Processo do meu Pai foi concluido

Gostaria de saber qual próximo passo após aparecer concluído o processo no site de acompanhamento do pedido.

Devo esperar algo ? Devo solicitar algo? como faço pra ter acesso ao documento.

«1

Comentários

• editado June 3

@MarcosPauloSilva

Parabéns.

Solicite a certidão de nascimento portuguesa dele no civil online seguindo as instruções abaixo. Com ela em mãos você pode transcrever casamento (se for o caso) e fazer o pedido de cidadania dos filhos do “novo português”.

Como solicitar certidões pelo civilonline

• Certo no caso meu pai é o declarante de meu nascimento, preciso transcrever o casamento? Outra duvida é se preciso do cartão cidadao?

è obrigatorio?

• @MarcosPauloSilva

Parabéns pela conquista!

Se puder, por favor inclua o processo na nossa planilha de acompanhamento!

https://planilha.cidadaniaportuguesa.com/

• @MarcosPauloSilva

Certo no caso meu pai é o declarante de meu nascimento, preciso transcrever o casamento?

Depende. Quanto tempo após seu nascimento o português (seu pai) foi ao cartório te registrar? Se foi menos de um ano após seu nascimento e sua mãe não sendo também portuguesa, o que acredito ser seu caso, a transcrição é dispensada.

Outra duvida é se preciso do cartão cidadao?

De quem? Do seu pai? Para o seu pedido de nacionalidade não, basta o assento de nascimento.

Seu pai pode nunca tirar o cartão de cidadão na vida, caso não queira e não viva em Portugal. Eu recomendo em algum momento emitir o CC (pode levar ele com vc quando for tirar o seu). É um documento barato (aprox €30) e te faz constar na base da saúde pública, pode assinar digitalmentd documentos em Pt, acessar todos serviços públicos, passa a constar da lista de eleitores (o voto é facultativo, vc recebe a cédula e vota só se quiser) e apenas com ele vc pode entrar (para visitar ou viver) em qualquer país da UE.

Na minha opinião é o melhor custo benefício, se é que cabe esse termo para um documento de identificação.

• @eduardo_augusto Muito Obrigado. Já atualizei.

• @ecoutinho Muito Obrigado pelas informações.

• Top de mais! Você é fera de mais! Muito obrigado!

• pedi a certidão no civilonline mas aparece a seguinte mensagem:

Visualizar documento

A impressão do documento não tem valor de certidão.

Como devo prosseguir?

• editado June 5

@MarcosPauloSilva

A impressão do documento não tem valor de certidão.

Sei que pode parecer confuso, mas simplesmente ignore essa mensagem.

Salve o pdf com o assento, guarde com você e pode imprimir em casa quantas cópias precisar, seja para emitir o cartão de cidadão, para mandar junto aos processos de nacionalidades dos filhos ou para transcrever o casamento do novo português.

Explicando um pouco melhor: o que tem validade legal como certidão é o código de acesso que o civil online te forneceu, que permite qualquer pessoa interessada acessar as informações da certidão diretamente no site do civil online, mas esse código só vale por 6 meses. A impressão que você gera não tem valor legal de certidão, mas para as autoridades portuguesas (IRN, consulados etc) a cópia simples é suficiente pq eles vão usar essa cópia para localizar o assento eletrônico no sistema do IRN e esse registro que eles vão acessar tem valor de certidão. Resumo: A impressão simples não tem valor legal de certidão, mas a autoridade usa ele para acessar a informação "na fonte" quando é necessário.

• @ecoutinho Muito Obrigado novamente está me ajudando muito.

Agora juntar documentação e pesquisar sobre a cidadania de filho pois está é a do meu pai.

Tem algum local aqui no forum que detalha sobre a cidadania para filho? Se é necessário transcrever o casamento do meu pai (português), sendo que foi o declarante na minha certidão de nascimento? A listagem de documentos que preciso juntar? O local que devo mandar os documentos? taxas? entre outras ddicas.

• Bom dia! Qual é o site para pagamento da taxa de 175 euros?

• editado June 6

@M_H_F

Se for para filho, vá no guia que o eduardo_augusto forneceu no post anterior ao seu que lá tem as instruções todas e o link para o pagamento.

Atenção: pesar de o valor seu igual (175 euros), se o pedido for para neto (art 1d) o link é diferente.

• Para onde devo mandar a documentação no link encaminhado está para:

Arquivo Central do Porto

Rua do Cunha, 404

4200-250 Porto - Portugal

Mas no site dentro do link está para:

Conservatória dos Registos Centrais

Rua Rodrigo da Fonseca, 198

1099-003 Lisboa

Outra duvida - Pode ser encaminhado por correios?

• Outra duvida o requerimento deve ser apostilado tambem?

• @MarcosPauloSilva

1) use o endereço indicado no guia

2) sim, pode ser pelos correios

3) não, apenas firma reconhecida por autenticidade

• Muito Obrigado @eduardo_augusto

Mas não entendi sobre o endereço que devo mandar, poderia copiar e colar aqui pra mim qual dos dois ?

• Se é processo de filho, mande para o endereço do Porto.

• editado June 7

@MarcosPauloSilva

Ambos os endereços são corretos e a escolha para onde mandar é sua.

Se mandar para os Registos Centrais em Lisboa, seu processo levará 3 anos para concluir, se mandar para o endereço no Porto, conforme indicado no guia do fórum que o @eduardo_augusto te encaminhou em 6/6, seu processo deve concluir em aproximadamente 1 ano.

Sim, deve ser encaminhado via correios ou DHL ou fedex ou o serviço de entrega da sua confiança.

• @ecoutinho

Agradeço pela ajuda.

Só mais um dúvida. Quando eu enviei o processo da minha mãe (neta) esperei 30 dias aproximadamente para solicitar a senha para o e-mail da conservatória para que eu pudesse acompanhar o processo.

Pergunto:

1) ainda continua do mesmo jeito a solicitação de senha para acompanhamento?

2) E no caso dos filhos (que é o meu caso) deve ser enviada a solicitação para o e-mail do Porto?

3) E qual o email?

• editado June 10

Em contato com [removido] disseram que não é possivel fazer o processo da mesma maneira que fiz o de neto encaminhando direto pra conservatoria, mas acho que pode ser uma maneiro de me obrigar a fechar a assessoria com eles, tinha entrado em contato pouco antes de mandar mensagens aqui no forum (03/06) mas fizeram a reuniam apenas hoje, acreditam que seja apenas para forçar a fechar com eles ou de fato devo procurar um profissional com OAB morando em portugal?

• @MarcosPauloSilva vou pedir por gentileza que edite o seu comentário para excluir o nome da empresa, pois não é permitida a divulgação aqui no fórum. Marcando o @Admin também para caso já tenha expirado o prazo para edição.

Quanto a sua dúvida, aqui no fórum temos os guias que ensinam a fazer o pedido detalhadamente. Se preferir procurar um profissional para isso, tá tudo bem, é uma escolha sua, muitas pessoas fazem isso por não ter tempo/paciência etc... Porém como já dito, não podemos recomendar nenhum profissional aqui no fórum, cabe a você buscar informações e tomar uma decisão, é algo muito pessoal.

• editado June 10

@MarcosPauloSilva

Em contato com A [Empresa XPTO] disseram que não é possivel fazer o processo da mesma maneira que fiz o de neto encaminhando direto pra conservatoria

A informação está errada. Parece algo muito básico, será que não quiseram dizer que eles (por serem assessoria jurídica) não podem mais mandar direto e agora só podem fazer por via online (o que tira o controle de para qual conservatória o processo vai)?

Se realmente te disseram que não é possível você enviar seu processo diretamente, há duas possibilidades aqui: estão mal informados ou estão de má fé. Em ambos os casos seria motivo para eu fazer por conta ou buscar um outra empresa para me representar.

• @ecoutinho

Exatamente com as dicas que vocês me passaram aqui eu ja havia decidido fazer por conta mesmo, na verdade há um tempo atrás já havia feito o processo de neto com dicas aqui do fórum que são muito boas, só participei da conversa pois já havia solicitado o orçamento.

Mas agradeço muito as dicas. Sempre me ajudaram e continuam ajudando.

• Após a obtenção da cidadania os documentos são encaminhados de volta ao meu endereço?

• Fiquei na duvida se iremos receber a documentação da aquisição de cidadania do meu pai, já adquiri o assento no civil online, mas eles enviam a documentação de volta? se sim como localizar ou acompanhar este envio?

• @MarcosPauloSilva

Após a obtenção da cidadania os documentos são encaminhados de volta ao meu endereço?

Não.

• Outra duvida sobre o encaminhamento da documentação.

Eu vi que no site https://irn.justica.gov.pt/Contactos/Servicos-condicionados está com atendimento encerrado para Certidões de Registro Civil. isso quer dizer que não devo encaminhar para la conforme informado no https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/ ou ignoro a informação e encaminho para lá ?

Porto - Arquivo Central do Porto - Atendimento encerrado para Certidões de Registo Civil - temporariamente.

• @MarcosPauloSilva

Encaminhe normalmente. Só encerraram o atendimento presencial no balcão. Continuam recebendo por correio normalmente.

• Muito Obrigado

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.