Pagamento taxa portuguesa

Pessoal,

Estou tirando a nacionalidade portuguesa da minha avó. Sendo que abaixo os campos para pagamento são meus, meu cartão de crédito, eu que estou pagando. Devo colocar meu nome abaixo ou o dela?

Comentários

• Boa noite, Pessoal

Eu terei que enviar pelos correios a documentação da cidadania portuguesa da minha avó, sendo filha de português para alguma Conservatória de Portugal. Vocês estão por dentro de alguma dica, ou de qual conservatória de Portugal está sendo mais rápida? E em quanto tempo está demorando em média? Pelo que vi a última vez, cidadania de filho de português pode-se enviar para qualquer conservatória de Portugal, certo? ou somente LISBOA e PORTO estão fazendo esse processo? Obrigada.

E alguém também tem indicação de qual empresa de correios é mais rápida enviando aqui do Brasil?

Abaixo vi aqui no fórum a sugestão de enviar para Porto.

• editado June 10

@Gabrielatt

Devo colocar meu nome abaixo ou o dela?

No campo "Nome do Requerente" preencha o nome completo de sua avó, que é quem vai declarar que quer ser portuguesa.

Eu terei que enviar pelos correios a documentação da cidadania portuguesa da minha avó, sendo filha de português para alguma Conservatória de Portugal. Vocês estão por dentro de alguma dica, ou de qual conservatória de Portugal está sendo mais rápida?

Siga a recomendação do guia do fórum (esse mesmo que você "printou").

E em quanto tempo está demorando em média? Pelo que vi a última vez, cidadania de filho de português pode-se enviar para qualquer conservatória de Portugal, certo? ou somente LISBOA e PORTO estão fazendo esse processo? Obrigada.

Se seguir a recomendação do fórum (mandar para o ACP) o processo deve concluir em aproximadamente 1 ano. Em Lisboa o mesmo processo leva entre 2 e 3 anos.

Mandar para outras conservatórias menores é como apostar no jogo do Tigrinho: sempre vai ter algum youtuber com uma história de grande sucesso, mas a realidade é que essas conservatórias têm apenas um conservador para cuidar de tudo, não apenas cidadania, e se o cara adoecer ou sair de férias você pode ficar com seu processo parado por meses ou anos. Eu prefiro algo mais previsível como o ACP.

E alguém também tem indicação de qual empresa de correios é mais rápida enviando aqui do Brasil?

Correios é o mais barato, entrega em uns 10 dias e a parte no Brasil é feita pelos próprios Correios, do aeroporto para frente quem entrega é o CTT (correio português), ou seja, você precisará acompanhar e cuidar de duas empresas. DHL é muito mais cara, mas faz a entrega ponta a ponta e geralmente entrega em uns 5 dias.

Ambas funcionam. Precisa ver o que você prefere em termos de orçamento, apetite para risco e comodidade.

Entre ou Registre-se para fazer um comentário.