Certidão de Nascimento Inteiro Teor Digitada - Dúvida quanto a necessidade
Pessoal, recentemente terminei de juntar a documentação necessária para iniciar o processo de neto, todavia, a certidão de nascimento do filho do português está com alguns trechos um pouco ilegíveis ( se eu não consigo ler imagino que o conservador menos ainda). Trechos como o nome completo, data de nascimento e o nome do pai (português), declarante do nascimento, estão legíveis.
Seria recomendável então mandar uma certidão de inteiro teor digitada para facilitar a leitura? Se sim, essa certidão também precisaria ser apostilada?
Grato pela ajuda!
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@GabrielBGaspar
trechos um pouco ilegíveis ( se eu não consigo ler imagino que o conservador menos ainda).Você não consegue ler por conta da caligrafia ou o documento original está degradado?
Seria recomendável então mandar uma certidão de inteiro teor digitada para facilitar a leitura?Eu só mandaria se a reprográfica realmente estivesse realmente impossível de ler. E conferiria a certidão digitada umas 3 vezes antes de mandar. Precisa tomar muito cuidado pois o cartório pode introduzir erros que não estão na original e depois isso te atrapalhar.
Eu já peguei erros grotescos de digitação nessas certidões de inteiro teor, por exemplo minha primeira esposa constava com data de nascimento de 972, quando deveria ser 1972. Só peguei na hora de fechar o envelope, e já tinha conferido umas 2x.
Se sim, essa certidão também precisaria ser apostilada?Sim.
@ecoutinho Puramente pela caligrafia! O documento em si está bem conservado. Como mencionei, os trechos de filiação e data de nascimento estão legíveis, mas não da pra ler muito mais que isso ahhaha. Pensei que talvez os conservadores poderiam se encanar com isso
@GabrielBGaspar
Puramente pela caligrafia! O documento em si está bem conservado. Como mencionei, os trechos de filiação e data de nascimento estão legíveis, mas não da pra ler muito mais que isso ahhaha. Pensei que talvez os conservadores poderiam se encanar com isso
Eles que lutem... São treinados em paleografia, pode ter certeza que vão conseguir ler tudo, fazem isso o dia inteiro... Já o assistente que trabalha no cartório do cartório não, vai fazer isso provavelmente ao mesmo tempo que duas outras coisas e com cuidado algum. A chance de digitar uma bobagem (uma data errada ou trocar um nome) e com isso, ao tentar facilitar a vida do conservador vc vai acabar atrapalhando seu processo.
@ecoutinho Faz sentido! Vou enviar somente a cópia reprográfica. Se cair em exigência la na frente eu envio a digitada.
Obrigado pela ajuda!