Prova de Vida Processo filho 1-c
Olá,
Pretendemos entrar com o processo de nacionalidade de filho de português de uma senhora idosa de 92 anos. Vamos seguir as orientações do tópico fixo e enviar para ACP. A dúvida seria: nessa idade, vocês recomendam enviar o processo já com a prova de vida? Em caso positivo, como fazê-la?
Obrigado.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Lucasms92
Não. Prova de vida só se faz se o conservador pedir via exigência.
Se a exigência vier, poderá fazê-la num cartório (eles sabem como) ou num consulado português.
Também não adianta fazer uma agora e deixar guardada para mandar depois. Se o conservador vier a pedir, a prova de vida precisará ser de uma data posterior à exigência.
Minha recomendação é: não perca nem um dia, junte a papelada e mande os documentos para o processo 1c o mais rápido possível.
Ok! É muito provável que peçam nessa idade ou tem chances de passar sem? Qual a experiência com os processos 1-c na ACP?
Lucasms92, boa noite. Minha sugestão é diferente da pessoa acima. Recomendo que faça sim a prova de vida, por cautela. É bem provável que solicitem. Estimo vida longa à senhora de 92 anos. Mas, eu não contaria com a sorte. Faria a prova de vida e encaminharia junto com os demais documentos para a ACP do Porto.
Ela vai ter que assinar o requerimento e reconhecer firma por autenticidade, por que haveriam de pedir uma prova de vida neste momento?
Eu também só mandaria se pedirem.
@vanessajacob1979 @Lucasms92 @SergioM
Ela vai ter que assinar o requerimento e reconhecer firma por autenticidade, por que haveriam de pedir uma prova de vida neste momento?
Esse é o ponto... reconhecer firma por autenticidade prova que a pessoa estava viva. Fazer uma prova de vida agora não faz sentido.
Se quiser mandar mesmo assim, ok mas vai gastar tempo e dinheiro desnecessariamente e não vai evitar que peçam outra daqui a 1 ano quando forem analisar o pedido, caso o conservador queira.
@Lucasms92
Ok! É muito provável que peçam nessa idade ou tem chances de passar sem?
Não é possível afirmar, eventualmente pedem mas não vejo muitos relatos. Minha opinião é que se quem assinou o formulário 1c foi ela mesma (e não um procurador), o documento de identidade tem menos de 10 anos e as certidões forem de emissão recente (menos de 1 ano) as chances tendem a ser menores, afinal é um processo de duração curta (+ ou - 1 ano), mas o conservador pode pedir de qualquer forma.
Qual a experiência com os processos 1-c na ACP?
Levam aproximadamente 1 ano entre a entrega dos documentos e uma decisão. Se fosse um processo 1d (que leva 4 anos) acredito que seria mais preocupante.