Que documento é esse ?
Olá Bom dia a todos.
Estou a iniciar o processo de procura de documentos a fim de verificar se tenho possibilidade da cidadania portuguesa.
Minha Bisavó, veio para o Brasil com minha avó em 1920, porem ela foi registrada como nascida em santos
em 30 de abril de 1915, so tenho esse documento dela (não sei o nome)
se puderem me dar uma orientação agradeço.
Entre ou Registre-se para fazer um comentário.
Comentários
@Dobbrao
Esse documento é um passaporte português emitido pelo consulado de Portugal em Santos autorizando uma portuguesa a viajar de Santos com destino a Moimento da Beira, em Viseu.
Provavelmente é a cidade de origem dela e onde deve encontrar o assento de nascimento ou batismo.
@Dobbrao
Antes de tudo, de onde tem a informação que sua avó nasceu em PT e veio para o BR em 1920? Como dito pelo colega, esse documento é um passaporte PT emitido em Santos em março de 1920 - o que quer dizer que, ao menos nessa data, a família estava aqui no BR.
Se sua avó realmente nasceu em PT e depois veio para o BR, então provavelmente ela tem algum registro em PT. Para emitir o passaporte em PT do pai ou mãe dela (com quem ela tiver vindo de PT), onde ela apareceria como acompanhante, era necessário mostrar o batismo ou nascimento dos filhos também.
Se quiser arriscar 10 euros, tente ver se o civilonline acha o registro de nascimento de sua avó. Siga o guia abaixo. Leia com atenção até o fim, pois ela nasceu há mais de 100 anos:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/10973/como-solicitar-certidoes-pelo-civilonline-guia/p1
Ao preencher, coloque como freguesia e concelho Moimenta da Beira, e o distrito Viseu.
Além da dica acima para a coisa dos 100 anos, coloque também nas observações que não está certo da freguesia e que poderia ser Vilar (onde a mãe provavelmente nasceu).
Aqui provavelmente o batismo de Francisca da Conceição (a dona do passaporte da imagem), na freguesia de Vilar, concelho de Moimenta da Beira, distrito de Viseu:
Se sua avó tiver nascido no BR (ou não tiver nenhum registro em PT), seu pai ou sua mãe (quem for neto/a da Francisca) tem que estar vivo para poder solicitar a cidadania como neto/a. Depois disso, você poderá solicitar a sua:
https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24046/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-netos-formulario-1d
@ecoutinho
Muito Obrigado
acabei postando o mesmo documento duas vezes este é o verso
@Dobbrao
O verso do documento pode dar uma boa pista.
Veja só.
Em março de 1920 (ou pouco depois), Francisca saiu do BR e foi para PT com seus filhos José e Margarida.
O verso do documento indica que o mesmo passaporte foi validado em outubro de 1920 para ela ir de novo para Santos.
Talvez essa seja a origem da história familiar que a avó chegou no BR com a mãe em 1920.
Mas, como o passaporte mostra, ela já estava no BR em março de 1920. Foi e voltou de PT no mesmo ano.
@Dobbrao
Veja essa ficha de estrangeiro da Francisca da Conceição. Provavelmente é a mesma pessoa (mesma filiação; tem um endereço no Guarujá).
Diz que ela chegou no BR em 1912:
https://www.familysearch.org/ark:/61903/3:1:3QSQ-G9J6-P9BC-5
Se tiver o nome do marido dela, aí dá para buscar o casamento deles e ver o que mais aparece. Essa própria ficha acima diz que ela usou a certidão de casamento como documento de origem.
@CarlosASP
muito obrigado é ela mesmo o endereço bate
Casada com Joaquim Francisco