Certidão de nascimento - Rio de Janeiro 1918 - Bisavô
Olá a todos,
Estou em busca da certidão de nascimento do meu bisavô, José Esteves Caldas Filho, nascido em 6 de março de 1918, filho de Judith Fernandes Caldas e José Esteves Caldas. O objetivo é reunir os documentos necessários para comprovação de ascendência portuguesa de sua filha, minha avó Josette Maria Esteves Caldas.
Local de residência à época do nascimento:
Sabemos que seus pais moravam na região de Campinho ou Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro, em 1918.
Certidões já localizadas:
- A certidão de casamento de José Esteves Caldas Filho com Yedda Rodrigues Oliveira, embora indique que ocorreu sob a 14ª circunscrição (provavelmente no 14º RCPN – Madureira), não consta no sistema eletrônico, O 14º RCPN teve uma sucursal em Bangu, que foi extinta em 03/11/2021. E o acervo desta unidade foi dividido entre o 14º RCPN em Madureira e o 16º RCPN em Realengo de acordo com eles, O Livro aonde foi lavrado tal ato, foi transferido para 16º RCPN, com a extinção do 14º RCPN Sucursal Bangu.
- A certidão de casamento da filha dele, Josette, com Benjamin Gallotti Beserra, lavrada em 26/01/1968, também sob a 14ª circunscrição, não contém documentos do pai arquivados, segundo resposta do 5º RCPN.
- A certidão de óbito de José Esteves Caldas Filho, lavrada em 18 de maio de 1992, pelo 8º RCPN, também não possui documentos adicionais arquivados.
Cartórios já contatados:
- 5º RCPN (sobre a certidão de casamento da filha): sem documentos adicionais devido à tabela de temporalidade do CNJ.
- 8º RCPN (certidão de óbito): sem documentos arquivados.
- 14º RCPN (casamento do bisavô): informou que parte do acervo da sucursal de Bangu foi transferido ao 16º RCPN em novembro de 2021.
- Aguardamos resposta do 16º RCPN sobre a certidão de casamento.
Histórico da divisão territorial:
Com base em levantamento histórico (tabela de pretorias e circunscrições) que encontrei neste fórum descobrimos que:
- Em 1918, a região de Jacarepaguá integrava a Pretoria 7, que, após a reforma de 1940, passou a constituir a 12ª Circunscrição, mas vi também outro comentário que poderia ser o 11º.
O que já tentamos fazer:
- Consultamos os cartórios ligados ao casamento e óbito.
- Consultamos cartórios que herdaram acervos extintos (14º e 16º RCPN).
O que procuro no momento:
- Alguém que tenha experiência com registros civis antigos da cidade do Rio de Janeiro, especialmente da década de 1910.
- Dicas de como localizar registros de nascimento que não constam nos sistemas digitais mas que possam estar fisicamente nos livros antigos dos cartórios ou no Arquivo Nacional.
- Orientações sobre como proceder caso o cartório não localize o assento, mesmo havendo fortes indícios territoriais de que ele deva estar ali.
Fico muito grato por qualquer ajuda ou informação adicional.
Atenciosamente,
João Victor Gallotti
Comentários
@João_Gallotti ,
localizei o batismo de dois irmãos do José:
Ambos estão na paróquia de Nossa Senhora de Loreto, em Madureira. Entretanto, procurei em dois livros de batismo, indo manualmente do início de março de 1918 até a época do batismo do Álvaro, e não achei o José. Um dos livros é aquele mesmo ali em cima, onde estão Álvaro e Paulo (que supostamente seria de casamentos, mas contém batismos); o outro é o livro de batismos da mesma paróquia que cobre 1918:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:939F-RZSX-SV?wc=M6ZR-XTL%3A131775101%2C133052501%2C133125001%26cc%3D1719212&cc=1719212&lang=pt&i=175
Isso SUGERE que o José PODERIA (repare as condicionais, nada é 100% certo) ter sido batizado em outro lugar o que, por sua vez, sugere que os pais poderiam morar em outro local quando José Nasceu. Sei que isso não ajuda muito, mas é uma avenida a explorar, caso encontre documentos ou outros indícios de outra moradia em 1918.
Documentos sem valor para sua busca, mas que pode ser interessante ter:
@João_Gallotti , estava lendo o que PARECE ser o casamento dos pais (José e Judith) com calma agora e vi que, quando os documentos foram escaneados, o livro estava de posse da nona circunscrição (São Cristóvão), o que faz sentido já que o casamento (1917) ele foi realizado na então sexta pretoria.
Na tabela que tenho, esta é a evolução da sexta pretoria:
O José Filho nasceu pouco depois do casamento (o casamento foi realizado em maio de 1917 e, pelas informações que você possui, o José Filho nasceu em março de 1918, sendo certamente o primeiro filho do casal. Logo, seria interessante consultar primeiro a nona circunscrição e, se o documento não estiver lá, tentar a décima, já que a sexta pretoria foi desmembrada nestas duas circunscrições.
Infelizmente os documentos de 1918 aparentemente não se encontram online, sendo preciso consultar diretamente o cartório.
Sempre, claro, reforçando que podem se tratar de homônimos, o que você pode descartar (ou não) comparando informações adicionais que possua dos pais do José (Pai) e da Judith com as constantes no casamento.
@João_Gallotti , batismo do José (Pai) em Barbeita/Monção/Vianna do Castelo/Portugal, caso ainda não tenha (imagem 123):
Observe que ele consta como "filho natural de Theresa de Caldas Esteves" (consistente com o casamento no Brasil), e à margem consta a averbação do casamento dele no Brasil em 31 de maio de 1917, com Judith Fernandes.
EDIT: A propósito, uma vez encontrando o nascimento do José Filho, caso o avô paterno conste dele, sugiro consultar o pessoal do fórum sobre a necessidade ou não de fazer algum tipo de retificação, considerando que no batismo e no casamento do José Pai não consta o pai (avô do José Filho).
@João_Gallotti , corrigindo o que eu disse lá em cima: os livros da nona circunscrição para 1918 ESTÃO online (ou ao menos alguns deles):
https://www.familysearch.org/pt/search/image/index?owc=9G53-2NT%3A113334201%2C156916801%3Fcc%3D1582573&cc=9GPB-6TL:113334201?cc=1582573
Olhei no livro que cobre até 28/03/2018. Comecei a olhar em 03/03/2018 (página 120) e fui até o final desse livro (28/03), mas não achei o José. Claro que o registro pode ter sido feito tardiamente (improvável, antigamente se isso ocorresse a maioria das pessoas mentia a data de nascimento pra não pagar multa) ou ele pode ter nascido em outra data.
Também olhei no índice de batismos da décima circunscrição, e folheei o livro que cobre o período, do dia 2 de março de 2018 até o dia 10 de março de 2018, sem sucesso:
https://www.familysearch.org/pt/search/image/index?owc=9G5Q-7M9%3A113334201%2C159848701%3Fcc%3D1582573&cc=9GPB-6TL:113334201?cc=1582573
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:S3HY-6QHW-QRQ?wc=9GY2-SPX%3A113334201%2C159848701%2C138313401%26cc%3D1582573&cc=1582573&lang=pt&i=99
Mais sugestões:
A depender da distribuição dos livros, os que estavam na sétima pretoria podem ter ido para a 6a, 11a, 12a ou para a mais recente 15a (Barra).
@João_Gallotti
Eu acho que tive uma situação parecida com a tua pois não conseguia achar a certidão de nascimento da minha avó que nasceu em 1926 e foi registrada na 6ª pretoria São Cristóvão na época, e que por fim está arquivado hoje no 9º RCPN. Quando eu colocava os dados (nome, sobrenome, etc) o family search não encontrava nenhum documento mas é porque o doc apenas não estava indexado.
Não sei se já tentou isso mas pelo catálogo do family search você consegue entender quais livros não estão indexados. Teria que verificar mais ou menos na época de nascimento do seu bisavô quais livros de todas as pretorias estão nessa situação e verificar pagina a pagina desses livros. É uma tentativa... Meu caso foi assim.
Seu bisavô nasceu em 6 de março de 1918 e por exemplo, os registros de São Cristóvão de agosto de 1923 a setembro de 1926 não tem nomes indexados. Se por acaso seu bisavô foi registrado nessa época na 6 pretoria, entendo que o family search não vai encontrar nenhum resultado se fizer busca por nomes.
Estou torcendo por você!!
@VitorVagner , eu folheei o livro da 9a que cobre a data citada pelo @João_Gallotti , mas não encontrei o documento. Podem existir outros livros que não estejam online (por isso, vale uma consulta ao cartório - sem nem citar que você já olhou online), eu posso ter comido mosca (nunca é impossível, um outro olhar sempre é bom), a data pode não estar correta ou ele pode ter sido registrado tardiamente (eu cobri um bom tempo depois do nascimento, mas nunca se sabe), etc. Persistência é a chave.
@andrelas exatamente!!! Espero que ele encontre!!!!!!!
@VitorVagner @andrelas
Gostaria de agradecer sinceramente pela ajuda e atenção que recebi aqui. As informações compartilhadas por vocês foram extremamente valiosas para direcionar minha busca.
Hoje passei o dia todo novamente pesquisando, revisando documentos, acessando registros no FamilySearch e enviando e-mails para os cartórios indicados — incluindo o 9º, 10º, 12º, 14º e 16º RCPN do Rio de Janeiro, além de reforçar os contatos com os que já tinham respondido. Ainda estou aguardando alguns retornos, mas sigo determinado a encontrar a certidão de nascimento do meu bisavô, José Esteves Caldas Filho.
Gostaria de perguntar se algum de vocês conhece ou poderia indicar alguma empresa, despachante ou profissional no Rio de Janeiro que atue com busca presencial de registros civis antigos em cartórios e no Arquivo Nacional. Como os livros mais antigos muitas vezes não estão indexados digitalmente, acredito que uma pesquisa local e direta possa acelerar muito esse processo.
Mais uma vez, muito obrigado a todos que contribuíram até agora — especialmente pelas análises detalhadas e pelo cuidado em cruzar informações.
Abraços,
João
@João_Gallotti , acho que todo mundo que já passou pelo processo estressante de busca de documentos, que às vezes parece a procura de uma agulha num palheiro, sabe o quanto é difícil. É gratificante poder dar uma ajudinha que seja a quem está passando por isso, uma forma de agradecer ao universo/Deus/Natureza/Sorte (seja lá o que cada um acreditar) por termos conseguido encontrar os nossos.
Em relação às indicações: sei que indicação de escritórios de advocacia são proibidas aqui, e creio que isso se estenda a outros serviços como despachantes. De qualquer maneira, eu não teria nenhum a indicar.
Quanto ao Arquivo Nacional, reforço apenas que eles só fazem buscas de documentos relacionados a imigrantes, ou seja, uma busca pelo José Filho provavelmente não teria resultado. Você poderia fazer uma busca pelo José Pai, mas não acredito que acharia nada relevante para o José Filho, até porque já sabemos onde o José Pai nasceu e já achamos o nascimento dele em Portugal. Há a improvável possibilidade de haver algum documento do filho, mas é quase nula.
Isso dito, o Arquivo Nacional faz buscas (gratuitamente) através de solicitação via Internet, desde que a pessoa more fora do Rio:
https://consulta.an.gov.br/
É preciso criar uma conta no sistema. Depois, tentar fazer buscas no SIAN e, não encontrando, solicitar a busca a eles. Mas, repito, a busca SOLICITADA só "funciona" para imigrantes. No SIAN, por outro lado, é possível achar diversos tipos de informação, desde processos judiciais (cíveis ou criminais) até documentos.
@João_Gallotti , olhe o que encontrei no SIAN (Arquivo Nacional):
Estou anexando as informações em formato de planilha Excel. CREIO que a linha em laranja NÃO seja ele, mas um homônimo, porém incluí assim mesmo para sua análise.
Estes documentos podem ser consultados no Arquivo Nacional. Se o esquema não mudou da última vez em que estive lá até hoje (faz alguns anos), é preciso ir lá solicitar a consulta. Se os documentos estiverem escaneados (dentro do sistema interno deles), basta sentar em frente a um dos terminais e consultar. Se não estiverem, é preciso solicitar a pasta e retornar numa data posterior, marcada por eles. para acessá-los. Obviamente os documentos não podem sair de lá, mas eles permitem que sejam fotografados.
Não acho que você encontrará a informação de que precisa nestes documentos, mas quem sabe? Especialmente a habilitação de casamento do Paulo (irmão dele) pode conter informações relevantes, embora, como disse, acho improvável.
Eu estou me programando para ir até lá, mas ainda sem data (eles só funcionam durante a semana, e é preciso organizar as coisas no trabalho para poder ir). Entretanto, se você não tiver como ir, me avise que eu me programando posso solicitar a consulta dos seus documentos também. Só não posso prometer quando, pode ser semana que vem ou daqui a bem mais tempo. 😊
@João_Gallotti , se tudo o mais falhar, há ainda uma avenida a percorrer: empresas, entidades, etc onde ele possa ter participado.
Acabo de pesquisar o nome dele na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional. Como é um nome difícil de ter homônimos, há uma certa convicção de que seja ele.
Busca com todos os resultados (vale vê-los todos): https://memoria.bn.gov.br/DocReader/docmulti.aspx?bib=%5Bcache%5Dcarvalho_496970.5910303.DocLstX&pesq=%22jos%C3%A9%20esteves%20caldas%20filho%22
Alguns exemplos de interesse:
Participação como acionista em companhia (há diversos outros hits, postei só alguns):
https://memoria.bn.gov.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=364568_15&pesq=%22jos%C3%A9%20esteves%20caldas%20filho%22&hf=memoria.bn.gov.br&pagfis=3240
https://memoria.bn.gov.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=364568_15&pesq=%22jos%C3%A9%20esteves%20caldas%20filho%22&hf=memoria.bn.gov.br&pagfis=28536
Sócio em empresa: https://memoria.bn.gov.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=364568_15&pesq=%22jos%C3%A9%20esteves%20caldas%20filho%22&hf=memoria.bn.gov.br&pagfis=11599
Casamento religioso e civil (anúncio): https://memoria.bn.gov.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=030015_06&pesq=%22jos%C3%A9%20esteves%20caldas%20filho%22&hf=memoria.bn.gov.br&pagfis=30874
Prefeitura: https://memoria.bn.gov.br/DocReader/DocReader.aspx?bib=093718_02&pesq=%22jos%C3%A9%20esteves%20caldas%20filho%22&hf=memoria.bn.gov.br&pagfis=36658
Creio que órgãos como JUCERJA ou equivalente, por exemplo, possam ter informações e, quem sabe, até mesmo documentos dele. Claro que, passados tantos anos, pode ser que não mais, mas não custa tentar.
Você também pode tentar contactar a igreja do casamento (está escrito "igreja Sagrado Coração de Jesus" que, ACHO, é a Igreja da Rua Benjamin Constant, na Glória, pois quando busquei por esse nome na Hemeroteca restringindo a busca à década de 40, foi essa a Igreja encontrada). Pode ser que tenham lá os documentos de habilitação do casamento. Não é a do Méier (que poderia fazer sentido dado o endereço residencial dos noivos) porque ela ainda não existia em 1944. Talvez um padre mais antigo possa confirmar de qual igreja fala o anúncio.