Como encontrar uma certidão de nascimento no RJ sem saber o cartório?
Existe a possibilidade da certidão de casamento informar que uma pessoa é natural de um município, sendo que ela foi registrada em outro? Estou com essa dúvida pois tenho a certidão de casamento da minha mãe, Edineia da Silveira Alves, nome de solteira, nascida em casa em 14/06/1961, Duque de Caxias - RJ, segundo a certidão de casamento dela. Pais: Sebastião Manoel Alves e Dila da Silveira Alves. Avós: Raphael Souza da Silveira e Mercedes Madeira da Silveira. Porém, já fiz busca em TODOS os cartórios de Duque de Caxias, mas fui informada de que não estava lá. Os documentos dos irmãos da minha mãe estão em Duque de Caxias. Porém, como a madrinha da minha mãe morava no Rio de Janeiro Capital, pode ser que ela a tenha registrado em outro local fora do município de Duque de Caxias. No entanto, eu também já fiz busca em alguns cartórios próximos onde a madrinha dela morava e também não encontrei... Alguém poderia me ajudar?
Comentários
@LauraSlima , antigamente tudo era possível, infelizmente. Não havia muito controle, até pela falta de informatização (era tudo em papel, não tinha como consultar o outro cartório pra ver se era verdade, etc). Tenho uma prima nascida na década de 80 e que tinha duas certidões de nascimento, com seis anos de intervalo. Para fazermos a cidadania dela, precisamos abrir um processo para cancelar uma delas...
Dito isso, o que a certidão de casamento informa, pelo que você escreveu acima, é que ela NASCEU em casa, e não que foi REGISTRADA naquela região. Concordo que o lógico seria este (se ela nasceu em casa, ia-se até o cartório mais próximo registrar), mas isso não é garantido. Ela pode ainda ter sido registrada fora do prazo (era de três dias, se não me engano), e o registro dela pode estar num desses cartórios, mas em uma data completamente diferente, tipo um ou dois anos depois - isso não é usual, mas não é impossível.
Sei que nada disso são boas noticias, mas é só pra você saber que infelizmente pode ser mais complexo do que parece.
Ainda há alguém vivo que possa ter memória disso? Sua mãe, se ainda for viva, não teria em alguma pasta perdida a certidão de nascimento dela? Será que no cartório do casamento eles não teriam o processo de habilitação dela para o casamento, onde pode estar a certidão de nascimento? No DETRAN não teriam essa informação, caso ela tenha tido carteira de motorista? Na própria identidade dela não estaria escrito onde estaria o documento dela? Se ela casou na Igreja, a Igreja não teria essa informação? Ou mesmo no batismo dela, caso tenha sido batizada?
@LauraSlima
Você mencionou que os irmãos foram registrados em Duque de Caxias. Pode conferir quanto tempo depois do nascimento cada registro foi feito. Isso para ter uma ideia se a família em geral registrava as crianças rapidamente - ou, como o colega mencionou, se pode ser um caso de registro tardio.
Registros tardios, infelizmente, são mais difíceis de achar, pois pode ter sido feito até anos depois do nascimento da criança. Tem gente que se auto registrava na véspera de casar, pois tinha passado a vida inteira sem "existir" formalmente. Isso era mais comum em áreas rurais, mais longínquas de cartórios, entre família mais humildes e/ou que não tinham acesso a escolas para mandar os filhos estudar.
Se os irmãos foram registrados tardiamente, poderia ser o caso de ampliar o período de busca que pediu nesses cartórios de Duque de Caxias para o de sua mãe. Em geral, cartórios buscam por x anos - e cobram mais por buscas em períodos mais longos, pois dá mais trabalho.
Sua mãe estudou onde? Pode tentar na escola, pois para matricular a criança era preciso alguma documentação. Veja se eles ainda tem o arquivo da época. Muita gente achou certidões de nascimento assim.