Transcricao de Casamento via Embaixada Portuguesa - Dublin
Alguém também enviou a transcrição de casamento via Dublin? Enviei em Dezembro/2024 e ate hoje nao ha nenhuma atualização, eles recusam me passar qualquer tipo de protocolo e este e o único documento faltante para o pedido de visto de minha esposa que esta irregular por conta desta transcrição. Fui a IRN de Lisboa para entender o processo e disseram que nao estava registado nada em meu nome.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.

Comentários
@drakunder
minha sugestão? junta de novo os documentos e manda para a CRC-Porto.
@drakunder
Alguém também enviou a transcrição de casamento via Dublin? Enviei em Dezembro/2024 e ate hoje nao ha nenhuma atualização, eles recusam me passar qualquer tipo de protocolo e este e o único documento faltante para o pedido de visto de minha esposa que esta irregular por conta desta transcrição. Fui a IRN de Lisboa para entender o processo e disseram que nao estava registado nada em meu nome.
Também vivo na Irlanda. Aceita um conselho? Use o consulado apenas para emitir CC e PEP. O pessoal do consulado é extremamente enrolado, burocrático e inventam regras que não fazem sentido. Para você ter idéia, não consegui nem fazer atualização do meu endereço via consulado, acabei tendo que fazer pelo gov.pt. Mande a transcrição para a CRC Porto. Leva três meses, mas sai...
este e o único documento faltante para o pedido de visto de minha esposa que esta irregular por conta desta transcrição.
Você não precisa estar com o casamento transcrito em Portugal para pedir o STAMP 4EUFAM para sua esposa (visto de residência irlandês para familiares de cidadão europeu, equivalente ao cartão de residência que em Pt se pede na AIMA). A certidão de casamento brasileira é suficiente. Falo por experiência própria, pois sou casado pela segunda vez e meu casamento atual ainda não está transcrito, uma vez que a homologação do divórcio do primeiro casamento ainda está em curso em Lisboa e só deve concluir no final desse ano. Isso não impediu de pedir o visto de residência para minha esposa. Ela já está com o cartão IRP definitivo e o casamento ainda não está transcrito.
Mande o pedido do visto dela ASAP usando a certidão brasileira com tradução juramentada (a minha nem apostilada estava). Em menos de 1 mês após a entrega dos documentos a imigração irlandesa vai mandar uma carta autorizando pedir um IRP com stamp4 provisório (valido por 6 meses) para ela ficar regular enquanto o visto definitivo é avaliado. Com esse cartão temporário ela já pode tocar a vida normalmente (trabalhar, abrir um negócio, etc etc).
No caso da minha esposa o pedido ficou parado uns 4 meses (provavelmente na fila) e aí uma oficial da imigração pediu alguns esclarecimentos e documentos adicionais e uma vez respondidas as dúvidas, o cartão de residência foi aprovado e em 1 semana recebemos a carta autorizando pedirmos a emissão do IRP definitivo válido por 5 anos.
eduardo_augusto tava a planear isto mas teria que emitir todos os documentos novamente, como ambas as certidoes e ir a Dinamarca para apostilar um assento novo...
ecoutinho Agora eu ja cometi o erro, ai que entra o problema: Ela ja fez o EUFAM pela Irlanda e possui o visto irlandês, porem pelo meu trabalho tivemos que regressar a Portugal, e aqui, a AIMA nao aceita nenhum assento de casamento que nao seja o português. Alias, quando fui a IRN de Lisboa, me informaram que a fila estava em Outubro e que o prazo para transcrever em Lisboa esta superior a 8 meses.
@drakunder
tava a planear isto mas teria que emitir todos os documentos novamente, como ambas as certidoesbem, a alternativa é esperar até "sabe-se lá quando"... mas é uma decisão que você precisa tomar...
e ir a Dinamarca para apostilar um assento novo...por que ir até a Dinamarca para apostilar um assento novo? Que assento?
@drakunder
Alias, quando fui a IRN de Lisboa, me informaram que a fila estava em Outubro e que o prazo para transcrever em Lisboa esta superior a 8 meses.Não transcreva em Lisboa. Transcreva na CRC Porto, como eu disse acima ;-)
@drakunder
tava a planear isto mas teria que emitir todos os documentos novamente, como ambas as certidoes e ir a Dinamarca para apostilar um assento novo...
Vc já pagou a transcrição no consulado de Dublin? Já tentou "desistir" e pedir para te devolverem os documentos? A transcrição é algo que o consulado tem autonomia para fazer e não precisa enviar para o IRN, então os seus documentos devem estar com eles ainda.
Alias, quando fui a IRN de Lisboa, me informaram que a fila estava em Outubro e que o prazo para transcrever em Lisboa esta superior a 8 meses.
Se você está fisicamente em Portugal fica mais fácil. A princípio qualquer conservatória de registo civil pode fazer a transcrição, o que eu faria é localizar uma que faça na hora presencialmente (mesmo que você precise agendar com antecedência).
Possivelmente alguma conservatória em cidade pequena ou média pode fazer sentido nesse caso. Outra opção é mandar por correio para a CRC Porto. Leva uns 3 meses, mas sai.