Menor (15a) filho de portuguesa não casada - conservatória pedindo cópia autenticada de RG do pai
andrelas
Beta
Prezados, minha irmã (já portuguesa, processo finalizado há alguns meses) deu entrada na cidadania do filho (que tinha 14 anos e agora tem 15). Ela nunca se casou e é inclusive separada de fato do pai da criança. Enviamos todos os documentos pertinentes, mas agora a conservatória solicitou uma cópia autenticada e apostilada do documento de identidade do pai (que não é português e, como disse, não é casado com minha irmã, mas é o declarante do nascimento da "criança").
Já estou providenciando, mas fiquei curioso: isso é comum, considerando que minha irmã é a portuguesa e não ele, e não é casada? Algum palpite do porquê?
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@andrelas
Sim, é o normal... Como ambos os pais são representantes legais do menor ambos assinam o formulário e é necessário apresentar cópia notarizada (nesse caso autenticada e apostilada) do documento de identidade de ambos.
Com um dos meus sobrinhos, por exemplo, foi semelhante: o pai (meu irmão) é o português e declarante, vive em união estável com a mãe (ambos tem como estado civil solteiros), mas como ambos assinam pelo filho foi preciso mandar o RG dos dois. Na verdade como meu sobrinho é maior de 14 anos (tinha 17 quando entramos com o processo) foi necessário também mandar o RG do menor.
@ecoutinho , obrigado! Pelo menos esse pedido sinaliza que o processo está na reta final. Enviando o RG, creio que em um mês termine.
@andrelas
Sim, quando chega nesse ponto é pq já analisaram e apenas precisam desse documento para completar o checklist e finalizar. Imagino que tenha enviado para o ACP, geralmente entre 4 e 6 meses eles aprovam um processo de menor de idade.
@ecoutinho , está no ACP sim, mas foi iniciado não tem dois meses (recebemos a senha em 23/04). Será que a coisa acelerou? 🙂 Foi dada entrada diretamente lá (advogados). Mesmo que eles tenham demorado um pouco para me passar a senha, não pode ter sido muito antes disso. O assento retificado da minha irmã só ficou pronto dia 5/5. Creio que, na hipótese mais longínqua, o processo foi iniciado de meados de maio em diante.
@andrelas
Espero que sim, mas confesso que acho mais provável que tenham dado pela falta do RG do pai na triagem dos oficiais de registos, na hora de atribuir número de processo e gerar a senha. De qualquer forma, antes do final do ano ele já deve estar com o assento.
@ecoutinho , o número do processo eu já tenho desde 23/04. Senha eles (o escritório) disseram que não tinha neste caso, e alguém (foi voce?) confirmou aqui no forum que, a depender do caso, para processo de filhos menores não tem senha. Recebi a notificação via escritório.
Vamos ver, Encerrando aviso aqui quanto tempo levou.
@andrelas
confirmou aqui no forum que, a depender do caso, para processo de filhos menores não tem senha.Tem sim 😂😂 Pelo menos todos que vi até o momento tinham. Os que geralmente não têm senha são os que são por inscrição (os de consulado e parte dos feitos presencialmente no balcão da conservatória).
Vamos ficar na torcida! Se entrou em abril é um bom sinal. Deve terminar antes de outubro.