• Muito obrigado também:

@PH86

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.