Forma de pagamento

Boa noite,

Perdoem-me se a pergunta ja foi postada, mas nao consegui encontrar aqui no forum.

Ha muitos anos atras quando fiz o meu processo, eu paguei o vale postal de 175 euros, e coloquei o comprovante de pagamento dentro do envelope com o processo e enviei para Portugal.

Parece que mudaram a forma de pagamento. Ja li alguem dizer que so atraves de link, outros dizem que e por transferencia bancaria, e o formulario Modelo 3 (coloquei ai abaixo) fala ate em cheque. Qual a melhor forma, rapida e eficaz de efetuar o pagamento para processo de aquisicao pela via casamento?

Obrigado! (depois de mais de 8 anos estou aqui de novo e precisando me atualizar 😅)

Comentários

• @Renato Nunes Gomes siga o que está nos guias. Atualmente a melhor forma é pagar com cartão de crédito.

• @LeoSantos Eu encontrei nos guias o seguinte link para a forma de pagamento: IRN - Pagamento Visa/MasterCard

A minha dificuldade agora esta em como preencher essa opcao no formulario, pois so mostra as opcoes de cheque e de "restituicao", o que acredito que seria debito em conta? Mas se pagarmos pelo link, teriamos ainda de incluir dados bancarios?

• @Renato Nunes Gomes após efetuar o pagamento, você deve receber no e-mail que informou uma via do formulário que contém um código do pagamento. Utilize este formulário de preferência. Não precisa preencher a parte que fala de cheque. Apenas mande junto com o pedido o recibo que vai receber por e-mail também.

A parte de restituição é para caso tenham que devolver o dinheiro, pode preencher, porém só aceitam contas bancárias portuguesas, caso não tenha, deixe em branco.

• @LeoSantos Há uma opção no formulário para contas bancárias domiciliadas no estrangeiro, sendo possível preencher o Swift e o IBAN. Dessa forma, assinalando essa opção, entendo que contas fora de Portugal também são aceitas, não?

• @GabrielBGaspar até onde sei, somente aceitam contas portuguesas. Tem notícia de alguém que já conseguiu com conta estrangeira? Quem sabe os demais colegas saibam.

• @LeoSantos Na verdade não tenho nenhuma notícia também. Estou em processo de enviar o formulário e topei com essa mesma dúvida. Mas se for o caso de aceitar somente contas em bancos portugueses, na minha cabeça não faz muito sentido darem a opção de preencher uma conta domiciliada no exterior.

De qualquer forma, será que corre o risco de algum indeferimento por essa informação vir preenchida? Eu preenchi com os meus dados bancários e pretendia autenticar essa semana

• editado July 29

@GabrielBGaspar

Há uma opção no formulário para contas bancárias domiciliadas no estrangeiro, sendo possível preencher o Swift e o IBAN. 

Essa opção é apenas para restituição de valores e só aceitam contas domiciliadas em PT.

Mas se for o caso de aceitar somente contas em bancos portugueses, na minha cabeça não faz muito sentido darem a opção de preencher uma conta domiciliada no exterior.

Na Europa normalmente se usa o IBAN e Swift mesmo para transferências dentro do mesmo país, não apenas para transferências internacionais. Se usa o IBAN por aqui da mesma forma que se usava o número do banco, agência e conta para transferir dinheiro no Brasil antes de existir o PIX

De qualquer forma, será que corre o risco de algum indeferimento por essa informação vir preenchida? Eu preenchi com os meus dados bancários e pretendia autenticar essa semana

Não vão indeferir por isso, só não vão conseguir restituir algum dinheiro por essa conta se precisarem, mas pague via cartão pelo site antes de postar os documentos no correio, se mandar os documentos sem pagar a taxa antes provavelmente nem vão criar o número de processo no sistema.

• @eduardo_augusto Obrigado pelo esclarecimento!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.