Ajuda na busca de certidão de Nascimento Brasileira

Olá, pessoal

Estou buscando a certidão de nascimento, mas não consigo localiza o cartório para pedir. Ele nasceu no antigo distrito federal, atual Rio de Janeiro. Alguém pode me ajudar?

Nome: Arlindo Rodrigues Monteiro

Nascimento: 31/12/1928 - Distrito Federal (Atual Rio de Janeiro)

Filiação: João da Costa Monteiro e Helena Rosa Rodrigues

Agradeço desde ja :)

Comentários

• andrelasandrelas Beta
    editado June 24

@Anahfelix , você não tem nenhum documento que possa dar uma pista de em que cartório ele foi registrado? Teria, por exemplo, certidões de nascimento de irmãos que nasceram alguns anos antes ou depois dele, ou saberia onde ele morava no Rio, etc?

Não há um registro central onde possa ser verificado onde está (em que cartório) uma determinada certidão. Além disso, alguns cartórios foram absorvidos por outros, ou desmembrados em outros, ao longo dos anos. O caminho neste caso é tentar o seu melhor palpite sobre em que cartório ele poderia ter sido registrado e começar a consultar os cartórios, em ordem de probabilidade, sobre a existência ou não do registro. Alguns fazem a consulta de graça por e-mail, outros cobram pra fazer a consulta, em outros, só pessoalmente. Há ainda a opção de contratar serviços especializados para fazer as consultas por você (tanto na Internet quanto através de "despachantes" pessoas físicas).

Claro que, considerando a quantidade de cartórios de registro de pessoas naturais no Rio de Janeiro, é inviável (ou ao menos muito caro e demorado) consultar TODOS eles. Por isso a ideia de fazer uma relação do mais provável ao menos provável e ir buscando um a um.

Dei uma rapidíssima olhada no Familysearch agora e não encontrei nenhum nascimento com este nome no Rio de Janeiro, mas isso não quer dizer nada, apenas que ou ele não está no site, ou está mas não teve suas informações indexadas. Se encontrássemos o registro no site, saberíamos onde ele foi feito.

Outra coisa que você precisa considerar é esse desmembramento/absorção ao longo dos anos. Tenho uma planilha genealógica aqui que tem uma evolução ao longo dos anos das circunscrições do Rio:

Como ele nasceu em 1928, ele foi registrado na época da coluna em amarelo. Uma vez tendo um palpite sobre onde ele pode ter sido registrado, é preciso olhar na coluna em azul onde o documento deveria estar hoje e consultar aquela circunscrição. Ressalto ainda que é possível que esta tabela já não esteja 100% atualizada, haja vista que depois que eu a encontrei (não fui eu que fiz) certamente já houve outros movimentos de circunscrição.

EDIT: encontrei o que parece ser o casamento de uma irmã um ano mais velha do que ele (Olinda), mas isso infelizmente não ajuda muito porque não encontrei o nascimento dela, que poderia dar a pista de onde está o dele: https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS54-6SJY-K?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AX914-L955&action=view&cc=1582573&lang=pt&groupId=

• Pelo ano, eu faria uma busca no 3° RCPN, que um cartório bastante antigo e importante na região. Você pode fazer a busca no próprio site do cartório, se não me falha a memória, paguei 75,00 na busca. https://3rcpn.com.br/ Eles são bastante atenciosos, te recomendo!

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.