Acompanhamento do processo

Encaminhei o processo por apensação do meu marido Neto de Português.

Encaminhei o processo com todos os documentos de nascimento, casamento e óbito dos avós portugueses com as devidas transcrições feitas em Portugal.

Encaminhei os documentos solicitados conforme informações colhidas aqui no Fórum e no site do IRN. Mandei o documentos de mais 4 irmãos (netos de portugues) e também dos pais falecidos.

Mandei via DHL no dia 05/03/2025 e foi recebido no dia 27/03/2025, até hoje não recebemos nenhum e-mail com a senha, hoje mandei um e-mail para registos.centrais@irn.mj.pt e obtive uma resposta automática com o codigo de procedimento administartivo e não entendi.

Em qual situação eu me encaixaria? Alguém pode me ajudar a entender?

cópia do email

Junho de 2025

Comentários

• editado July 28

@Sandra_reis

1o ponto - Não se preocupe em não ter recebido a senha de acompanhamento. Lisboa está mandando agora as senhas dos processos que chegaram lá em novembro/2024. Ainda vai demorar um pouco p vc receber as senhas.

2 - O caso do seu marido e irmãos se enquadra no artigo 1o, número 1, alínea d (netos) maiores. Essa tabela indica que em junho de 2025 eles estavam analisando processos desse tipo que chegaram lá na segunda quinzena de junho de 2021, ou seja, ainda vai demorar para chegar no do seu marido.

• @ecoutinho muito obrigada pelos esclarecimentos.

No dia 09/10/25 uma das irmãs recebeu um e-mail dizendo que estava faltando a certidão de nascimento dos Pais e dos avós (portugueses). Foi enviada no processo, como eu disse de apensação. Acho que o dela se perdeu no caminho.

Alguém sabe me esclarecer uma dúvida:

Eles pediram as certidões dos avós portugueses, eu tenho mais cópias por aqui, (originais) que pedi a mais, só que elas foram emitidas em Julho de 2024. Tenho que pedir novamente com data atualizada?

É possível pedir mais tempo apra eles, pois se pedirmos agora, leva tempo até chegar no Brasil e depois mais tempo para enviar à Conservatória.

• @Sandra_reis

Eles pediram as certidões dos avós portugueses, eu tenho mais cópias por aqui, (originais) que pedi a mais, só que elas foram emitidas em Julho de 2024. Tenho que pedir novamente com data atualizada?

Se forem certidões originais emitidas pelo arquivo distrital (ou cópia simples do civil online) pode usar sem problema.

É possível pedir mais tempo apra eles, pois se pedirmos agora, leva tempo até chegar no Brasil e depois mais tempo para enviar à Conservatória.

Sim, dá para pedir sem problemas mas entendo que você já tem o que é necessário então é só colocar no correio.

• @ecoutinho muito obrigada pelos esclarecimentos.

No dia 09/10/25 uma das irmãs recebeu um e-mail dizendo que estava faltando a certidão de nascimento dos Pais e dos avós (portugueses). Foi enviada no processo, como eu disse de apensação. Acho que o dela se perdeu no caminho.

Alguém sabe me esclarecer uma dúvida:

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.