Busca Certidão de Batismo Bisavô Lino Ramalho (Antes de 1911)

Boa Noite pessoal, tudo bem?

Queria um auxîlio para encontrar a certidão de batismo do meu bisavô. Irei detalhar todas informações que possuo até agora.

Meu Bisavô:

• Nome: Lino Ramalho
  • Local de Nascimento: ? (Acredito que seja em Anissó, Vieira do Minho, Braga devido a registro de todos seus irmãos estarem registrados lá, consegui encontrar-los porém não está registrado nesse livro, e isso que está sendo o maior problema).
  • Data de Nascimento: De acordo com sua certidão de casamento, é em 16 de Outubro de 1901.
  • Nome dos pais: Manoel Maria Ramalho e Lucinda Vieira Ramalho -> https://www.familysearch.org/en/tree/person/about/GK9M-LQ6

Gostaria de alguma dica/ajuda em como proceder, onde procurar. Os pais do meu bisavô se casaram em: Santa Maria, Santa Maria de Airão, Guimarães, Braga, Portugal https://www.familysearch.org/ark:/61903/1:1:6BP3-4J3Q?lang=pt porém todos os irmãos do meu bisavô foram registrados em: Anissó, Vieira do Minho, Braga, Portugal https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QS7-L9M2-GZZW?view=index&personArk=%2Fark%3A%2F61903%2F1%3A1%3A6X5M-D8R7&action=view&cc=1913410&lang=pt&groupId= e ele é o único que não está registrado nesse livro.

Alguma dica de como proceder? Estou no caminho certo? (Encontrei demais documentos como passaporte e documento de sucessão, porém o único documento que está faltando é o batismo para poder dar entrada no processo)

Comentários

• andrelasandrelas Beta
    editado June 23

@mateusmr99 , tenho uma boa e uma má notícia. 😁 A boa é que o assento de batismo está aqui (imagem 165, lado direito, lavrado em 22/10/1899):

A má é que ele nasceu antes do casamento dos pais e, por isso, foi registrado como "filho natural" de "Lucinda Vieira de Castro, também conhecida como Lucinda Vieira Rabello", "Neto materno de Antonio Joaquim Vieira Rabello e Rachel Pereira de Castro". Em resumo, o nome do pai não consta do assento porque, como eles não eram casados, a Igreja não registrava (salvo em raríssimos casos que vi ao longo dos anos). Isso (impedir que o nome do pai constasse quando não havia casamento), infelizmente, era bastante comum.

A timeline foi:

• 16/10/1899: seu bisavô Lino nasceu
    • 22/10/1899: ele foi batizado (assento acima)
    • 10/12/1900: os pais do seu bisavô, Manoel Maria Ramalho e Lucinda Vieira de Castro (ou Ramalho), se casaram (você linkou o documento na sua mensagem)
    • Daí por diante os filhos restantes nasceram, agora já registrados com o nome do pai (estão todos no livro seguinte, que vai de 1901 a 1911

Disse que isso era uma má notícia porque, se no nascimento do seu avô aqui no Brasil o pai do Lino (Manoel Maria Ramalho) consta como avô, você então tem uma divergência de documentos para resolver - em resumo, precisará provar que aquele Lino do batismo ali de cima é o mesmo Lino que casou aqui no Brasil e teve seu avô como filho. Não tenho experiência na resolução destas questões, mas certamente o pessoal do forum pode te ajudar. Sugiro postar no forum correspondente (cidadania de filho, se for para seu avô, ou neto, se for para o seu pai) ou abrir um novo tópico pedindo ajuda. É SOLUCIONÁVEL, especialmente porque AMBOS (pai e mãe) dele são portugueses, mas é uma pedra a mais no caminho.

Boa sorte!

• @andrelas Caramba, muito obrigado mesmo!!! Tu é fera

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.