Como acompanhar processo de cidadania portuguesa feita no consulado do rio de janeiro
Bom dia, entrei com o pedido de nacionalidade portuguesa direto no consulado de portugal do rio de janeiro, minha mae é portuguesa, fiz a transcricao do casamento também pelo consulado do RJ, juntei os documentos necessários via cartórios e enviei por correios para o consulado para fazer a transcrição do casamento.
Já para o pedido de nacionalidade tive que agendar e comparecer presencialmente no consulado, o mesmo foi feito, fui lá e entreguei todos os documentos e fiz o pagamento da taxa 220 euros, lá no balcão eles me deram o prazo de 1 ano para ficar pronto, o pedido foi feito 30/01/25, mês passado entrei em contato pelo email para saber se há como acompanhar o processo por algum lugar, eles nao me deram nenhuma opção e disseram que os pedidos tem o prazo de 18 MESES para conclusão, ou seja, cada um me falou um prazo diferente e não consigo acompanhar o processo.
Na saida do consulado eles me deram um papel "recibo" que tem o numero do pedido , mas nao acho nenhum lugar que eu possa acompanhar. alguem pode me ajudar? procurei aqui no forum temas sobre pedidos feito pelo consulado do RJ e nao achei.
Comentários
@alexmota pedidos feitos no consulado não há como acompanhar via online, e costumam demorar mais do que se fossem feitos direto no ACP.
É por isso que recomendamos aqui sempre não fazer pedido de cidadania em consulado.
@alexmota ,
seu processo é de filho 1C, certo? Você disse que pagou 220 euros, foi isso mesmo? Porque a taxa do 1C é 175 euros.
@texaslady isso, 220 euros, é o que esta no recibo que tenho em maõs
@LeoSantos entendi, conheci esse forum depois que dei entrada, apareceu pra mim muitas empresas que fazem esse serviço, todas que cotei me deram prazos e preços exorbitantes, o prazo de transcriçao de casamento me deram 3 a 4 meses eu consegui em 15 dias pelo consulado, gastei em toda a documentacao para essa transcricao 1850 reais e essas empresas me cobravam média de 3 mil reais , um "despachante" particular chegou a me cobrar 3500 por essa transcricao
@alexmota Alguma atualização no seu processo? Estou com uma situação semelhante, entrada no consulado do RJ em janeiro. Informaram prazo de 14 meses. Não obtive sucesso em contatar o consulado via e-mail.
@lizsantos, processo pelos consulados não tem como acompanhar online. Pelos relatos que já vi, o consulado do RJ leva mais de 1 ano para mandar o processo para Lisboa, que por sua vez leva mais de um ano para a integração. O que você pode fazer é perguntar no consulado se já mandaram o processo para integração em Lisboa, quando fizerem isso, você consegue ter uma ideia de quando deve sair olhando as tabelas de andamento da CRC que sempre postam aqui no fórum.