Busca de certidão de Antonio Marcellino e/ou Isabel Maria Liborio
Olá a todos,
Estou em busca de ajuda para localizar registros de ANTONIO MARCELLINO e ISABEL MARIA LIBORIO. Este fórum já me ajudou imensamente. Já fiz pesquisas no FamilySearch, arquivos distritais, Arquivo Nacional, entre outros. Com isso, conseguimos descobrir outras informações e localizar a certidão de casamento dos dois.
Eles teriam se casado em 28 de setembro de 1918, em Monte Alto, Comarca de Jaboticabal, Estado de São Paulo.
Consegui pedir o inteiro teor e nele consta que Antonio Marcellino nasceu em 25 de dezembro de 1897, em Cortiços, Trás-os-Montes, Portugal, filho de Antonia Amalia e sem pai na certidão.
Já com relação à Isabel fico mais frustrada de ainda de não ter conseguido o assento de nascimento. A certidão informa apenas que ela tinha 16 anos completos na data do casamento mas eu encontrei também a certidão de óbito dela, pela qual ela teria nascido em 01 de Abril de 1902.
Ela seria natural de Bornes, também em Trás-os-Montes, Portugal de acordo com o inteiro teor.
No family search achei o registro de estrangeiro que parece ser dela, apesar das grafias dos nomes:
Em relação à filiação dela, há algumas inconsistências. Pela certidão original, ela seria filha de Álvaro Liborio e D. Elvira Claro Jacomo, tal como no registro de estrangeiro acima, mas essa certidão foi posteriormente retificada por decisão judicial (não sei a pedido de quem) para constar como pais Álvaro Augusto Gonçalves e Elysa Clara Jacome.
Enfim, sinto que estou tão perto, mas há algum tempo cheguei a esse muro e não consigo avançar.
Agradeceria muito, muito mesmo, se alguém puder ajudar ou dar uma luz.
Comentários
@AmandaLM , sobre o Antonio Marcelino, os documentos de Cortiços estão aqui:
Ocorre que, quando abro o livro do ano de 1897 (ano de nascimento que você tem como sendo o dele), JUSTAMENTE a última página escrita, que seria onde estariam os nascimentos dos últimos dias de dezembro, está dando erro. Veja:
O último nascimento da página anterior (página 10) é de 6 de dezembro de 1897. Olhei também o livro inteiro de 1898 (são poucas páginas) e não encontrei o nascimento dele. Logo, SE ele realmente nasceu ali e naquela data, há uma grande possibilidade de o nascimento estar justamente NESTA PÁGINA.
Eu verifiquei o endereço exato do que deveria ser a imagem da página, e de fato está dando erro. O endereço direto da imagem seria este:
https://digitarq.arquivos.pt/rdigital/dissemination?fileId=38048284
Mas dá "File not Found". Como teste, tentei um número a menos e um a mais, e são abertas normalmente a página anterior (10) e a posterior (12). Ou seja, de fato parece que a página não está lá.
Enviei agora um e-mail para eles pedindo que verifiquem, mas não sei se o farão e nem quanto tempo poderá levar. Eles me respondendo e restaurando a imagem, eu aviso.
Isso dito, a data que você possui pode não ser exata. Como os livros de Cortiços são bem pequenos (cerca de doze páginas por ano), seria interessante folhear desde alguns anos antes até 1902 ou 1903 (considerando que eles se casaram em 1918, muito possivelmente ele nasceu no máximo 18 anos antes, mas não custa passar um pouco disso) e ver se encontra o nascimento dele.
Já o assento de batismo da Isabel está aqui (registro número 4, página 5, lado direito):
Dados:
Anexei as duas imagens que compõem o assento da Isabel mas, como disse, o link está ali em cima.
Dicas gerais (caso já saiba, ignore):
Se eu tiver resposta sobre a página offline do Antonio Marcelino, aviso.
@AmandaLM , o casamento dos pais da Isabel (No. 3, pág. 65, lado esquerdo):
Não tem utilidade para o pedido de cidadania, mas como genealogia é minha paixão fui procurar, até para confirmar que o nome do avô materno da Isabel era mesmo Sérgio (está ruim de ler no batismo dela).
Anexei o documento aqui também.
@AmandaLM Só mais um complemento ao ótimo trabalho do @andrelas . Segue o passaporte do pai da Isabel
https://digitarq.arquivos.pt/documentDetails/dee9846f4d904c39b7dfa10ca22f33e8 em 1912.
@AmandaLM @andrelas Encontrei o passaporte do padrasto do António Marcelino, emitido em 2/11/1911, onde consta o nome de toda a família na vinda para o Brasil. Naquela ocasião o António tinha 12 anos.
Passaporte de Cândido Ramos e família: https://digitarq.arquivos.pt/documentDetails/477fcb9a631f4acbb1d467a29221ef17
Segue tb a certidão de óbito do Antônio Marcelino de 1938, ele com 40 anos.
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3Q9M-CS6F-Z99Z-1?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3AWZ3Y-V7W2&action=view&cc=2765317&lang=pt&groupId=
@Nairolasai , a imagem do registro de pedido de passaporte está aqui (imagem63, à direita, embaixo):
Pessoal, estava sem as notificações e confesso que já estava sem esperanças. Não sabem a gratidão pela ajuda que me deram. Irei atrás de entender melhor como funcionam esses registros e de pedir também as informações sobre o nascimento do António, mas só de obter o da Isabel já é algo maravilhoso.
Espero poder retribuir algum dia
@AmandaLM , não há o que agradecer. O forum já ajudou muito a todos aqui.
Caso eu tenha retorno sobre a página faltante do livro do Antonio Marcelino, aviso!
@andrelas @AmandaLM Interessante é que dei uma folheada rápida nos nascimentos de Cortiços até 1903 e não vi tb o registo da Maria dos Prazeres, irmã 2 anos mais nova do António. Ou os dois não foram registrados ou estão justamente nas páginas que não estão sendo visualizadas.
@andrelas Muito obrigada!
@Nairolasai também lhe agradeço. Muito curioso estarem faltando de fato os registros de ambos os irmãos!
Imagino que naquela época também não era necessário apresentar esse tipo de documentação de nascimento ou batismo para obtenção do passaporte
@andrelas tudo bem? Como você achou o passaporte? Busquei o passaporte da minha bisavó nascida em Portugal mas não consegui de maneira nenhuma. Sei que ela veio para o Brasil criança, ao menos era o que falavam. Eu tive contato com ela e faleceu 1989, quando eu tinha 9 anos. Será que você consegue achar?
Nome: Constancia Gomes d'Oliveira
Nascimento: 10 de novembro de 1901, Vila Nova de Famalicão, Braga, Portugal
Batizado 22 de novembro de 1901, Vila Nova de Famalicão, Braga, Portuga
Pai: Antonio José Ramos
Mãe: Rita Gomes d'Oliveira
@VitorVagner , na verdade quem fez o trabalho braçal foi o @Nairolasai . Ele localizou a data de emissão do passaporte e o distrito. Daí, foi só ir até o Tombo.pt, clicar no distrito, no ano de emissão do passaporte, e folhear.
Creio que você já tenha tentado o Familysearch, correto? Mais tarde, tendo tempo, dou uma pesquisada.
Pessoal, desculpem o meu nível de desconhecimento. Estou aprendendo muito com vocês.
Estou revendo toda a minha pesquisa e anotações. De fato, eu já tinha pesquisado os livros de Cortiços pelo arquivo distrital (não pelo tombo) e já tinha pedido que me enviassem essas folhas faltantes que o @andrelas mencionou, pois também não consegui abrir.
Deixo abaixos, mas, infelizmente, apesar deessas letras cursivas complicadas, nenhuma delas que recebi parece que contém o registro do António. O que eu pedi na época foram os ficheiros PT-ADBGC-PRQ-MCD10-001-00045_m0006.jpg PT-ADBGC-PRQ-MCD10-001-00045_m0011.jpg PT-ADBGC-PRQ-MCD10-001-00047_m0006. (ainda estou confusa com as nomenclaturas e classificações). Tive que colocar um link no drive pq está dando erro 400 (?) ao anexar.
Fiquei com uma dúvida: Pela experiência de vocês, apesar dos registros dele no Brasil dizerem ser de cortiços e do passaporte do padrasto encontrado por @Nairolasai informar ser ele natural de lá também, eles poderiam ter sido batizados em outra paróquia próxima? Vocês já viram isso ocorrer?
Vi aqui que Cernadela e Carrapatas seriam bem próximo, mas aparentemente seus livros estão deteriorados ou não existem para esse período, de acordo com o Tombo (a não ser que eu não tenha sabido pesquisar). Pq essa é a única explicação que me vem à mente para nem ele e nem a irmã terem registros.
@AmandaLM Acontece sim de uma pessoa ter sido batizada em uma freguesia vizinha ou na freguesia de um dos pais. Neste caso do Antônio, a mãe é mencionada (ver abaixo) como também sendo natural de Cortiços. A hipótese de não terem sido registrados fica mais improvável pois normalmente precisaria do registro para a viagem.
Casamento em Cortiços da Antônia Amália com o Cândido Ramos, padrasto do Antônio Marcelino:
https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/bf805aa360044243a42af00a7c128493?isRepresentation=false&selectedFile=38048493&fileType=IMAGE
Nascimento do 1º filho, Manoel Augusto, do casal Antônia e Cândido em 1904, em Cortiços. Falecido 2 meses depois:
https://digitarq.arquivos.pt/fileViewer/9b57075000284b5a891d7be3583ef370?isRepresentation=false&selectedFile=38048515&fileType=IMAGE
Os livros de Carrapatas estão disponíveis em https://tombo.pt/f/mcd07. Cernadela não estão.
@andrelas entendi. Não encontrei nada a respeito de passaporte no family search. Dei uma olhada aqui no tombo e não há registro de passaporte de Vila Nova de Famalicão mas há de Braga. De repente encontro lá então, né? Muito obrigado
@VitorVagner A árvore da famíla é essa:
https://www.familysearch.org/pt/tree/pedigree/landscape/GG8S-BRH
Quanto ao passaporte encontrei em Braga apenas de uma irmã mais velha da Constância, chamada Maria Gomes de Oliveira, em 1922:
https://pesquisa.adb.uminho.pt/details?id=1226164&ht=maria%7coliveira%7cgomes&detailsType=Description
@VitorVagner , me parece que seu interesse é genealógico e não para a cidadania, correto? Neste caso, pergunto se já tentou fazer buscas no Arquivo Nacional do Rio de Janeiro. Além das buscas no sistema online deles (chamado SIAN)...
https://sian.an.gov.br/sianex/Consulta/login.asp
...para documentos e dossiês completos que não possam ser encontrados no SIAN é possível solicitar buscas nos arquivos. Se você mora no Rio, elas podem ser solicitadas presencialmente; caso contrário, podem ser solicitadas online no link abaixo:
https://consulta.an.gov.br/
As pesquisas podem ser feitas tendo OU nome da pessoa e dos pais OU nome da pessoa e nascimento. Eles verificam o acervo deles e, se houver algum documento relacionado àquela pessoa, escaneiam e enviam. O serviço é gratuito, mas leva algumas semanas. Foi assim que encontrei o passaporte do meu avô que, por sua vez, continha a freguesia onde ele nasceu e me permitiu encontrar o assento de nascimento dele, fora diversos outros dossiês e documentos de parentes imigrantes, tanto portugueses quanto italianos.
@Nairolasai Que interessante, achou o passaporte da irmã dela e é mesmo a irmã dela. Muito obrigado. Oi @andrelas, na verdade eu dei entrada de pedido de nacionalidade para o meu pai como neto de português via online 09/05/2025 por advogado. Acabei fazendo um pacote com ele pois foi preciso ajustar via judicial aqui no Brasil sobrenomes em vários documentos. Pensa numa confusão de sobrenomes?!?!
A propósito, mesmo enviando online para o Porto não recebemos senha ainda.
A questão do passaporte da minha bisavó é realmente por questão genealógica e de curiosidade. Fiz uma busca bem profunda nesses sites mas não consegui chegar a uma conclusão definitiva.
Muito obrigado aos dois.