Dúvidas no envio para o correio - ACP
Boa noite Colegas!
Preciso de uma ajuda de vocês que tem mais experiências, irei enviar o processo de nacionalidade dos meus filhos (Menores) direto para o ACP, mas eu me esqueci como eu fiz com o meu processo, que foi em 2023.
Eu vou enviar pelo DHL, mas eu tenho que colocar um outro envelope vazio com meu endereço, para que eles me devolvam com documento como o cartão cidadão? Sendo que o meu cartão não chegou e creio que não virá, mas preciso colocar um envelope a mais?.
Já o meu processo de transcrição de casamento eu vou enviar para o Consulado do Rio de Janeiro, só com o formulário e as certidões, preciso colocar um outro envelope vazio também?
Eu peço desculpa por ter essas dúvidas... parece que são bobas mas para mim que vou postar novamente tenho medo de errar! 😚
Comentários
@Paulecass no processo de nacionalidade eles não devolvem nenhum documento, e o cartão cidadão você precisa tirar no consulado ou em alguma conservatória.
O que (as vezes) eles mandam (por e-mail) é o assento de nascimento, se não mandarem tira pelo civil online, no guia fixado no fórum ensina a fazer.
No processo de transcrição de casamento, eles podem devolver os documentos, a depender do local que faça, não sei como está o Consulado do Rio de Janeiro.
@LeoSantos @Paulecass
O consulado do Rio não devolve mais os documentos usados na transcrição.
A primeira transcrição que fiz lá, em 2021, eles devolveram tudo.
A segunda, em 2025, não devolveram.