Cidadania Portuguesa para pessoa maior de idade, com de mãe portuguesa.

Bom dia senhores do fórum.

Primeiro gostaria de agradecer pelo excelente trabalho executado neste fórum, que auxiliam de forma ímpar os que anseiam se tornar cidadãos portugueses!

Moro na cidade de São Paulo e gostaria de saber qual seria o melhor caminho para solicitar a cidadania portuguesa da minha esposa, minha sogra adquiriu a cidadania portuguesa no ano passado, ela já possui o NIF, identidade e passaporte portugueses. Ela já fez a transcrição do casamento. Não existe divergência de dados com minha esposa pois ela não alterou o nome quando nos casamos há 18 anos. Gostaria de saber qual é o melhor caminho para solicitar a cidadania pelos correios para a ACP ou no Consulado Portugues em São Paulo.

Gostaria de saber qual é a média aproximada de demora nos dois casos?

Gostaria de saber ainda a relação de documentos necessários no dois casos?

O intermédio de advogado com a OAB portuguesa gera alguma agilidade no processo? Minha intenção é não contratar advogado, mas não quero prejudicar o processo da minha esposa.

Desde já agradeço a imensa ajuda!

Eros

Comentários

• Considerando que a sua sogra tem cidadania por atribuição (filha ou neta de português), basta dar entrada em um processo de filho, como explicado nessa página:

https://forum.cidadaniaportuguesa.com/discussion/24047/documentos-para-atribuicao-de-nacionalidade-para-filhos-maiores-formulario-1c/

Mandando pro ACP deve levar em torno de 1 ano. Consulado demora mais e é imprevisível, advogado não tem como adiantar nada, pelo contrário, como eles tem que dar entrada online, a distribuição é por sorteio e o processo pode cair em Lisboa onde leva quase 3 anos.

• Bom dia o RG do requerente pode ser o novo RG digital?

• @Eros Portugal tem implicado com esses documentos digitais, se fosse eu buscaria mandar o documento físico (apostilado etc)

• SergioM

Boa tarde Sergio, como você está? Gostaria de saber se posso enviar cópia autenticada e apostilada da CNH em subistituição ao RG/Passaporte?

Muito Obrigado!

• @Eros tem que ser RG ou passaporte, não serve cnh.

• Boa noite! Nesse caso de atribuição da cidadania pela mãe, sendo casada a filha mas sem adotar o nome do marido, tenho que averbar o casamento na certidão de nascimento?

• editado June 12

@DanielaRuete

Não sei se entendi corretamente a pergunta. Averbar o casamento de quem e onde? Seria transcrever o casamento dos pais da requerente em Portugal?

Descreva brevemente o caso para ficar mais fácil entender e poder te ajudar, como abaixo.

Exemplo:

Requerente: Maria, nascida BR 1970, registrada menos de 1 ano após nascer, declarante o pai.

Requerente casou no Brasil e não mudou de nome

Pai: Joao (Port) nasc 1945

Mae: Ana (Bras) nas 1950

Casamento dos pais: Pais casados no Brasil em 1969, casamento não foi transcrito em Portugal

• SergioM

Boa tarde, gostaria de saber se eu posso encaminhar a certidão de nascimento de inteiro teor digitada apostilada ao invés da certidão de nascimento de inteiro teor por cópia reprográfica apostilada?

Muito obrigado.

Eros

• @Eros, tem que ser a reprográfica. Só mande também a digitada se a reprográfica estiver ilegível, mas tem que ter a reprográfica.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.