Certidão de nascimento online para resolver exigência?
Tenho exigência no meu pedido porque a minha conservadora não encontrava a certidão de nascimento do meu pai português com a informação que indique na folha submetida. Sei agora que indique o número de assento incorretamente. Estou a pensar em enviar uma nova folha com a informação correta, mas porque vou precisar assinar, certificar, apostilar, e enviar por DHL mais uma vez de faço isto, também quero saber se há uma outra opção.
Tenho a certidão digital de nascimento dele no sítio Civil Online, que se entendo corretamente é efetivamente uma versão tanto oficial como uma cópia física durante o período de validade. É possível enviar as só informações de acesso sobre email ou, se for preciso, correio fisicamente, para satisfazer o requerimento? Se é possível sobre email, seria suficiente enviar para o email público do ACP?
Obrigado para qualquer ajuda!
Comentários
@joaquim2002
Você precisa apenas imprimir o assento do Civil Online, redigir um breve requerimento (coisa simples, 2 a 3 linhas) para que que o documento seja incorporado ao processo em atendimento à notificação recebida no dia tal. Esse requerimento deve ser assinado pelo seu pai, mas não precisa reconhecer firma nem apostilar. Mande pelos correios ou DHL, como preferir. Como é algo mais simples e de menor valor, enviaria pelos correios, registrada e com rastreamento.
E envie também uma cópia digitalizada, tanto do assento quanto do requerimento assinado, por email. Informe que enviou no dia tal uma cópia física também. use as opções de "confirmação de entrega" e "confirmação de leitura" do email, apenas para ficar tranquilo de que alguém em Portugal recebeu e leu o email.
só isso.
@eduardo_augusto
Obrigado pela tua ajuda! Devo eu assinar o requerimento também ou só o meu pai?
Espero enviar o requerimento e o assento do Civil Online (e por ser completo, uma copia física e não oficial da certidão em caso que eles lhe preferem utilizar as informações que tem para localizar a versão oficial) por correio hoje ou na segunda-feira.
@joaquim2002
quem deve assinar o requerimento é o requisitante da nacionalidade.
eu havia entendido que era o processo de nacionalidade do seu pai. agora vi que é o seu processo. entao, é você apenas que deve assinar.
@eduardo_augusto
Minha falta, eu devia ser mais claro que foi meu pedido baseado na nacionalidade do meu pai. Bom, vou assinar e enviar. É um grande alívio que não preciso reconhecer a firma e apostilar esta vez. Obrigado pela tua ajuda!