Certidão de Nascimento Digitada - 1C filho Maior

Minha irmã deu entrada no processo 1C filho maior dela em Março de 2022, presencialmente pela Loja de Cidadão de Odivelas, e este processo foi encaminhado pro CRC Lisboa.

Na época ela entregou a Certidão de Inteiro Teor de Nascimento digitada. Eu não sei se ela fez besteira, ou se nessa época podia entregar a digitada, em vez da reprográfica. Alguém aqui poderia me informar?

E se tiver sido um erro, o que fazer? Esperar cair em Exigência?

Comentários

• @daniel04

Melhor esperar cair em exigência. 99% de chance de isso acontecer, mas vai que eles detectam que precisa de alguma outra coisa também? Pelo menos aí você faz apenas 1 envio.

Depois que manda o processo, não adianta ficar se preocupando. É deixar rolar e ver o que acontece.

• @eduardo_augusto Pois é. Eu disse isso pra ela também. Espero que quando caia em exigência, se resolva rapidamente, porque ela tá morando lá em Portugal no visto de trabalho, e é uma merda ter que lidar com a AIMA, por isso ela precisa que termine logo kkkk.

• editado July 20

@daniel04

Na época ela entregou a Certidão de Inteiro Teor de Nascimento digitada. Eu não sei se ela fez besteira, ou se nessa época podia entregar a digitada, em vez da reprográfica. Alguém aqui poderia me informar?

Sim, ela errou (ou foi orientada errado, mas o que interessa é que o documento está errado). A bem da verdade, entregar o processo de filho presencialmente e na conservatória que foi também foi outro erro que vai custar tempo. Se tivesse entregue via correio no Arquivo Central do Porto o processo de filho saía em 1 ano.

Voltando ao ponto da certidão: É certeza que haverá uma exigência.

E se tiver sido um erro, o que fazer? Esperar cair em Exigência?

Eu não esperaria. Emitiria uma certidão reprográfica apostilada e enviaria para a conservatória solicitando que seja juntada ao processo dela.

• editado July 20

@ecoutinho

A bem da verdade, entregar o processo de filho presencialmente e na conservatória que foi também foi outro erro que vai custar tempo. Se tivesse entregue via correio no Arquivo Central do Porto o processo de filho saía em 1 ano.

Na época, em 2022, ela foi orientada pela minha mãe a fazer presencialmente, e as duas tavam na "moda caralha", então fizeram tudo errado. Enfim, erros né. Mas creio eu que o processo dela não seria aceito no Porto na época, por minha mãe ser Portuguesa nascida em Moçambique. Agora não adianta chorar até porque o processo dela é 2º Quinzena de Março 2022, então daqui 1 ano já devem tar analisando.

Aliás, tem até esse problema também. Na certidão de nascimento da minha irmã, a naturalidade da minha mãe está como "Portugal", invés de "Moçambique", que seria o correto. E eu tenho quase certeza que ela fez o formulário 1C colocando que minha mãe é natural de Portugal(embora no Assento do Civil Online esteja dizendo que minha mãe nasceu em Moçambique, ou seja, o Conservador pode encrencar).

• @daniel04

Mas creio eu que o processo dela não seria aceito no Porto na época, por minha mãe ser Portuguesa nascida em Moçambique.

Tem razão, nesse caso só Lisboa mesmo.

Sobre a naturalidade de sua mãe, acho quase certo que seja pedida a retificação, mas eu não faria nada por enquanto pois pode ser que haja mais pontos a serem retificados. Deixe para fazer algo quando (e se) o conservador pedir e faça tudo de uma vez só.

• Bem, então mais fácil esperar cair em exigência, porque se eu não retificar e cair em exigência por causa disso, vou gastar 2 vezes pela mesma coisa kkkk @ecoutinho.

O prazo pra responder a exigência é 30 dias?

• @daniel04

O prazo é de 30 dias mas você pode ir pedindo mais prazo para fazer retificações e o que mais for necessário. O processo só é considerado deserto (abandonado) se não houver comunicação por parte do requerente por 6 meses.

• @ecoutinho Bom saber.

Mandei mensagem pro cartório onde minha irmã foi registrada e responderam hoje: estão querendo que eu atualize a certidão de casamento da minha mãe, pra ir lá presencialmente fazer a retificação. Cartórios não tem padrão nenhum pelo visto, a minha certidão de nascimento eu consegui retificar com esta mesma certidão de casamento, mas eu fui registrado em um cartório diferente...

Acho que o jeito vai ser esperar cair em Exigência, porque assim não rola. Gastar dinheiro atualizando certidão de casamento + certidão de nascimento, pra ter que fazer de novo porque eu não retifiquei. Foda.

• @daniel04

O processo já está correndo. Não retifique nada sem antes vir um pedido da conservatória (apenas se prepare para fazer, localizando os documentos necessários e deixando tudo "engatilhado"). Se vier uma exigência aí faça tudo de uma vez. Senão vc corre o risco de ficar com certidões cheias de "remendos" de várias retificações feitas de forma avulsa.

• @ecoutinho Valeu. Vou fazer isso mesmo, esperar cair em exigência. Agora é só esperar finalmente analisarem a 2° quinzena de março 2022 kkk.

• Bom dia! no site https://justica.gov.pt/registos/nacionalidade/nacionalidade-portuguesa diz que a CERTIDÃO DE NASCIMENTO tem que ser se possível, em cópia integral e emitida por fotocópia.

Então tem que ser as duas: em inteiro teor digitada e a inteiro teor Reprográfica?

Porque só mandei a inteiro teor digitada.

• @M_H_F Tem que ser a Certidão de Interior Teor Reprográfica.

A Certidão de Inteiro Teor Digitada só se faz necessária quando a Reprográfica está ilegível.

Então sim, tu cometeu o mesmo erro da minha irmã e vai cair em exigência por causa disto.

• Obrigado daniel04

Tu recomenda esperar ou já posso enviar a reprográfica?

• @M_H_F Pô, eu sou novato nesses assuntos igual tu. Não posso recomendar nada não. No caso ai da minha irmã, eu decidi esperar cair em Exigência, porque ela pode ter cometido mais erros né.

Acho que fica a teu critério, se isso for a única coisa que pode estar errada no teu processo, talvez seja uma boa enviar a reprográfica sim. Teria que perguntar pro pessoal que sabe mais, tipo o @ecoutinho, sobre o que tu escreve na carta etc pra entrar em contato com eles.

• @M_H_F

Eu já enviaria a reprográfica de uma vez, pois é certeza de que a falta dela vai causar uma exigência. Não esqueça de passar um "pente fino"nela antes de enviar para verificar se tudo (nomes, datas, locais) estão coerentes com os demais documentos que já enviou. Não esqueça de guardar uma cópia escaneada dela com você para conferir futuramente caso precise.

Para enviar não tem muito segredo. Escreva uma carta simples (em português de portugal) solicitando que a certidão seja juntada ao processo de número XXXXX. Use uma dessas IAs para te ajudar, mas fica algo mais ou menos assim:

--------------

Ao Exmo. Sr. Conservador da Conservatória XXX

Fulano de tal, requerente do processo de nacionalidade número XXXX vem respeitosamente requerer que seja juntada a certidão de XXX respeitante a Beltrano de Tal, ao seu processo de nacionalidade.

Termos nos quais pede de deferimento.

Com os melhores cumprimentos,

Fulano de Tal

Assina e poe data.

• Obrigado @ecoutinho

Vou fazer isso

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.